Partilhar

Causas da infecção urinária em meninos e meninas

Por Sara Viega. Atualizado: 14 agosto 2018

A infecção urinária (IU) é um problema frequente nos lactantes e em crianças, com uma prevalência aproximada de 2 a 5%. Por volta de 5-8% dos meninos e meninas menores de 2 anos com febre sem uma causa definida têm uma infecção urinária. A partir de 3 anos a IU é bem mais frequente em meninas, de maneira que sofrem disso aproximadamente 5% das em idade escolar.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária dá febre?
Passos a seguir:
1

O principal agente causador das infecções urinárias, tanto em meninas quanto em meninos, é a E. coli. A via de infecção quase sempre é ascendente, a partir de microrganismos procedentes do intestino que se encontram na área do períneo e ascendem pela uretra até a bexiga.

2

Algumas estirpes da E. coli possuem em sua superfície fatores de aderência que facilitam a união com a mucosa vesical e o posterior desenvolvimento de uma infecção urinária.

3

Outras bactérias de origem fecal que ocasionalmente também causam infecção urinária são a Klebsiella spp, Proteus mirabilis, outros bacilos entéricos gram-negativos e enterococos.

4

Nos primeiros anos de vida ocorrem algumas circunstâncias que favorecem a contaminação do períneo com flora intestinal, como são a incontinência fecal, a exposição - às vezes prolongada- às fezes nas fraldas e a fimose fisiológica.

5

As crianças lactantes / meninos não circuncidados provavelmente têm um risco maior de colonização uretral e vesical já que a superfície interna da pré-Infecção urinaria C.

6

Nos primeiros anos de vida é quando é maior o risco de que uma infecção do parênquima renal dê como resultado uma lesão permanente do rim com cicatrizes.

7

Na contramão da crença tradicional, estudos prospectivos recentes têm mostrado que a quase totalidade de infecção urinária do recém-nascido não é de origem bacteriêmica, mas ascendente.

Dica: Você pode complementar o tratamento com esses remédios para dor de urina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da infecção urinária em meninos e meninas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Causas da infecção urinária em meninos e meninas

Voltar ao topo da página