
A queimação na garganta pode ocorrer por muitas causas, desde muito leves como ingerir alimentos muito quentes, a mais graves que podem derivar em outras doenças. É uma sensação muito incômoda que podemos aliviar com diversos métodos, mas temos que conhecer as suas causas para resolvê-la o quanto antes. Uma vez que saiba o que é que causa esta queimação, deverá ir até ao médico para resolver o problema. Em umComo vamos lhe explicar quais as causas de queimação na garganta mais comuns para que, assim, saiba por que sente esse desconforto.
Uma das causas de queimação na garganta ocorre por infecções virais como o resfriado comum e a gripe. Muitas vezes esses problemas são causados por infecções virais comuns que não precisam de nenhum tipo de antibiótico, mas que a melhoria se dá por si mesma passados uns dias, pois quando um vírus afeta as vias aéreas, o corpo combate-o criando mucosidade para limpar o organismo; por isso é normal que nos irrite a garganta com a tosse para expulsar esta mucosidade.
A mononucleose é outra das infecções virais que nos causam queimação na garganta.

As causas também podem ocorrer por condições mais graves como refluxo gástrico. A doença do refluxo gastresofágico ocorre quando o ácido do estômago se filtra para o esôfago, originando irritação na garganta após comer e essa sensação de queimação que falamos.
As alergias também podem ser uma das causas de queimação na garganta. As reações alérgicas aos ácaros do pó, ao pólen, aos animais, à comida, etc., podem levar a inflamar a garganta, entre outros dos seus sintomas, assim, o ardor está associado a esta inflamação.

Outra das causas é sofrer de esofagite, uma inflamação do esôfago que pode derivar de muitos motivos tais como uma cirurgia, quimioterapia, infecções, etc. Também é muito comum que apareça quando se complica a doença do refluxo gastresofágico.
Podemos encontra outra das causas de queimação na garganta nas infecções bacterianas como as seguintes:
- A faringite:que é uma infecção bacteriana da faringe e causa queimação e dor na garganta. Vem acompanhada de febre alta, placas de pus e gânglios inflamados. Deverá tratar com antibióticos prescritos por um médico especialista.
- A amigdalite: que é quando as amígdalas se infectam por causa de uma bactéria ou um vírus.

Por último, também existem causas leves de queimação na garganta, como as seguintes:
- Comer alimentos muito quentes com os quais podemos queimar a garganta levemente e sentir queimação, o que causa muito desconforto.
- Gritar demais ou forçar a voz também pode causar queimação na boca e na garganta. Em cantores é muito comum, e têm que ter um cuidado especial com essa zona do corpo.
- Fumar também causa queimação na garganta.
- Respirar pela boca enquanto dorme também pode lhe irritar a garganta.
Leia também: Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas de queimação na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.