Prevenir as infeções bacterianas

Causas da contaminação por Enterococcus faecalis

Causas da contaminação por Enterococcus faecalis
Imagem: medicineamazing.blogspot.com

As bactérias Enterococci aparecem muitas vezes no solo, em plantas e águas paradas. Algumas estirpes são perigosas tanto para os humanos como para os animais, no entanto outras aparecem vulgarmente nos alimentos e não são prejudiciais. Entre os vários tipos de Enterococci temos a Enterococcus faecalis que pode ser muito prejudicial para os seres humanos podendo inclusivamente ser transmitida por contato físico. Neste artigo de umComo explicamos-lhe pormenorizadamente as causas da contaminação por Enterococcus faecalis.

Também lhe pode interessar: Como tratar a Enterococcus faecalis

Passos a seguir:

1

As bactérias têm um papel fundamental no meio ambiente, no entanto em determinadas situações e ambientes podem ser extremamente prejudiciais tanto para os animais como para os seres humanos. Muitas bactérias vivem nos aparelhos digestivos de animais e seres humanos, e podem ser expelidas para o meio ambiente através das fezes, ou podem ser transmitidas através do toque. Assim sendo, é fundamental que tenha uma boa higiene pessoal, principalmente nas mãos, deve lavar frequentemente as mãos para evitar possíveis contaminações de objetos.

2

Quando falamos de Enterococcus faecalis temos de ter em conta que existem duas cepas desta bactéria resistentes a antibióticos, daí elevada contaminação em hospitais. Até há pouco tempo a Enterococcus faecalis era muitas vezes confundida com os Estreptococos, uma bactéria "inofensiva", no entanto descobriu-se que a Enterococcus faecalis é a principal causa de infeções em cirurgias e procedimentos hospitalares. Estas bactérias tem uma elevada capacidade de resistência aos lugares mais inóspitos.

3

Hoje em dia ainda existem poucos estudos que possam afirmar com toda a certeza a principal causa da contaminação por Enterococcus faecalis, no entanto vários estudos apontam que a principal causa é através do toque, o que nos remete para os princípios básicos da medicina e cuidado pessoal, ou seja, uma adequada higiene pessoal e asseio podem em muitos casos evitar este tipo de contaminação. Lave as suas mãos frequentemente e tenha consciência dos seus atos, não se trata de ser paranoico com as limpezas nem com a sua própria higiene, mas tome as devidas precauções quando usar banheiros públicos, quando manusear objetos públicos e tudo o que possa ser uma possível fonte de bactérias. Coma bastantes fibras e tenha uma dieta equilibrada para regular o seu trato intestinal. Os dois principais conselhos são que lhe podemos dar são, lavar as mãos sempre que terminar uma tarefa e evitar o contato das mãos com os olhos, orelhas, boca e rosto em geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da contaminação por Enterococcus faecalis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Lembre-se que as bactérias Enterococcus faecalis estão presentes no seu organismo, no entanto são realmente um problema quando não se têm uma higiene adequada, o que pode levar a infeção despoletadas por estas bactérias.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Avelino Pinto Evaristo
Boa tarde, peço desculpa de incomodar, mas gostaria o que se passou comigo à 16 anos, foi fazer umas analises e a pesquisa de estreptococos fecais deu positiva, e nada me fizeram, e em outubro de 2014 foi-me aparecer um temor maligno no intestino aonde fui operado no H.S.João, e só agora é que dei com estas analises, mas as analises não foram feitas no Porto, será que essas analises de que eu me refiro tem haver com o meu problema de agora? muito obrigado mas gostava de saber.
Barbara
Tenho trabalaho para fazer e fiquei com a parte de tratamento... Qual é o uso de antibióticos e qual é resistente.
Nilza nardini
Boa tarde ! Gostaria de saber qual a causa desta bactéria no organismo e sintomas, o que pode ocorrer se não for tratada, o que poderá ocorrer com o paciente?
andrea
se em exame de urina 1 os leucocitos deram 5.000, abaixo do limite,como pode ter crescido na cultura enterococcus faecalis
WILMA WAKS
posso fazer cirurgia de catarata com esta bactéria?
janice
se eu estiver com alguem contaminado com a bacteria enterococcus eu posso pegar
Imagem: medicineamazing.blogspot.com
Causas da contaminação por Enterococcus faecalis