Causas da diarreia

Causas da diarreia

A diarreia é uma das condições estomacais mais comuns que se pode ter; no entanto, quando se apresenta com intensidade é importante ir a um médico, pois poderia originar quadros de desidratação severos que poriam em risco a nossa saúde, especialmente no caso de bebês, crianças pequenas e idosos. Perante esta condição é importante ter claro quais são as possíveis causas da diarreia, com o fim de procurar as soluções mais eficazes e oportunas que nos levem a melhorar nosso estado de saúde. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você as causas mais comuns que produzem esta condição.

Causas da diarreia: vírus e infecções

A causa da diarreia mais habitual e comum é a gastroenterite, uma infecção que gera inflamação no estômago e intestinos, produto do contágio de algum vírus, bactéria ou parasitas. O rotavírus e norovírus são os mais comuns; no entanto, podem ocorrer devido à presença de diversos agentes externos que, ingeridos através da água, os alimentos, o ar ou o contato com certos objetos, podem desencadear diarreia e vômitos.

Depois de dois dias a gastroenterite costuma desaparecer; no entanto, no caso de crianças pequenas e de idosos, recomenda-se a atenção médica para controlar uma possível desidratação que ponha em perigo sua vida.

Causas da diarreia: intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é uma das causas da diarreia igualmente frequente. Ingerir ingredientes que não se encontram em perfeito estado ou que contam com a presença de bactérias e parasitas pode desencadear, entre outros sintomas, diarreia com uma intensidade moderada ou forte.

Trata-se de uma resposta do organismo para eliminar aquele agente estranho que poderia nos causar dano.

Causas da diarreia: abuso de certos alimentos

Já aconteceu ter diarreia depois de alguns excessos alimentares? O abuso de certos ingredientes como a pimenta, os legumes, o álcool, os alimentos muito ricos em fibra, ou a ingestão de comida abundante ou de pratos muito gordurosos podem produzir diarreia. Esta deveria cessar entre 24 e 48 horas depois do primeiro episódio.

Causas da diarreia: certas condições estomacais e intestinais

Existem causas da diarreia que estão estritamente vinculadas a determinadas doenças e transtornos estomacais, por isso é habitual apresentar este sintoma se você sofre de:

  • Síndrome do intestino irritável.
  • Doença de Crohn.
  • Intolerâncias ou alergias alimentares como a intolerância à lactose ou a doença celíaca.
  • Problemas para absorver os nutrientes.
  • Colite.

Causas da diarreia: ingestão de certos medicamentos e outras condições

Este sintoma se apresenta especialmente em pacientes que se encontram sob tratamento médico de média ou longa duração. É que alguns fármacos como determinados antibióticos ou o tratamento para doenças como o câncer podem causar diarreia. Nesse caso, o melhor é consultar o médico se existir alguma opção com menos efeitos secundários.

Além de outras condições, como determinadas doenças contagiosas, podem originar diarreia. Se além deste sintoma apresenta outros como febre, vômitos e mal-estar estomacal que não diminuem em 48 horas, se recomenda visitar o médico.

O que comer se tenho diarreia

Esta é uma das perguntas mais frequentes que costumamos fazer quando nos encontramos neste estado, pois é importante moderar o tipo de alimentos que ingerimos para oferecer a nosso estômago alternativas suaves que não aumentem a irritação. Em nosso artigo como comer se tenho diarreia damos a você todas as sugestões que convém ter em conta no momento de ingerir alimentos se você sofre de diarreia.

Quando ir a um médico?

É importante ter claro em que momento devemos ir ao médico perante um quadro de diarreia. Se você sofre de algum ou vários destes sintomas, vá imediatamente a um especialista:

  • Sinais de desidratação, incluindo a ausência ou diminuição da urina.
  • A diarreia vem acompanhada de outros sintomas como vômitos, dor de estômago que não desaparece e febre.
  • As evacuações apresentam sangue.
  • A diarreia não pára depois de 12 horas no caso de bebês, 24 horas no caso de uma criança pequena ou 48 horas no caso dos adultos.
  • Esteve viajando por algum país considerado endêmico recentemente.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como parar diarreia imediatamente e obtenha alívio rápido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.