Partilhar

Causas da insônia

Por Sara Viega. Atualizado: 8 junho 2017
Causas da insônia

A insônia é um incômodo estado de vigília no qual é impossível dormir. Quando esta condição se apresenta de forma esporádica, podemos estar diante de um quadro de estresse no qual a pessoa se encontra passando por mudanças em sua vida que afetam sua capacidade de descansar. No entanto, se este problema se manifesta com frequência é possível que nos encontremos diante do sintoma de outra condição médica, por isso deve ser atendido por um profissional. Se você quer saber mais a respeito deste tema continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos a você quais são as causas da insônia.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da insônia

Causas da insônia: estresse

O estresse ou estar submetido a períodos de tensão são os causadores da chamada insônia primária, aquela que aparece sem que exista uma condição psicológica ou médica que justifique sua presença. Este tipo de insônia pode durar um tempo breve e determinado, por exemplo, duas noites em uma semana muito estressante, ou se prolongar no tempo.

Praticar atividades para combater o estresse e tentar controlar os efeitos da tensão são recomendações oportunas para lutar contra a insônia primária.

Causas da insônia: maus hábitos de sono

Não ter horários regulares para se deitar ou acordar e mudar com frequência de hábitos na hora de dormir, produzem em nosso corpo alterações no ciclo de vigília-sono nas que usualmente nos sentimos fatigados durante o dia, mas ativos e acordados à noite, manifestando insônia. Mas práticas antes de dormir como usar o computador até altas horas da noite, ver televisão ou programas estimulantes ou deixar a TV ligada durante a noite, também podem afetar nosso sono.

Isso se apresenta com maior frequência em pessoas que, além de terem maus hábitos de descanso, durante o dia consomem de forma excessiva bebidas estimulantes como o café ou o chá que, ao chegar a noite, podem afetar o sono.

Causas da insônia: dormir em um lugar inadequado

Ter um quarto preparado adequadamente para o sono é fundamental. Se dormirmos em um quarto mal ventilado, muito frio ou quente, com muita luz ou muito ruído ao redor, ou com um colchão inadequado, não só nos custará dormir como também dormiremos mal.

Adequar o quarto para garantir a máxima comodidade é um aspecto fundamental e importante para dormir bem.

Causas da insônia: problemas a nível psicológico ou psiquiátrico

Não poder dormir costuma ser com frequência um sintoma de outras condições importantes, por isso entre as causas da insônia devem se destacar problemas a nível psicológico ou psiquiátrico como:

Causas da insônia: doenças

Entre as causas da insônia não se podem desviar de algumas doenças que têm como sintoma esta condição. Se você não encontra causa aparente a seus estados de vigília, é importante visitar seu médico para se assegurar de que tudo esteja bem. Por outro lado, se sofre de alguma das condições que mencionamos a seguir, esta poderia ser a causa de sua falta de sono:

  • Doenças respiratórias como a asma.
  • Contar com uma tiroide ativa.
  • Sofrer de insuficiência cardíaca ou ter sofrido de acidentes cerebrovasculares.
  • Problemas gástricos como acidez estomacal ou refluxo.
  • Sofrer de dores de cabeça noturnos.

Outras causas da insônia.

Existem outras causas da insônia que podem afetar também seu descanso, por exemplo:

  • Mudanças na fase do sono.
  • Realizar trabalhos noturnos e frequentes mudanças de horário que podem alterar o estado de vigília-sono.
  • Estar passando por mudanças hormonais como a menopausa.
  • Transtornos do sono como a síndrome das pernas inquietas ou a apneia.
  • A ingestão de determinados medicamentos que produzem a perda do sono. Se você está submetido a um tratamento prolongado o melhor é consultar os efeitos secundários da medicação e falar com seu especialista.

Dica: Acesse esse artigo para conferir 5 técnicas para dormir rápido!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da insônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Causas da insônia

Causas da insônia
Causas da insônia

Voltar ao topo da página