Causas da contaminação por Enterococcus faecalis

Causas da contaminação por Enterococcus faecalis
Imagem: medicineamazing.blogspot.com

As bactérias Enterococci aparecem muitas vezes no solo, em plantas e águas paradas. Algumas estirpes são perigosas tanto para os humanos como para os animais, no entanto outras aparecem vulgarmente nos alimentos e não são prejudiciais. Entre os vários tipos de Enterococci temos a Enterococcus faecalis que pode ser muito prejudicial para os seres humanos podendo inclusivamente ser transmitida por contato físico. Neste artigo de umComo explicamos-lhe pormenorizadamente as causas da contaminação por Enterococcus faecalis.

Passos a seguir:
1

As bactérias têm um papel fundamental no meio ambiente, no entanto em determinadas situações e ambientes podem ser extremamente prejudiciais tanto para os animais como para os seres humanos. Muitas bactérias vivem nos aparelhos digestivos de animais e seres humanos, e podem ser expelidas para o meio ambiente através das fezes, ou podem ser transmitidas através do toque. Assim sendo, é fundamental que tenha uma boa higiene pessoal, principalmente nas mãos, deve lavar frequentemente as mãos para evitar possíveis contaminações de objetos.

2

Quando falamos de Enterococcus faecalis temos de ter em conta que existem duas cepas desta bactéria resistentes a antibióticos, daí elevada contaminação em hospitais. Até há pouco tempo a Enterococcus faecalis era muitas vezes confundida com os Estreptococos, uma bactéria "inofensiva", no entanto descobriu-se que a Enterococcus faecalis é a principal causa de infeções em cirurgias e procedimentos hospitalares. Estas bactérias tem uma elevada capacidade de resistência aos lugares mais inóspitos.

3

Hoje em dia ainda existem poucos estudos que possam afirmar com toda a certeza a principal causa da contaminação por Enterococcus faecalis, no entanto vários estudos apontam que a principal causa é através do toque, o que nos remete para os princípios básicos da medicina e cuidado pessoal, ou seja, uma adequada higiene pessoal e asseio podem em muitos casos evitar este tipo de contaminação. Lave as suas mãos frequentemente e tenha consciência dos seus atos, não se trata de ser paranoico com as limpezas nem com a sua própria higiene, mas tome as devidas precauções quando usar banheiros públicos, quando manusear objetos públicos e tudo o que possa ser uma possível fonte de bactérias. Coma bastantes fibras e tenha uma dieta equilibrada para regular o seu trato intestinal. Os dois principais conselhos são que lhe podemos dar são, lavar as mãos sempre que terminar uma tarefa e evitar o contato das mãos com os olhos, orelhas, boca e rosto em geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da contaminação por Enterococcus faecalis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se que as bactérias Enterococcus faecalis estão presentes no seu organismo, no entanto são realmente um problema quando não se têm uma higiene adequada, o que pode levar a infeção despoletadas por estas bactérias.