Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

O aparecimento de caroços, manchas ou bolhas na pele servem de indicativo de que algo não vai bem no organismo. Eles podem ser assintomáticos ou podem vir acompanhados de dor, coceira e febre, por exemplo. Existem diversas causas que podem explicar o aparecimento dessas erupções, desde algo mais simples até complicações mais sérias, como problemas renais ou hepáticos. Para cada caso, existe um tratamento específico. O que dá pra fazer é, por via das dúvidas, não coçar a região para que ela não fique ainda mais irritada e piore.

Nesse artigo do umCOMO, preparamos um guia para te ajudar a identificar os diversos tipos de caroços, manchas, erupções, bolhas e alergias que se manifestam na pele e quais indicam algum problema mais grave. Continue lendo para descobrir: carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?

Manchas vermelhas na pele que coçam: causas

Existem dezenas de doenças que podem causar manchas avermelhadas na pele. A combinação do aparecimento das manchas com outros sintomas ajudam a estabelecer um diagnóstico mais preciso. Confira abaixo as causas mais comuns das manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham:

Urticária

A urticária é uma doença alérgica que aparece pouco tempo depois do contato com o agente causador. As principais causas da urticária são o uso de antibióticos, aspirina, picadas de insetos (como abelhas ou vespas), anti-inflamatórios, alimentos como ovos, leite, corantes, nozes, amendoins, frutos do mar e soja ou, ainda, o contato com substâncias como tintas, resinas, plantas, pólen, perfumes, detergentes, entre outros.

A urticária se apresenta como manchas avermelhadas múltiplas e que coçam intensamente, podendo as manchas terem relevo ou não. A boa notícia é que ela desaparece fácil: demora de 1 a 5 dias para as manchas sumirem. Confira esse artigo parta saber como tratar a urticária naturalmente.

Sarna

A sarna, nome popular para escabiose, é uma infecção contagiosa causada por um ácaro. Se espalha facilmente através do contato físico.

A sarna se caracteriza por pequenas manchinhas na pele como se fossem picadinhas de mosquitos, geralmente relevo, causando coceira que se intensifica à noite.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é uma doença cuja causa ainda é um mistério para a ciência, mas estudos sugerem que ela é causada por vírus da família do herpesvírus humano. No entanto, apesar de ser uma doença possivelmente de origem viral, ela não é contagiosa.

A pitiríase rósea começa com o aparecimento de uma mancha apenas, e, depois, aparecem outras manchas menores que a primeira. As manchas da pitiríase podem demorar de 1 a 3 meses para desaparecerem. Não existe tratamento - as manchas aparecem espontaneamente.

Intertrigo

O intertrigo é a candidíase da pele: causada pelo mesmo fungo, o Candida, o nome se dá pela doença aparecer sempre em áreas intertriginosas do corpo (onde há contato entre duas peles), como, por exemplo, virilha, axilas, regiões entre os dedos, bolsa escrotal e região inferior das mamas.

Ela se caracteriza por placas bem avermelhadas na pele com descamação e pontos vermelhos ao seu redor. Essas placas coçam e ardem. O tratamento é feito com antifúngicos.

Dica: Se for o seu caso, confira também o artigo "caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?"

Dermatite de contato

A dermatite de contato é provocada pelo contato direto com alguma substância irritante. Essas substâncias irritantes podem ser bijuterias, perfumes, couro, sabonetes, látex, dentre outras.

Diferente das outras enfermidades, a mancha avermelhada da dermatite de contato fica restrita à área que entrou em contato com a substância nociva. Com o paciente afastado da substância, a dermatite some naturalmente. Esse artigo explica como tratar dermatite de contato.

Dermatofitose

A dermatofitose é causada por fungos e pode acometer diversas regiões do corpo. São contagiosas e podem ser transmitidas através do compartilhamento de roupas, toalhas e roupas de cama.

Ela geralmente se inicia com uma placa avermelhada ovalada e, caso não seja tratada, vai se expandindo pelo corpo.

Bolinhas na pele: o que pode ser?

Caso você esteja sofrendo de bolinhas na pele, é provável que tenha queratose pilar. Essas bolinhas surgem pelo acúmulo de queratina sobre os poros da pele, que acomete quem produz uma quantidade de queratina maior do que a necessária pelo corpo, sendo essa uma condição genética. As bolinhas de queratose pilar não causam dor.

Entretanto, é uma condição que não tem cura. O que se pode fazer para amenizá-las são sessões de peelings químicos, usando algum tipo de ácido. No entanto, existem alternativas para o peeling, que costuma ser um tratamento dermatológico caro, como sabonetes específicos. Além disso, a periódica esfoliação e hidratação da pele também ajudam. Consulte sempre seu dermatologista para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso.

Sugestão: O que podem ser manchas escuras na pele que coçam

Bolhas na pele que coçam e viram feridas

Há o aparecimento de bolhas na pele que coçam e, ao serem estouradas, soltam um líquido transparente, sangue ou até mesmo pus - e viram feridas logo após. Confira abaixo algumas doenças cujos sintomas incluem o aparecimento destas bolhas na pele:

Herpes

A herpes possui dois tipos: a herpes simples e herpes genital. A herpes simples, que aparece nos lábios, é fácil de ser tratada. Os principais sintomas incluem erupções nos lábios, bolhas avermelhadas, crostas amareladas, lesões, desconforto e dor na garganta.

Já a herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que consegue ser facilmente prevenida com o uso de preservativos. Os sintomas começam a aparecer de cinco a dez dias após a relação sexual desprotegida e incluem lesões e bolhas na região genital, manchas vermelhas, úlceras que podem sangrar, dores musculares e de cabeça.

Catapora

A catapora é causada por um vírus da mesma família do Herpes. Uma vez que o indivíduo a contrai, ele fica imune pelo resto da vida, e continua carregando o vírus em seu organismo.

Os principais sintomas incluem febre alta, mal-estar, falta de apetite e bolhas avermelhadas de cerca de 1cm que coçam muito. Essas bolhas estão cheias de líquido e, depois de estourarem, viram feridas e formam casquinha, depois, saram. Geralmente, a catapora tem duração de uma a duas semanas. Antivirais de uso oral podem ser ministrados - não existe cura para a catapora, apenas se toma remédios que aliviem os sintomas.

Disidrose

A disidrose é uma condição alérgica que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas d'água nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Essas bolhas causam coceira intensa e permanecem por duas a três semanas, quando secam e descamam. Não é uma doença contagiosa, mas causa um verdadeiro incômodo estético.

O tratamento é feito com corticoides, que ajudam a secar as bolhas mais rapidamente, devidamente receitados por um dermatologista. Acesse também esse artigo e descubra como tratar a disidrose.

Sugestão: Se esse é o seu caso, confira também o artigo caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Carocinhos vermelhos na pele que coçam, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.