Partilhar

Causas do descolamento de retina

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019
Causas do descolamento de retina

A visão turva ou o aparecimento de cortinas pretas na visão podem ser sintomas de que se descolou a retina. Trata-se de uma condição frequente, sobretudo, em pessoas acima dos 50 anos ou em pacientes que têm uma miopia alta. Quando se descola a retina, o que acontece é que o tamanho da cápsula que envolve o gel ocular (conhecido como "humor vítreo") vai diminuindo de tamanho fazendo com que se rasgue e que este líquido entre no olho. Isto pode ocorrer por diferentes fatores que vamos analisar neste artigo de umComo para que possa saber as causas do descolamento de retina.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho descolamento de retina
Passos a seguir:
1

Para saber se está sofrendo de um descolamento de retina é importante que aprenda a detectar os sintomas e, caso os tenha, vá imediatamente ao médico para que comece com o tratamento mais adequado para a sua situação. Entre os sintomas, destacam-se:

  • Ver flashes luminosos, uma sensação parecida a quando cegamos com a luz solar.
  • Aparecimento de algo parecido a uma cortina preta em algum dos lados do campo de visão.
  • Ter a visão borrada também é um indicador de que podemos estar sofrendo de descolamento na retina.
  • Nos casos mais extremos, pode aparecer algum sangramento nos vasos sanguíneos do olho devido ao rompimento.

Neste artigo de umComo explicamos a você de forma detalhada como saber se tenho descolamento de retina.

Causas do descolamento de retina - Passo 1
Imagem: grupovista2011.com
2

Uma das causas do descolamento de retina é o envelhecimento. O líquido que preenche o globo ocular (que se conhece com o nome de humor vítreo) se encontra unido com a retina na parte posterior do olho; com o passar dos anos, este líquido pode ir mudando de forma e afastando-se da retina. O descolamento ocorre quando o vítreo se solta da retina e separa um pedaço dela provocando, assim, algum dos sintomas que acabamos de explicar para você.

3

As pessoas que têm uma miopia muito alta (mais de 5 dioptrias) correm um risco maior de sofrer de descolamento de retina, por este motivo, é essencial que faça anualmente revisões médicas para controlar a saúde ocular e poder detectar se o humor vítreo está se deslocando.

4

Outro dos fatores que causam descolamento da retina é ter sofrido anteriormente de uma doença ocular. Entre elas, destacam-se as inflamações graves, as conjuntivites infecciosas e, inclusive, que se teve complicação com a diabetes; os tumores também podem induzir a esta condição na retina. Quando o motivo é por uma doença prévia, se conhece como "descolamento secundário" e não apresentam rasgos nem buracos.

5

O descolamento também pode aparecer devido a um traumatismo, como ter sofrido um acidente ou um golpe brusco no olho. Com este tipo de lesão, é fácil que o humor vítreo se descole da retina induzindo, assim, ao aparecimento desta condição ocular. Portanto, é recomendável que se sofreu um golpe forte no olho vá imediatamente a um oftalmologista para que examine você e descarte qualquer tipo de lesão grave.

6

Outro dos fatores de risco do descolamento de retina deve ser procurado nos antecedentes familiares. Muitos pacientes com esta condição vêm de uma família que sofreram deste tipo de doença e, portanto, está predisposto geneticamente a desenvolvê-la ao longo de sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do descolamento de retina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Causas do descolamento de retina

1 comentário
Antonia Vaz de Oliveira
Fiz uma cirurgia de glaucoma no meu olho esquerdo no mês de julho/17. Já perdi a visão do mesmo, só que meu olho continua irritado as vezes muito vermelho. Gostaria da receita de algum remedio caseiro, pois já usei vários colirios e não resolve. Aguardo.

Causas do descolamento de retina
Imagem: grupovista2011.com
1 de 4
Causas do descolamento de retina

Voltar ao topo da página