Causas do estradiol alto

Causas do estradiol alto

O estradiol é um estrógeno, o hormônio sexual feminino. Até relativamente pouco tempo atrás, acreditava-se que estes hormônios só se encontravam no corpo da mulher, no entanto, agora sabemos que também encontramos este hormônio nos testículos do homem.

Sendo um hormônio, é o responsável por levar a cabo diferentes processos no organismo, a maioria deles relacionados com os órgãos sexuais. Portanto, um desajuste em seus níveis pode provocar alterações na forma como o corpo leva a cabo estes processos.

No seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você quais são as causas do estradiol alto, ao mesmo tempo que indicaremos as consequências desta condição.

O que é o estradiol

Como acabamos de referir, o estradiol é um hormônio que se produz no corpo humano, tanto nos homens como nas mulheres. Popularmente é conhecido como o hormônio feminino porque, até há pouco tempo atrás, achavam que só era produzido pelas mulheres. Sua presença está nos ovários e testículos, onde é secretado para cumprir com as suas funções, mas também é produzido em quantidades menores, tanto no cérebro como nas paredes arteriais.

O estradiol, principalmente no caso da mulher, aumenta e reduz os seus níveis nos períodos de ovulação e gravidez. Na verdade, muitos dos problemas de fertilidade femininos são devidos a níveis muito baixos ou muito altos de estradiol no útero. De qualquer forma, o estradiol também é usado como tratamento para diferentes sintomas provocados pela menopausa, tais como:

  • Secura vaginal
  • Ondas de calor
  • Irritação
  • Osteoporose

O que significa o estradiol alto

Os níveis de estradiol são medidos através de exames de sangue. É habitual entre as mulheres que estão se submetendo a tratamentos de fertilidade fazer uma avaliação periódica dos valores de estradiol, para ver se são adequados para fecundar.

Se estiver preocupado/a pelos seus níveis de estradiol, simplesmente pedindo um exame de sangue ao seu médico/a já poderá saber se estão bem ou não.

Mas, quais são as causas do estradiol alto? O estradiol alto é o resultado de algum tipo de problema nos ovários, alguma dificuldade na área dos ovários que repercute na fabricação deste hormônio e que afeta o seu organismo impossibilitando ou dificultando muito a fecundação. Outra das principais causas do estradiol alto é a chegada da menopausa. Quando o ciclo reprodutivo da mulher está quase terminando é normal que a presença deste hormônio no sangue dispare.

Consequências do estradiol alto

O estradiol alto não é um bom sinal, além das dificuldades que implica para a fecundação e a gravidez, as altas concentrações deste hormônio também podem provocar o desenvolvimento de diferentes doenças tanto em homens como em mulheres:

  • No caso das mulheres, uma concentração alta de estradiol aumenta o risco de desenvolver câncer de endométrio.
  • Aumenta bastante as possibilidades de sofrer um acidente cardiovascular.
  • Aumenta as probabilidades de câncer de mama, tanto em homens como em mulheres.

Como reduzir o estradiol alto

Se tiver começado a notar que um lado do seu corpo entorpece, se sente inflamação ou calor nos peitos ou se nota com frequência câimbras na zona inferior da barriga deveria consultar o seu médico para fazer um exame de sangue e saber se está com o estradiol muito alto.

Se for o caso, dependendo dos níveis onde estiver, podem receitar a você inibidores de aromatase, um produto que atua como bloqueador na produção de estradiol e que é usado em diferentes tratamentos contra o câncer de mama ou de endométrio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do estradiol alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.