Causas da visão borrada

Causas da visão borrada

Enxerga borrado? É difícil focar a vista? Esta dificuldade pode ser um sintoma de múltiplas condições da visão, bem como também pode indicar que existe algum outro problema de saúde. Por isso, se pressente que pode ter alguma anomalia quanto à saúde de seus olhos, não hesite em consultar com urgência um médico para que determine o porquê deste problema. Além disso, neste artigo de umComo encontrará algumas das causas da visão borrada para que não fique com dúvidas.

Miopia

Uma das alterações visuais que causam normalmente visão borrada é a miopia, especialmente no que se refere a objetos distantes. Assim, são muitas as pessoas que se veem obrigadas a semicerrar os olhos para focar o olhar e evitar as imagens borradas. Este problema detecta-se muitas vezes durante a vida escolar, quando as crianças não são capazes de ver e ler corretamente a lousa e manter, assim, a atenção durante as aulas.

Outras evidências que podem indicar miopia podem ser dores de cabeça e olhos cansados, bem como o resto que explicamos a você no artigo a respeito de como saber se tenho miopia. Na hora de corrigir esta deficiência da visão, é normal o uso de óculos, ainda que às vezes também se recorra à cirurgia.

Vista cansada ou presbiopia

Especialmente com o passar dos anos é normal que apareçam dificuldades na hora de ler letras pequenas ou focar corretamente em objetos próximos; isto é o que se conhece como presbiopia ou vista cansada. Dessa forma, ao ver borrado, as pessoas com este problema se veem obrigadas a esticar os braços para poder ler corretamente e é daí de onde deriva o nome comum desta condição: "o síndrome dos braços longos".

Astigmatismo

Entre os sintomas do astigmatismo, encontra-se a visão turva e distorcida provocada por uma deficiência na córnea do olho. Normalmente trata-se de um problema congênito que supõe um esforço excessivo da musculatura ocular para tratar de captar as imagens corretamente.

Quanto ao tratamento deste transtorno ocular, também costuma se precisar do uso de óculos ou lentes ou se recorre à cirurgia refrativa para corrigir a curvatura da córnea.

Glaucoma

Apesar de poder ser complicado detectar o glaucoma até que não esteja em um nível avançado, a visão turva pode nos alertar de que alguma coisa não vai bem e podemos propor esta doença degenerativa como uma possibilidade.

O glaucoma produz-se por causa de um aumento excessivo da tensão no olho, provocada por uma deficiência no sistema de drenagem do líquido ocular. Além disso, entre os sintomas do glaucoma, destaca-se também a redução do campo de visão, isto é, as pessoas com esta condição vão perdendo a visão periférica.

Cataratas

As cataratas aparecem quando o cristalino do olho se torna opaco e, portanto, a pessoa não consegue ver com clareza, mas a sua visão é borrada e turva, bem como deficiente, especialmente durante a noite. É que a retina não é capaz de focar de forma apropriada devido à nebulosidade parcial ou total do cristalino.

Trata-se de uma condição comum em pessoas de idade avançada, ainda que também possa aparecer em outras mais jovens. As cataratas requerem uma cirurgia ambulatorial com a qual se remove o cristalino e se coloca uma lente artificial para substituir.

Leia também: Como detectar as cataratas na vista

Outros problemas oculares

Além dos problemas ou transtornos visuais comuns que explicamos anteriormente, algumas outras possíveis causas da vista borrada associadas com a saúde ocular são:

  • Corpo estranho no olho
  • Olho seco
  • Transtornos da refração ocular
  • Presbiopia
  • Hipermetropia
  • Descolamento da retina
  • Úlcera córnea
  • Degeneração macular

Outras doenças ou condições

No entanto, não só podem ser doenças ou problemas da visão, mas também pode ser sintoma de outras doenças não relacionadas de forma direta com os olhos como:

  • Diabetes;
  • Acidente cerebrovascular ou ictus;
  • Cefaleia;
  • Hipertensão;
  • Tumor cerebral.

Assim, no caso de visão borrada, deverá ir rapidamente ao seu oftalmologista ou médico especialista para que possa revisar a vista e comprovar que tudo está em ordem. Caso tenha algum problema, ele levará você ao profissional mais adequado para iniciar o tratamento apropriado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da visão borrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.