Partilhar

Café com canela aborta? Efeitos e contraindicações

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 3 abril 2018

A canela é um grande aliado na saúde feminina e para quem quer emagrecer. Incluir essa poderosa especiaria na sua alimentação pode trazer inúmeros benefícios. O café, por sua vez, já é um velho companheiro do brasileiro, que não dispensa uma xícara pela manhã.

O que esses dois alimentos combinados podem trazer de benefício? E de malefício? É verdade que café com canela aborta? A resposta é NÃO, embora não deva ser consumida por gestantes por causar contrações uterinas e possíveis complicações no feto. São essas questões que o artigo de hoje em umCOMO aborda. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Leite com canela desce a menstruação?

Café com canela emagrece?

Como ambos são alimentos termogênicos, o café com canela acelera o metabolismo do corpo e ajuda a queimar o tecido adiposo - diminuindo os famosos "pneuzinhos". A partir disso, surgiu-se a ideia de que café com canela emagrece.

É bem verdade que o café e a canela, juntos ou combinados, são um complemento interessante na dieta de quem está querendo perder peso. Além disso, os dois são ingredientes antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele, ajudam no bom funcionamento do intestino, tem ação diurética - diminuindo a retenção de líquidos e diminuindo o inchaço abdominal. Mas não substituem uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Deve-se pensar no café com canela como um verdadeiro aliado.

Além da propriedade termogênica da canela, ela também funciona como um adoçante para o café. Usando-se canela, diminui-se a quantidade de açúcar necessária para adoçar sua xícara. Ou seja, acaba-se por dar uma boa reduzida no consumo de açúcar por dia.

Além disso, não se pode beber café com canela em excesso. O recomendado é apenas uma ou duas xícaras por dia, sendo a primeira antes do desjejum e a segunda antes das 19h - para o café não provocar insônia.

Receita de smoothie de café

Para quem não gosta do gosto do café, existe uma alternativa para não perder essa poderosa combinação! É o smoothie de café, que, além de canela, leva banana e leite de coco.

O leite de coco é uma excelente escolha para substituir o leite de vaca, por não conter lactose e ser muito mais saudável - contém carboidratos, fibras e gordura. Um alimento verdadeiramente completo e que dá saciedade!

Ingredientes:

  • 200ml de leite de coco pronto para beber e sem adição de açúcar
  • meia banana
  • 1 colher de chá de café solúvel
  • meia xícara de gelo
  • pitadas de canela

Basta jogar todos os ingredientes no liquidificador e bater até a vitamina ficar bem cremosa.

Café com canela faz mal?

Na verdade, como vimos anteriormente, o café e a canela, principalmente quando combinados, são muito poderosos e fazem muito bem para o funcionamento do corpo. O importante é consumir com moderação. Esses alimentos inclusos no dia a dia e em poucas quantidades produzem uma verdadeira mudança no funcionamento do corpo. Mas o excesso pode acabar por causar malefícios à saúde.

Entre os malefícios do excesso de café inclui-se aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, refluxo, distúrbios intestinais, diurese, palpitações no coração, dores de cabeça, espasmos musculares, úlceras, desidratações e até mesmo distúrbios psicológicos como insônia, ansiedade e, por último, estresse (por conta do aumento do nível de adrenalina). O ideal é manter-se nas duas xícaras de café por dia, conforme orientado acima.

Por sua vez, os malefícios do excesso de canela já não são tão populares. O ideal é não passar do consumo de 6 gramas de canela por dia, pois estudos apontaram efeitos colaterais da canela apenas além dessa quantia ou quando a canela é consumida de forma concentrada, como, por exemplo, o óleo essencial de canela. Dentre esses efeito colaterais, pode-se citar irritação nos tecidos da boca, doença hepática ou piora da doença hepática, caso você já tenha essa condição.

Veja também: Café amargo faz a menstruação descer?

Café com canela aborta?

Existem alguns grupos que devem, especialmente, evitar o consumo da especiaria. São, especialmente, as mulheres grávidas que devem evitar o excesso do consumo de canela. Isso acontece porque a canela, seja em forma de chá ou polvilhada junto com outro alimento (como o café), causa contrações no útero, o que certamente não provoca aborto - pois seu efeito não é forte o suficiente para isso -, mas que pode gerar complicações no feto.

O café, por sua vez, não é problemático. O verdadeiro problema é a cafeína, presente não apenas no café, mas em outros alimentos como chás (principalmente o preto, o verde e o gelado), refrigerantes (destaca-se os que são à base de cola), chocolates e até mesmo alguns medicamentos que possuem cafeína em sua composição. Ou seja, o ideal não é reduzir apenas o consumo de café, mas de todos os alimentos citados.

Em caso de dúvida, o ideal é procurar sempre o seu obstetra para que ele possa lhe indicar com mais precisão quais alimentos você deve abrir mão, caso seja gestante ou lactante.

Para entender mais, convidamos você a ler nosso outro artigo: Chá de canela é abortivo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Café com canela aborta? Efeitos e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Café com canela aborta? Efeitos e contraindicações

Voltar ao topo da página