Caroço dolorido nos pequenos lábios, o que pode ser?

Caroço dolorido nos pequenos lábios, o que pode ser?

O sistema reprodutor da mulher é infinitamente mais complexo do que dos homens, por isso é muito mais comum que mulheres tenham problemas na região vaginal do que homens tenham problemas de saúde relacionado aos órgãos reprodutores. Por vezes as bolinhas e os caroços que aparecem na vagina não são um problema grave, sendo assim, não se preocupe sem antes saber do que se trata. Se você está com caroço dolorido nos pequenos lábios e se pergunta o que pode ser, leia este artigo do umCOMO e tire suas dúvidas.

Bolinha na vagina: 9 tipos e suas causas

Existem diferentes razões pelas quais podem surgir bolinhas na vagina. As causas e tratamentos, claro, também são diferentes para cada caso. Aqui vamos explicar 9 razões pelas quais podem surgir caroço dolorido nos pequenos lábios e como tratar.



Dica: Acesse esse artigo e complemente a informação - Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos.

1. Nódulo de caráter benigno

Os nódulos podem aparecer em qualquer região da pele, não apenas nas partes íntimas, nesses casos não costumam doer e podem até mesmo sumir sem que haja intervenção médica. Caso o nódulo cresça e você esteja sentindo dores e incômodo, procure um médico para que seja avaliada a possibilidade de ser algo de mais seriedade.

2. Espinhas

As espinhas são uma inflamação nos poros que costumam surgir na pele do rosto e nas costas, mas que também podem surgir na vagina, espinhas nos pequenos lábios são normais e apenas necessitam de atenção quando surgem de forma frequente.

Elas podem ser facilmente identificáveis pois com elas surge uma bolinha esbranquiçada com pus que dói por ser causada por uma inflamação. O tratamento nesses casos é apenas deixar que a inflamação desapareça, evite mexer na região.

3. Bartolinite

A vagina é repleta de glândulas que têm função de lubrificação sexual e também de proteção contra bactérias, assim como os pelos que revestem a entrada do canal vaginal. Quando há uma grande quantidade de bactérias na região, as glândulas podem ficar sobrecarregadas e incharem, causando caroço dolorido nos grandes lábios.

O tratamento para a inflamação de glândulas protetoras da vagina é a higienização diária que não pode de forma alguma ser feita com sabonetes comuns pois esses alteram o pH vaginal, o ideal é lavar a região com água e sabonete neutro.

4. Herpes

O herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST) transmitida por via de relações sexuais desprotegidas. Os sintomas da herpes são bolinhas na vagina que podem causar dor e coceira, além da febre. Se você está com os sintomas descritos e teve relações sexuais desprotegidas, consulte urgentemente um ginecologista para que o tratamento adequado seja feito.

O vírus do herpes não possui cura, mas sim tratamento que pode aliviar os sintomas e fazer com que o paciente leve uma vida normal. Lembre-se de sempre ter relações sexuais protegidas para evitar essa e outras possíveis DSTs.

5. Cisto sebáceo

Os cistos podem aparecer em qualquer região da pele, incluindo a vagina, e causam incômodo apenas estético, já que não causam dores e quando mexidos podem se movimentar abaixo da pele.

De forma geral os cistos desaparecem naturalmente e não devem ser motivo de preocupação, entretanto, caso aumentem de tamanho ou comecem a produzir secreção, é necessária avaliação de um dermatologista para avaliar a gravidade da situação.

6. Furúnculos

Os caroços pequenos nos grandes lábios podem ser furúnculos, que são uma inflamação que costuma surgir a partir de um pelo encravado que se agravou. O tratamento do furúnculo deve ser realizado sem que se mexa na pele atingida e aplicando antibióticos específicos. Por isso, visite um médico para que ele possa te prescrever a medicação adequada.

7. Verrugas

Verrugas na região vaginal são necessariamente causadas pelo vírus da HPV, a doença não tem cura mas tem tratamento dos sintomas. A remoção das verrugas causadas pela HPV pode ser feita através de uma pequena cirurgia realizada com queimadura química ou com pomadas específicas que devem ser utilizadas diariamente, mas que precisam de confirmação médica para serem receitadas.

8. Varizes

O caroço nos grandes lábios na gravidez ou após o parto geralmente são causadas por varizes, são caroço nos pequenos lábios que coçam e costumam ser roxos. Além da coceira, as varizes também causam formigamento e costumam desaparecer assim que o corpo da mulher de readaptar após o parto, o que pode levar um tempo.

Prevenção de caroço na vagina

Como visto acima, os causadores dos caroços na região vaginal são diversos e possuem diversos tratamentos, entretanto, é possível realizar cuidados diários que previnem boa parte dos problemas acima citados e que ajudam a manter a vagina saudável. Os principais cuidados são:

  • Use calcinhas de algodão: calcinhas de tecidos impermeáveis impedem a saída de bactérias da região vaginal e aumentam as chances de infecção, então procure utilizar roupas mais soltas e calcinhas de algodão no dia-a-dia.
  • Tome banho após relações sexuais: relações sexuais, ainda que protegidas, sempre deixarão a vagina exposta a diversas bactérias, por isso é importante que se faça higienização adequada após toda relação sexual e também que se urine para expulsar possíveis bactérias que entraram no canal urinário, evitando infecções.
  • Evite depilação completa: ainda que os padrões estéticos da atualidade exijam que mulheres depilem a vagina por completo, os pelos servem de proteção e impedem que bactérias entrem tanto no canal urinário quanto no canal vaginal, sendo assim, evite depilações e preze pela sua saúde.
  • Uso sabonetes neutros: a recomendado por ginecologistas é que não se use sabonetes na região vaginal, entretanto, caso vá fazer isso, utilize sabonetes infantis ou sabonetes neutros, esses não alteram o pH vaginal e não colocam sua saúde em risco.

Leia também: Minha vagina é normal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço dolorido nos pequenos lábios, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.