Partilhar

Causas da colite

Causas da colite

A colite é uma doença que origina a inflamação da parede interior do cólon, que se localiza na parte final do intestino grosso que está ligada ao reto. Pode ocorrer devido a diferentes fatores e sua principal manifestação são as dores abdominais acompanhadas de inchaço e mudanças no trânsito intestinal, os quais podem provocar desde diarreia até prisão de ventre. Para sua cura, é necessário ir ao médico e receber o tratamento apropriado para cada caso, bem como seguir uma dieta saudável e um bom estilo de vida, longe de maus hábitos e, sobretudo, do estresse e a ansiedade. Continue lendo este artigo de umComo para saber com detalhe quais são as causas da colite, os sintomas que produz e as medidas que ajudam a melhorá-la.

Também lhe pode interessar: Como comer se tiver colite

Por que ocorre a colite

Apesar da causa da colite não estar totalmente clara, é importante referir que existem diferentes tipos desta doença, nos quais a inflamação do intestino grosso ou cólon é causada por diferentes fatores. Com base nisso, podemos dizer que os fatores que podem levar à condição da colite são os que explicamos de seguida:

  • Infecções agudas e/ou crônicas originadas por vírus, bactérias, toxinas e/ou parasitas. Aqui incluem-se as intoxicações alimentares.
  • Transtornos inflamatórios como colite ulcerosa ou doença de Crohn devido, possivelmente, a agentes infecciosos que ativam por erro o sistema imunológico, reações alérgicas, quadros de estresse ou fatores meio-ambientais. A colite ulcerosa caracteriza-se por se manifestar através da inflamação da parede interior do cólon e o aparecimento de lesões ou úlceras na mesma.
  • Falta de fluxo sanguíneo, que é o que se denomina colite isquêmica.
  • Síndrome do intestino irritável, o qual se caracteriza por sintomas como mudanças no ritmo intestinal, inflamação e dores abdominais, gases, náuseas e vômitos. Também é denominada colite nervosa e a sua manifestação pode ocorrer devido aos elevados níveis de estresse ou nervosismo que o paciente sofre.
  • Terapia de radiação sobre o intestino grosso naqueles pacientes que sofrem de câncer.
  • O consumo de certos medicamentos. A ingestão de algumas drogas como os antibióticos ou os anti-inflamatórios pode dar lugar à inflamação da mucosa do cólon e originar o que se denomina de colite pseudomembranosa.
Causas da colite - Por que ocorre a colite

Sintomas da colite

Os sintomas da colite podem variar de um paciente para outro em função do tipo que se tratar, e ainda, podem aparecer de forma gradual ou de repente com uma menor ou maior intensidade. No geral, quando o cólon se inflama, o afetado pode ter sintomas como os seguintes:

  • Inflamação e dor abdominal.
  • Gases.
  • Evacuação de fezes com sangue.
  • Vontade contínua de defecar.
  • Sinais de desidratação.
  • Diarreia.
  • Prisão de ventre.
  • Calafrios.
  • Febre.

Perante a manifestação de qualquer um destes sintomas ou a suspeita de sofrer de colite, é fundamental ir ao médico o mais cedo possível para uma revisão abrangente e iniciar o tratamento oportuno para cada caso. Além disso, deverá ser motivo de consulta médica urgente se as dores abdominais não melhorarem com o passar das horas, as fezes apresentarem sangue ou forem muito escuras, a diarreia e os vômitos não pararem e se o abdômen estiver muito inflamado.

Causas da colite - Sintomas da colite

Tratamento para a colite

Se você sofre de colite, o tratamento para a tratar deverá ser determinado pelo médico com base no fator ou fatores que possam estar originando a inflamação. Assim, depois de visitar o especialista, será imprescindível que siga todas suas indicações a respeito da medicação adequada e o estilo de vida que deve seguir a partir deste momento.

Além do tratamento médico, os pacientes com colite devem realizar algumas mudanças significativas em seu estilo de vida e adotar medidas, como as que explicamos de seguida, para melhorar seu estado de saúde e aliviar os sintomas próprios desta condição:

  • Para melhorar o bem-estar e não piorar a colite, seguir uma dieta adequada é fundamental. Neste caso, recomenda-se consumir mais fibra, comer pequenas porções ao longo do dia, evitar a ingestão de alimentos flatulentos, de comidas condimentadas, de carnes vermelhas, de alimentos gordurosos, de produtos lácteos e de bebidas alcoólicas ou com cafeína. Descubra mais informação no artigo Como comer se tenho colite.
  • Beber bastante água durante o dia e complementar com o consumo de outros líquidos saudáveis, como infusões ou sucos naturais.
  • As sementes de linhaça são um bom remédio natural para a colite, pois ajudam a combater a inflamação abdominal e a regular o trânsito intestinal. Adicione 1 colher de chá de sementes de linhaça em uma xícara de água, deixe repousar durante toda a noite e, na manhã seguinte, coe e beba o preparado.
  • Coloque compressas de água quente na região abdominal quando as dores provocadas pela colite forem muito intensas e precise sentir alívio.
  • Evite as situações de estresse e tente aprender a relaxar no seu dia a dia. Pode praticar atividades como o ioga ou o pilates, realizar exercícios de respiração, praticar exercício físico, ir a um fisioterapeuta para que faça em você uma massagem relaxante, o que for preciso para reduzir a tensão acumulada e favorecer seu bem-estar.

Se quer descobrir mais remédios naturais como estes, não hesite em consultar o artigo Como tratar a colite ou inflamação do cólon.

Causas da colite - Tratamento para a colite

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da colite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Causas da colite

Causas da colite
1 de 4
Causas da colite

Voltar ao topo da página