Partilhar

Causas das cãibras nas pernas

Causas das cãibras nas pernas

Com certeza que alguma vez você já sofreu de cãibras nas pernas. É uma das sensações mais incômodas que podemos ter, em especial na hora de fazer esporte. Você também pode sofrer delas à noite, quando se deita, quando está relaxado tranquilamente no sofá, enquanto passeia, etc. Em qualquer momento podem surgir as cãibras, de modo que para preveni-las em umComo.com.br vamos explicar as causas das cãibras nas pernas, o que ajudará você a melhorar esta condição e a preveni-las.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas das calosidades nos pés
Passos a seguir:
1

É provável que a causa mais comum das cãibras nas pernas seja a sobrecarga muscular ou uma lesão nos músculos das pernas. Se você faz esporte com certeza que já ouviu falar mais de uma vez da importância de se hidratar enquanto treina ou compete e de recuperar minerais.

Pois bem, uma das razões pelas quais isso é tão importante é porque por trás das cãibras costumam esconder-se desidratações ou falta de minerais como o cálcio e o potássio. As cãibras podem surgir praticando qualquer esporte, desde natação ou corrida até golfe e boliche. Hidratar-se adequadamente durante a atividade e incluir em sua dieta alimentos ricos em potássio e ingredientes ricos em cálcio ajudará você a preveni-las com maior facilidade.

Causas das cãibras nas pernas - Passo 1
2

Os maus hábitos alimentares também podem levar a uma falta de potássio ou cálcio no sangue, de modo que é possível que o nosso corpo reaja com cãibras. Aqui podemos adicionar o consumo de álcool ou de medicamentos diuréticos, que podem provocar uma desidratação que se traduza em cãibras. A melhor solução nestes casos é nos hidratarmos bem.

Causas das cãibras nas pernas - Passo 2
3

Outra causa bastante comum das cãibras é o sedentarismo. As pessoas que passam muito tempo sentadas sem mexer as pernas ou em pé sobre superfícies duras são mais propensas a sofrer cãibras, especialmente à noite, do que o resto da população. Neste caso não se deve à falta de hidratação ou de minerais, mas a uma má circulação sanguínea. O sangue não flui bem, os músculos se "esquecem" dos movimentos fortes e o que, às vezes, começa como um pequeno espasmo pode acabar em uma cãibra.

Fazer exercício com frequência ajudará você a combater este problema, adicionalmente em nosso artigo como melhorar a circulação damos dicas para você ganhar em saúde e sentir-se muito melhor.

Causas das cãibras nas pernas - Passo 3
4

Mais ou menos relacionado com a má circulação estão as cãibras noturnas nas pernas por dormir com elas em uma posição estranha. Se você dormir com as pernas em uma posição pouco natural o sangue também não circulará bem, e é possível que sofra cãibras. Neste caso, você deve tentar dormir com as pernas em posição confortável para as evitar, ainda que se for dos que se mexem muito à noite pode ser que acabe com as pernas em uma posição nada natural.

Causas das cãibras nas pernas - Passo 4
5

Além de todos estes problemas, há uma série de doenças como as tromboses, o hipotireoidismo, insuficiências renais, doenças nervosas ou neurológicas e inclusive a diabetes, que podem provocar cãibras. No caso das mulheres também pode ser que as cãibras nas pernas sejam provocadas pela menstruação ou pela gravidez.

Se você acha que alguma destas condições pode ser a responsável, então recomendamos que consulte o seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das cãibras nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Causas das cãibras nas pernas

Causas das cãibras nas pernas
1 de 5
Causas das cãibras nas pernas

Voltar ao topo da página