Partilhar

Causas do mau cheiro dos pés

Causas do mau cheiro dos pés

Você é daqueles que tira os sapatos e automaticamente todo mundo leva a mão ao nariz? Apesar de lavá-lo todos os dias, até mesmo várias vezes, não sabe por que seus pés têm mau cheiro? A verdade é que o causador deste desagradável cheiro é sempre o mesmo, mas podem ser diversos os fatores que desencadeiam o mau cheiro, e é por isso que, neste artigo de umComo, queremos explicar com detalhes quais são as causas do mau cheiro dos pés.

Também lhe pode interessar: Porque os pés cheiram mal

O que provoca o mau cheiro dos pés?

Em primeiro lugar, é indispensável entender que o que provoca o mau cheiro dos pés são as bactérias e não, como por vezes se acredita, o suor. No entanto, destaca-se que a umidade faz proliferar estes agentes patogênicos e, portanto, a sudoração excessiva provocará um ambiente ideal para o desenvolvimento das bactérias.

Concretamente, o cheiro desagradável é produzido no momento em que os gérmens, que vivem alimentando-se das células mortas de seus pés, entram em contato com o ar e se decompõem. Nos casos em que o cheiro é mais forte, o motivo se deve ao fato de que as bactérias chegam inclusive a ter compostos de sulfuro volátil que são realmente fedorentos.

Causas do mau cheiro dos pés - O que provoca o mau cheiro dos pés?

O que influencia no mau cheiro dos pés?

Desta forma, devemos referir que são diversos os fatores, alguns evitáveis e outros não, que podem desencadear a proliferação de bactérias nos pés e, portanto, os cheiros desagradáveis nesta área do corpo. Por conseguinte, entre as causas mais comuns do mau cheiro dos pés encontramos:

  • Mudanças hormonais ou transtornos metabólicos: é por isso que durante a adolescência é um dos momentos da vida em que mais observamos o mau cheiro dos pés.
  • Alimentação incorreta: o abuso de gorduras também influencia nesta questão.
  • Uso de calçado de má qualidade: determinados materiais usados na fabricação de sapatos não permitem a transpiração e fomentam uma sudoração excessiva.
  • Doenças e tratamentos farmacológicos: determinadas condições como a diabetes ou o consumo de certos medicamentos geram ou agravam esta condição.
  • Fungos: o contágio de fungos nos pés é também uma infecção que pode provocar cheiros desagradáveis. Para isso, é indispensável saber como prevenir os fungos nos pés.
Causas do mau cheiro dos pés - O que influencia no mau cheiro dos pés?

Como tratar o mau cheiro dos pés?

Ainda que algumas das causas dos cheiros desagradáveis dos pés sejam insuperáveis, também é verdade que podemos seguir certas recomendações para evitar o aparecimento das bactérias e acabar com o mau cheiro dos pés. Evidentemente, o primeiro passo será manter sempre uma intensa e correta higiene dos pés, fato que não só implica lavá-los diariamente, como também secá-los totalmente para retirar a umidade completamente.

Do mesmo modo, é fundamental usar sapatos fabricados com material de qualidade e que permitam que o pé transpire corretamente, para evitar, dessa forma, os problemas de umidade que tanto agradam aos micróbios.

Também é possível recorrer a produtos naturais que nos ajudem a eliminar o mau cheiro nos pés, como o bicarbonato de sódio ou o vinagre de maçã. Por conseguinte, recomendamos consultar o nosso artigo a respeito de como eliminar o mau cheiro dos pés com remédios caseiros.

Caso o odor desagradável persista, consulte o seu dermatologista ou especialista para que possa examiná-lo e determinar possíveis soluções para este problema.

Causas do mau cheiro dos pés - Como tratar o mau cheiro dos pés?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do mau cheiro dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Causas do mau cheiro dos pés

1 comentário
Judith m. toscano
É muito desagradável o chulé. aprendo muito com"umcomo.com.br. 'Sou leitora desses artigos. Obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Judith, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)

Causas do mau cheiro dos pés
1 de 4
Causas do mau cheiro dos pés

Voltar ao topo da página