Cotovelos

Causas da dor no cotovelo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas da dor no cotovelo

As lesões do cotovelo podem ocorrer na maioria dos esportes, especialmente os que envolvem lançar ou balançar (vôlei, golfe, tênis e beisebol, por exemplo). O cotovelo também pode sofrer lesões nos esportes de contato como o hóquei e o futebol, bem como por quedas sofridas durante a ginástica e a luta. Neste artigo de umComo queremos ajudá-lo a descobrir as causas da dor no cotovelo, para que possa atuar o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Quais as causas da sinovite

Lesões habituais no cotovelo

O cotovelo é uma articulação que conecta o rádio e o cúbito do antebraço, e o úmero da parte superior do braço. Os ossos mantêm-se unidos por ligamentos. O ligamento primordial do cotovelo é o ligamento colateral medial na parte interior do cotovelo e o ligamento colateral lateral externo. Vários músculos que rodeiam a articulação são responsáveis pelo movimento.

Os tendões unem o músculo ao osso, a cartilagem cobre e protege as extremidades dos ossos, e as bursas proporcionam lubrificação e proteção para a articulação. A inflamação da bursa é conhecida como bursite e, em umComo, contamos como tratar a bursite no caso de infecção.

As fraturas da articulação do cotovelo podem ocorrer em qualquer esporte. Os sinais de fratura podem incluir dor, inchaço, deformidade e perda de movimento. A capacidade para mover uma articulação nem sempre significa a ausência de uma fratura. Uma possível fratura deve ser imobilizada, e o paciente deverá consultar um médico.

Um deslocamento é geralmente o resultado de uma queda sobre um braço estendido. A maioria das luxações de cotovelo são posteriores, quando o antebraço se desloca para além da parte posterior do úmero. Os sinais incluem deformidade óbvia, dor e inchaço. A articulação deve ser imobilizada na posição em que se encontra: não tente pôr de novo o cotovelo em seu lugar. O atleta deve consultar um médico.

Uma entorse é uma lesão em um ligamento e um rasgo é uma lesão em um músculo. As entorses são comuns nos atletas que lançam. Os sinais de uma entorse incluem sensibilidade no local, frouxidão articular, dor articular e inflamação no geral. O tratamento inclui repouso, gelo, medicamentos anti-inflamatórios, alongamento suave e fortalecimento quando o atleta está sem dor. Os deslocamentos são tratados de forma similar às entorses.

Causas da dor no cotovelo - Lesões habituais no cotovelo

Doenças comuns no cotovelo

A tendinite é a inflamação do tendão do músculo. Neste artigo de umComo, contamos, de forma geral, como curar uma tendinite. Algumas das formas mais comuns de tendinite são o cotovelo de tenista, e o cotovelo de golfista:

  • O cotovelo de tenista é uma lesão causada com frequência por um mau movimento da mão, em qualquer situação, não só jogando o tênis. Os sinais de cotovelo de tenista incluem dor na parte externa do cotovelo, debilidade no pulso, dor nos dedos, e sensibilidade no osso da parte exterior da articulação. O tratamento inclui gelo, repouso, exercícios suaves de alongamento e fortalecimento. Os conselhos para a prevenção incluem a correção de qualquer problema com a técnica, aquecimento e fortalecimento adequado.
  • O cotovelo de golfista afeta a parte interior do cotovelo. Os sintomas incluem dor na parte interior do cotovelo, debilidade no pulso, e dor quando o atleta segura com firmeza. O tratamento inclui repouso, gelo, alongamentos e exercícios de fortalecimento. Uma volta gradual ao esporte é recomendável.

As lesões da bursa são comuns em esportes onde existe o risco de cair com a ponta do cotovelo. A bursa é uma bolsa fina cheia de líquido sobre o extremo de um osso. Estes tipos de lesões podem ser crônicas ou agudas. Os sintomas incluem dor, inchaço imediato e movimento limitado. O tratamento inclui gelo, compressa e possível aspiração se a inflamação não desaparecer.

A bursite crônica é o resultado de um trauma repetitivo e acumulação de líquido. A área ao redor da bursa pode ser sentida grossa ao tato. O tratamento inclui repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios.

Causas da dor no cotovelo - Doenças comuns no cotovelo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor no cotovelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Causas da dor no cotovelo