Causas da dor de garganta

Causas da dor de garganta

Se é uma pessoa propensa a sofrer de dor de garganta, é importante que tenha em conta quais são as causas que fazem você ter esse problema porque, uma vez detectados os fatores que produzem esta irritação, poderá encontrar uma solução e evitar cair na mesma condição. Neste artigo de umComo vamos explicar para você as causas da dor de garganta para que saiba os motivos mais frequentes deste mal-estar e possa evitá-lo.

As causas da dor de garganta

A dor de garganta costuma aparecer, sobretudo, nos momentos em que a temperatura muda, já que o nosso corpo tem que se habituar ao novo clima e talvez não esteja totalmente preparado. Entre as causas mais comuns da dor de garganta destacamos as seguintes:

  • Vírus: é o motivo mais habitual de sofrer destas dores. É que entram dentro de sua boca através do ar que respira e, se fica impregnado nas células da garganta, pode provocar infecções como o resfriado. O corpo humano defende-se deste vírus inflamando a zona e este é o motivo pelo qual sente dor e irritação.
  • Bactérias: normalmente as bactérias entram na zona da garganta devido a um vírus que entra, portanto, primeiro é uma infecção viral que dá abertura às bactérias. A conhecida com o nome de "estreptococo" é a bactéria mais comum que costuma irritar a zona, também produz inflamação e pode implicar no aparecimento da amigdalite. Para combater as bactérias costuma-se precisar de um tratamento de antibióticos receitado por um especialista.
  • Fumaça: sabe-se que a fumaça pode implicar na irritação da garganta, seja fumaça de fumo, de poluição ou do pó. Inalando estas fumaças tóxicas pode se chegar a irritar a membrana que cobre a garganta; portanto, quando se sofre de dor de garganta é imprescindível que para uma rápida recuperação se abstenha de fumar ou de estar em lugares com excesso de poluição.
  • Álcool e comidas apimentadas: o álcool e as receitas com alimentos apimentados podem irritar-nos a garganta, fazendo com que sintamos fortes incômodos.
  • Ar seco: o aquecedor ou o ar-condicionado também são elementos externos que podem causar dor na garganta, sobretudo, se tem tendência a respirar pela boca.

Remédios caseiros para aliviar a dor de garganta

Além de produtos farmacêuticos pensados para aliviar a dor de garganta, deve saber que também existem alguns remédios caseiros que funcionam muito bem para conseguir diminuir a dor. Basicamente o que melhor funciona é fazer gargarejo com ingredientes naturais que tenham propriedades curativas e anti-inflamatórias; os melhores são os seguintes:

  • Tomilho: faça uma infusão de tomilho e, quando estiver em uma temperatura morna, faça gargarejo com ela. Esta planta é um antisséptico natural que conseguirá diminuir a inflamação e aliviar o incômodo. Repita o procedimento três vezes ao dia e notará a melhora.
  • Sálvia: esta planta também é ideal para conseguir diminuir a inflamação e aliviar o incômodo; por isso, se aconselha que prepare uma infusão com folhas de sálvia e faça gargarejo quando a bebida estiver morna. Repita o processo 2 ou 3 vezes ao dia e pouco a pouco irá notando como melhora.

Se lhe interessa conhecer mais, leia o nosso artigo sobre remédios caseiros para a dor de garganta.

Evitar a dor de garganta

Agora que já sabe as causas da dor de garganta e alguns dos remédios naturais para curá-la, é importante que saiba alguns truques para evitar que doa de maneira tão seguida.

  • Deixar de fumar: como já dissemos, a fumaça tóxica do fumo ou da atmosfera fazem com que a garganta se irrite de um modo mais rápido, de modo que para prevenir esse problema o melhor é reduzir o consumo de fumo, bem como evitar estar em lugares com muita fumaça, muito pó, etc.
  • Não fale muito alto: forçar a voz também faz com que se irrite a garganta, de modo que tente manter um tom de voz mais baixo e cuidar do seu pescoço protegendo-o do frio no inverno com cachecóis e do ar-condicionado no verão com lenços.
  • Tentar respirar pelo nariz: quando o ar entra pela boca, a garganta se seca e pode produzir irritação, assim, tente respirar pelo nariz para evitar esta dor ou outras infecções do pescoço.
  • Evite comer alimentos frios: sobretudo durante a época de inverno, tente não tomar sorvete ou bebidas que estejam muito frias pois a garganta pode se ressentir e se irritar.

Em umComo damos a você mais truques para que possa evitar a dor de garganta e conseguir uma saúde melhor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.