Tratar o tendão de Aquiles

Causas de dor no tendão de Aquiles

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas de dor no tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles é o maior tendão do nosso corpo e está localizado na parte superior do calcanhar, conecta-se com os dois músculos da panturrilha e juntos são responsáveis por suportar todo o nosso peso ao andar. A dor do tendão de Aquiles pode aparecer se fizermos mais atividade do que aquela que pode suportar, por isso é muito comum em esportistas, já que estes se expõem mais a sobrecarregá-lo ao fazer exercício, ainda que nem só os esportistas possam sofrer de dor nele. Para saber quais as causas de dor no tendão de Aquiles, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar um tendão inflamado
Passos a seguir:
1

Quando utilizamos em excesso o tendão de Aquiles, podemos sofrer da chamada tendinite de Aquiles, que é uma inflamação do tendão devido ao esforço extremo ao qual se submeteu. Se a deixarmos sem tratar, pode se converter em crônica e dificultar ou impossibilitar-nos de caminhar, por isso recomenda-se evitar um esforço físico excessivo nesta zona do pé.

2

Os esportistas são os mais propensos a sofrer este tipo de condição no tendão de Aquiles, sendo os corredores, os jogadores de basquete, os tenistas e os bailarinos os mais suscetíveis devido ao estresse a que submetem o calcanhar em suas atividades esportivas, sobretudo à exposição de movimentos bruscos e paragens repentinas.

Mas os esportistas não são os únicos que podem ter dor no tendão de Aquiles, mas qualquer um pode sofrer dela ao aumentar o seu nível de atividade. Quando passamos uma época de inatividade e voltamos a desenvolvê-la, podemos sofrer de uma tendinite de Aquiles se não começarmos pouco a pouco a atividade física. Um começo brusco será um dos motivos mais comuns para lesionarmos o maior tendão do corpo humano.

Causas de dor no tendão de Aquiles - Passo 2
3

Devido à mudança de calçado ou a um tamanho mal escolhido, também podemos sentir dor no tendão de Aquiles, o mesmo acontece quando usamos um sapato já muito gasto que não ofereça um bom suporte ao pé. Assim é como submetermos o tendão a tensões excessivas que não pode suportar, é então quando se debilita e dói devido à sua inflamação.

Os sapatos de salto na mulher também podem causar uma lesão ao trocar para o sapato plano, já que o tendão se submete a tensões excessivas pela mudança que realizam os músculos da panturrilha para se adaptar a ambos os tipos de calçado cada vez.

Causas de dor no tendão de Aquiles - Passo 3
4

Por correr a subir também podemos sofrer lesões no tendão de Aquiles, já que este costuma se esticar mais do que o normal quando realizamos esta atividade. O mesmo acontece quando corremos ou fazemos exercício sobre uma superfície muito dura ou irregular, como pode acontecer no asfalto ou na areia da praia.

Outra das causas de dor no tendão de Aquiles é a pronação excessiva, que ocorre quando os pés giram para dentro, sobretudo ao correr, exercemos pressão no tendão, o que pode dar início ao desconforto na zona.

5

Realizar exercício sem um aquecimento prévio é um dos maiores fatores de risco para sofrer de uma tendinite de Aquiles, já que, pelo músculo não estar preparado, o atleta exerce muita pressão, forçando o tendão a realizar uma sobrecarga à qual não está habituado. Por isso é muito importante realizarmos corretamente as sessões de aquecimento antes de começar qualquer atividade física, e mais aquelas que precisem de uma intervenção desta zona, como correr.

Causas de dor no tendão de Aquiles - Passo 5
6

Mas além de sofrer de uma tendinite de Aquiles, também podemos estar sofrendo de uma bursite retrocalcânea, que é outra causa bastante comum da dor do tendão de Aquiles. Isto ocorre quando há uma inflamação entre o tendão de Aquiles e o osso do calcanhar, fazendo que a parte fique grossa, vermelha, inchada e muito dolorida.

Por último, para saber por que tem dor no tendão de Aquiles, devemos considerar se sofremos de alguma lesão traumática, como um acidente que tenha rompido o tendão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas de dor no tendão de Aquiles, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Causas de dor no tendão de Aquiles