Dor de garganta

Causas de queimação na garganta

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 junho 2018
Causas de queimação na garganta

A queimação na garganta pode ocorrer por muitas causas, desde muito leves como ingerir alimentos muito quentes, a mais graves que podem derivar em outras doenças. É uma sensação muito incômoda que podemos aliviar com diversos métodos, mas temos que conhecer as suas causas para resolvê-la o quanto antes. Uma vez que saiba o que é que causa esta queimação, deverá ir até ao médico para resolver o problema. Em umComo vamos lhe explicar quais as causas de queimação na garganta mais comuns para que, assim, saiba por que sente esse desconforto.

Também lhe pode interessar: Causas dos pólipos na garganta
Passos a seguir:
1

Uma das causas de queimação na garganta ocorre por infecções virais como o resfriado comum e a gripe. Muitas vezes esses problemas são causados por infecções virais comuns que não precisam de nenhum tipo de antibiótico, mas que a melhoria se dá por si mesma passados uns dias, pois quando um vírus afeta as vias aéreas, o corpo combate-o criando mucosidade para limpar o organismo; por isso é normal que nos irrite a garganta com a tosse para expulsar esta mucosidade.

A mononucleose é outra das infecções virais que nos causam queimação na garganta.

Causas de queimação na garganta - Passo 1
2

As causas também podem ocorrer por condições mais graves como refluxo gástrico. A doença do refluxo gastresofágico ocorre quando o ácido do estômago se filtra para o esôfago, originando irritação na garganta após comer e essa sensação de queimação que falamos.

3

As alergias também podem ser uma das causas de queimação na garganta. As reações alérgicas aos ácaros do pó, ao pólen, aos animais, à comida, etc., podem levar a inflamar a garganta, entre outros dos seus sintomas, assim, o ardor está associado a esta inflamação.

Causas de queimação na garganta - Passo 3
4

Outra das causas é sofrer de esofagite, uma inflamação do esôfago que pode derivar de muitos motivos tais como uma cirurgia, quimioterapia, infecções, etc. Também é muito comum que apareça quando se complica a doença do refluxo gastresofágico.

5

Podemos encontra outra das causas de queimação na garganta nas infecções bacterianas como as seguintes:

  • A faringite:que é uma infecção bacteriana da faringe e causa queimação e dor na garganta. Vem acompanhada de febre alta, placas de pus e gânglios inflamados. Deverá tratar com antibióticos prescritos por um médico especialista.
  • A amigdalite: que é quando as amígdalas se infectam por causa de uma bactéria ou um vírus.
Causas de queimação na garganta - Passo 5
6

Por último, também existem causas leves de queimação na garganta, como as seguintes:

  • Comer alimentos muito quentes com os quais podemos queimar a garganta levemente e sentir queimação, o que causa muito desconforto.
  • Gritar demais ou forçar a voz também pode causar queimação na boca e na garganta. Em cantores é muito comum, e têm que ter um cuidado especial com essa zona do corpo.
  • Fumar também causa queimação na garganta.
  • Respirar pela boca enquanto dorme também pode lhe irritar a garganta.

Leia também: Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas de queimação na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Causas de queimação na garganta