Outros Saúde gastrointestinal

Catarro nas fezes, o que pode ser?

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 6 junho 2018
Catarro nas fezes, o que pode ser?

O muco é um líquido viscoso produzido pelo corpo humano e encontrado em muitas mucosas, principalmente em boca, interior do nariz e do intestino. A produção de muco, popularmente chamado de catarro, é algo natural e até mesmo necessário, visto que o muco tem função de proteção de tecidos, evitando ferimentos por ter função lubrificante e também desidratações, já que se coloca entre pele e ar, evitando o contato direto em ambientes secos. Apesar de natural, o muco em excesso pode ser preocupante, principalmente quando passa a ser visível como em casos nos quais é expelido pelas fezes. Se você se pergunta o que pode ser catarro nas fezes, esse artigo do umCOMO responde sua pergunta.

Também lhe pode interessar: O que significam as fezes escuras

Índice

  1. O que pode causar muco nas fezes
  2. Quando muco nas fezes é preocupante?
  3. Tratamento para muco nas fezes

O que pode causar muco nas fezes

Quando estamos gripados, acabamos produzindo e expelindo muito catarro, o que não percebemos é que o muco é sempre produzido, já que tem como funções principais lubrificar a garganta para facilitar a descida de alimentos e também evitar que nossa garganta resseque, já que por esse tubo também passa o ar que respiramos, por vezes seco.

Durante uma gripe, produzimos mais catarro pois esse muco retém não apenas as bactérias e impurezas do ar com as quais lidamos cotidianamente, mas também tenta expelir os vírus e impurezas em nosso corpo que têm relação direta com a gripe. Assim, nosso corpo produz uma espécie de muco mais forte e grosso capaz de reter mais impurezas e mandá-las para fora, por isso temos a resposta automática de tossir e nos livrar dessas substância.

O intestino é, assim como nossa garganta, formado por uma pele sensível que é protegida por muco que, em situações incomuns, também produz mais muco do que o usual na tentativa de lubrificar, proteger a expelir impurezas. Isso significa que, quando produzimos catarro nas fezes, algo certamente não vai bem com nosso trato digestivo. Os problemas mais comuns que geram catarro nas fezes são:

  • Alergias alimentares: são bastante comuns, principalmente quando se trata de lactose e glúten. Ao contrário do que se pensa, alergias alimentares não necessariamente já "vêm de fábrica", ou seja, é muito possível desenvolve-las em qualquer idade e por vezes não percebemos ser essa a origem do desconforto e da produção exagerada de muco. Os principais sintomas de intolerância alimentar são muco nas fezes e dor abdominal, além gases e diarreia. Para se ter certeza de uma alergia é necessário fazer testes em laboratório e para tratar dos sintomas é apenas necessário que se evite contato com a substância a qual se é alérgico.Se você desconfia dessa possibilidade, sugerimos dar uma liga neste artigo sobre 'Como saber se sou intolerante à lactose'.
  • Síndrome do intestino irritável: é uma desarmonia intestinal que pode surgir em qualquer um mas que costuma aparecer em mulheres de meia-idade. A síndrome consiste em uma extrema sensibilidade do intestino que leva a sintomas como constipação, diarreia, falta de apetite, inchaço abdominal, náusea, excesso de gases e muco nas fezes. Muco nas fezes do bebê pode ser gerado por essa síndrome, a boa notícia para quem a tem é que o tratamento dos sintomas pode ser feito por meio de uma alimentação equilibrada que evite alimentos gordurosos, pois estes incentivam inflamações, assim como alimentos que costumam gerar alergias, como lácteos e glúten. Para saber mais, veja como comer se tiver intestino irritável.
  • Hemorroida: são dilatações em veias próximas ao ânus, podendo ser internas ou externas. Quando se tem hemorroidas a produção de muco na região anal aumenta, podendo por vezes acabar sendo visivelmente expelidas junto às fezes. Além desse sintoma, é comum que pessoas com hemorroidas tenham dor, coceira e também sangramentos anais.
  • Colite ulcerosa: o sufixo "ite" encontrado em diversos problemas de saúde indica inflamação, no caso da colite ulcerosa tratamos de uma inflamação crônica no intestino grosso que causa ferimentos no interior do intestino chamados de "úlceras". Quando se tem colite ulcerosa é comum que se tenha, além do muco, sangue e pus nas fezes. Para tratar da colite é necessária a ingestão de remédios reguladores do intestino e também dieta específica, para saber mais veja como comer se tiver colite.
  • Fissura anal: é uma abertura na pele que reveste o interior do ânus causada por traumas ou então por um aumento excessivo de movimentos na região. Em casos do tipo, o muco nas fezes e câncer podem estar interligados, além disso, doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e sífilis podem causar ferimentos na região.
  • Gravidez: fezes com muco branco na gravidez pode ser normal por um aumento dos movimentos do intestino, entretanto, o sintoma é normal apenas quando não estiver acompanhado de qualquer outro sintoma que envolva o trato digestivo, caso contrário, é possível que a mulher grávida esteja com algum dos outros problemas citados nesse artigo que geram a produção excessiva de muco.
  • Doença de Crohn: além das inflamações mais comuns no intestino, a doenças de Crohn é uma inflamação crônica de causa não muito precisa, pode ser gerada por fatores genéticos ou imunológicos. Para saber mais sobre os sintomas dessa doença, veja quais são os sintomas da doença de Crohn.
Catarro nas fezes, o que pode ser? - O que pode causar muco nas fezes

Quando muco nas fezes é preocupante?

O muco nas fezes é geralmente causado por uma inflamação no intestino que pode ser gerada até mesmo por uma intoxicação alimentar ou por uma alergia alimentar, como vimos acima. Apesar disso, quando o muco nas fezes vem acompanhado de outros sintomas mais sérios que dificultam o paciente a levar uma vida normal e saudável é necessário que se consulte urgentemente um médico, afinal, esse sintoma pode estar ligado ao câncer e aos males crônicos que necessitam de avaliação e tratamento médico.

Os sintomas que alertam para casos mais graves são:

Além dos sintomas acima citados, caso haja qualquer outro sintoma que esteja atrapalhando seus afazeres do cotidiano, consulte um médico.

Tratamento para muco nas fezes

Como visto acima, o muco nas fezes pode surgir por diversos motivos, caso você saiba a causa do seu muco e ela esteja relaciona apenas a uma inflamação intestinal, é recomendável que se tome muita água e que se mantenha uma dieta saudável, sem abusar de gorduras e de alimentos agressivos que possam piorar a situação.

Entretanto, caso você nunca tenha passado por isso antes e não tenha ideia da origem de seu muco, não se automedique e muito menos deixe o problema de lado, como vimos acima, o muco nas fezes pode estar relacionado a problemas que não podem ser deixados para depois e que apenas uma alteração alimentar não pode tratar.

Caso te interesse: Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Catarro nas fezes, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Denis
Eu tô a sim já tem um mês
1 de 2
Catarro nas fezes, o que pode ser?