Partilhar

Castanha do pará: Benefícios para a saúde

As castanhas-do-pará ou castanhas-do-Brasil são frutos que crescem de forma selvagem pelo Brasil todo, mas também a podemos encontrar em outros países da América do Sul, como no Peru ou na Colômbia. Esta castanha tem ganhado protagonismo no mundo dietético pelas suas propriedades emagrecedoras, mas a verdade é que tem muito mais do que isso e também pode beneficiar a nossa saúde em outros níveis. No seguinte artigo de umComo.com.br vamos mostrar para você todos os benefícios para a saúde da castanha-do-pará.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da castanha-do-pará

Propriedades da castanha-do-Brasil para emagrecer

Uma castanha-do-pará contém os seguintes ingredientes que a tornam ótima para uma dieta para emagrecer:

  • Contém pouca gordura.
  • Tem muita fibra, o que ajuda a queimar as gorduras depositadas no abdômen.
  • Quase que não contém carboidratos.
  • Oferece óleos essenciais que o corpo precisa.
  • É composta por muita água.
  • Tem um alto teor em vitaminas B (1,2,3,6 e 9), C e E.
  • Também possui arginina, uma proteína que dispara o gasto energético do corpo e que, portanto, ajuda a diminuir o peso.

O segredo destas castanhas é que causam uma sensação maior de saciedade depois de as tomar, se comparadas com outros alimentos. As sementes contêm ao redor de 186 calorias em 28 gramas, uma quantidade que pode ser queimada com 12 minutos de exercício físico. Sendo assim, comer algumas castanhas-do-pará antes do jantar ou do almoço ajuda a não comer tanto depois.

Saiba mais sobre como emagrecer com a ajuda da castanha-do-pará no nosso artigo.

Castanha do pará: Benefícios para a saúde - Propriedades da castanha-do-Brasil para emagrecer

Mais benefícios para a saúde da castanha-do-Brasil

Além de ser deliciosa, como dissemos no começo, os benefícios da castanha-do-pará vão além das suas propriedades para emagrecer. Assim, entre seus valores nutricionais encontramos as seguintes qualidades:

  • Magnésio
  • Selênio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Zinco
  • Manganês
  • Vitamina E

Estes nutrientes tornam a castanha-do-pará muito boa também para cuidar da nossa saúde cardiovascular, além de cuidar da nossa silhueta. Algumas investigações referem ainda que, é possível que esta castanha ajude a reduzir o risco de câncer de mama ou de próstata nos homens.

Como o resto de frutos secos, a castanha-do-pará é uma grande fonte de ácidos graxos benéficos, como o ômega-6, mas também possui outras propriedades como:

  • Propriedades antioxidantes, pois contém selênio. É excelente para prevenir o envelhecimento celular e manter o organismo em perfeitas condições.
  • Protege do dano celular, assim como das doenças cardíacas.
  • Contribui para fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo, aumentando portanto as defesas e mantendo o corpo protegido perante doenças e vírus.
  • Estimula o funcionamento correto das glândulas tireoides.
  • Reduz o colesterol e o risco de sofrer doenças do sistema circulatório.

Por último, a castanha-do-pará é utilizada para tratar uma doença chamada Acrodermatite enteropática. Trata-se de um problema provocado por uma desordem genética em que o corpo não absorve o zinco dos alimentos. Consequentemente, o alto conteúdo de zinco desta castanha faz dela o fruto ideal para as pessoas que têm esta desordem.

Castanha do pará: Benefícios para a saúde - Mais benefícios para a saúde da castanha-do-Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Castanha do pará: Benefícios para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Castanha do pará: Benefícios para a saúde

1 de 3

Voltar ao topo da página