As varizes

Causas da varicocele

Causas da varicocele

A varicocele é uma doença crônica que ocorre em crianças e jovens, mas também pode afetar homens mais velhos quando as veias testiculares se dilatam por causa de uma circulação sanguínea deficiente. Esta doença pode derivar em problemas maiores como infertilidade, por isso é necessário ir ao médico para obter o diagnóstico apropriado. Do mesmo modo, em umComo queremos explicar a você um pouco mais sobre quais são as causas da varicocele, para que não tenha dúvidas.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da varicocele
Passos a seguir:
1

Entendemos por varicocele a inflamação das veias do escroto e do cordão espermático, ou seja, aquelas que drenam o sangue dos testículos. Este inchaço é produzido quando as válvulas internas das veias impedem que a corrente sanguínea circule corretamente e, portanto, acontece essa dilatação que pode afetar também a fertilidade masculina. Trata-se de uma doença que afeta especialmente crianças e adolescentes, apesar de também poder acontecer em homens mais velhos.

Causas da varicocele - Passo 1
Imagem: nlm.nih.gov
2

Quanto aos sintomas que podem indicar que um homem sofre de varicocele, podemos destacar:

  • Dor testicular
  • Veias do escroto dilatadas
  • Atrofia testicular

Também é possível que não existam sintomas e a varicocele não seja detectada até que o homem faça um exame médico. Para obter mais informação a este respeito, recomendamos que consulte o artigo de umComo sobre quais são os sintomas da varicocele.

3

Entrando agora no assunto de quais são as causas da varicocele, vale destacar que se considera uma doença multifatorial, isto é, não existe uma causa concreta que a produza, e sim diversos fatores que podem potenciar esta inflamação das veias.

Do mesmo modo, é importante apontar que na maioria das vezes a varicocele acontece no testículo esquerdo, já que esta veia testicular desemboca na veia renal esquerda, enquanto a direita o faz na veia cava inferior e a pressão exercida sobre ela é menor, pois o trajeto é menor. No entanto, também existe a possibilidade da varicocele ser bilateral e ambos os testículos serem afetados.

4

Da mesma forma, uma possível causa da varicocele nos homens mais velhos é a presença de um tumor, principalmente nos rins. É por isso que os pacientes de mais de 40 anos com varicocele deverão solicitar um exame profundo para descartar todo o tipo de tumores e garantir que tudo está bem.

Causas da varicocele - Passo 4
5

Alguns estudos também apontam que a varicocele tem um fator hereditário, por isso garotos cujos pais ou irmãos tiveram esta inflamação venosa nos testículos terão uma probabilidade maior de a ter também.

Por outro lado, os homens que passam muitas horas por dia de pé também terão uma maior possibilidade de serem afetados pela varicocele, do mesmo modo que acontece com as veias varicosas das pernas. Este fato é devido a que o sangue deve fazer um sobre-esforço para circular corretamente por causa da força da gravidade.

6

Deste modo, os homens com varicocele deverão ir ao urologista ou médico especialista para poder fazer um exame e obter o tratamento adequado, evitando complicações e consequências negativas como a infertilidade.

Se quiser obter mais informação sobre os tratamentos mais comuns, recomendamos este outro artigo de umComo sobre como tratar a varicocele ou varizes dos testículos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da varicocele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
João
Bom dia! Tenho sangramento toda vez que tenho ereção e/ou ejaculação. Já fiz vários exames e tudo normal, salvo um q apresentou varicocele, isso pode estar cursando esse sangramento? Obrigado desde já!
A sua avaliação:
Belizardo Rui Joaquim
as veias do mesmo escroto, por vezes dilatam e doi, e até chega uma semana sem doer nem dilatar. e dilatam com mais frequência quando vou ao banheiro, será que tenho varicocele??
A sua avaliação:
Leonildo
Boa noite estou com varicocele, tipo 2, mas estou a produzir bem espermatozoide. Gostaria sabre de vocês se possou opera? Preciso de mas informação acerca disto.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leonildo! Quem lhe dirá se pode ou não ser operado é o seu médico, por isso recomendo que o consulte. Obrigada pelo comentário!
Imagem: nlm.nih.gov
1 de 3
Causas da varicocele