Café com óleo de coco: benefícios e como tomar

Café com óleo de coco: benefícios e como tomar

O café com óleo de coco tornou-se na bebida queridinha do momento devido às suas propriedades termogênicas, sendo uma aliada perfeita para quem deseja eliminar quilinhos a mais. Chamada também de bulletproof coffee, a bebida de café com óleo de coco foi criada pelo norte-americano Dave Asprey. O café com óleo de coco tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, prometendo melhorar a atenção e ajudar na perda de peso. Se ficou curioso com esta bebida, de seguida no umCOMO vamos lhe explicar todos os benefícios do café com óleo de coco e como o pode tomar.

Benefícios do café com óleo de coco

O óleo de coco extra virgem ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue, para além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ter ação anti-inflamatória. O óleo de coco também é fonte de gorduras saturadas em forma de triglicerídeos da cadeia média. E devido a estas gorduras saturadas, o que acontece quando ingerimos óleo de coco é que ele é todo aproveitado como fonte de energia, evitando a acumulação de gordura. Por isso, o óleo de coco é indicado antes do treino, momento em que o corpo precisa de ter energia disponível para um melhor rendimento.

Propriedades do café

O café é uma fonte de cafeína, uma substância que é capaz de estimular o sistema nervoso central, agindo como um estimulante e aumentando a concentração, a energia e o foco. Outra das propriedades da cafeína é o seu efeito termogênico, que promove um maior gasto de energia, conseguindo aumentar assim o desempenho desportivo e retardando o tempo até chegar ao cansaço. Para além disso, o café também estimula a queima de gordura. Por tudo isso é que é recomendado o consumo de café na hora que antecede o treino.

A combinação dos dois

Juntando o café com óleo de coco conseguimos uma bebida poderosa com propriedades termogênicas, sendo ideal para consumir no pré-treino. Mas esta bebida também pode ser consumida em outras alturas do dia como no lanche, para saciar a fome e para aumentar o estado e alerta.

Como tomar café com óleo de coco

O indicado é beber café com óleo de coco antes da atividade física em jejum, pois assim o corpo irá buscar energia às gorduras da bebida. Se você for fazer um treino leve, então pode beber essa bebida e fazer o treino. Agora se o que você pretende é melhorar sua performance e o treino vai ser intenso, o recomendado é que inclua uma fonte de carboidrato para além do bulletproof coffee. Você deve consumir o café com óleo de coco entre 20 a 40 minutos antes do treino. Se for a primeira vez que vai beber café com óleo de coco, experimente fazê-lo antes de um treino e não de uma prova, pois em algumas pessoas essa bebida costuma mexer com os intestinos.

E se você quer apenas incluir essa bebida na sua dieta e obter todos os seus benefícios, basta consumir uma xícara por dia, de preferência pela manhã. É importante referir que essa bebida não deverá ser consumida com açúcar ou adoçante, por isso se não habituado a beber café sem açúcar, se prepare.

Confira também o que deve comer antes do treino neste outro artigo.

Receita de café com óleo de coco

Preparar o café com óleo de coco em casa é muito simples, para isso tem de reunir os seguintes ingredientes:

  • 200 ml de café forte e quente
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

Para fazer esta bebida basta misturar os dois ingredientes no liquidificador ou mixer até obter uma mistura cremosa. Beba de seguida e sem adoçar.

Quem não deve beber café com óleo de coco

O café com óleo de coco conta com algumas contraindicações, sendo assim ele não deve ser consumido durante a gestação ou amamentação, por pessoas com pressão arterial alta, pessoas com sensibilidade à cafeína, no caso de diabetes, osteoporose, incontinência urinária e síndrome do intestino irritável.

É importante referir que, se você não faz atividade física com regularidade, o café com óleo de coco sozinho não vai ajudar a emagrecer, muito pelo contrário, pode até engordar. Para além disso, se o seu objetivo é ganhar massa muscular, esta pode não ser a melhor solução.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Café com óleo de coco: benefícios e como tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • É recomendável falar com o seu médico antes de consumir café com óleo de coco.
  • Não é recomendável tomar a bebida após o treino ou à noite.