PARTILHAR

Causas dos ouvidos entupidos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas dos ouvidos entupidos

Com certeza que já mais de uma vez sentiu essa desconfortável sensação de ter os ouvidos entupidos, sem escutar os sons com clareza. Este é um sintoma que pode ocorrer devido a diferentes fatores, desde uma simples doença temporária até como consequência de algum tipo de infecção ou problema mais grave no ouvido com a necessidade de uma intervenção médica. Por este motivo, é importante conhecer quais são as possíveis causas dos ouvidos entupidos e manter bons hábitos de higiene para manter estes órgãos sempre saudáveis.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas dos zumbidos nos ouvidos

Excesso de cera no ouvido

A cera é produzida pelas glândulas que se encontram no canal auditivo externo e serve para proteger o tímpano de agentes externos, como partículas de pó e resíduos que o possam danificar, além de prevenir que certas bactérias ou fungos causem uma infecção no canal auditivo.

A cera vai sendo expulsada para o exterior por si só, no entanto, quando há uma acumulação excessiva é possível que apareça essa incômoda sensação de ouvidos entupidos, além de dificuldades para escutar com clareza e um pouco de dor ou incômodos. Se estiver com estes sintomas, é conveniente que consulte o seu médico para que seja ele a realizar a extração da cera caso exista. É importante que você mesmo evite fazer isso em casa para não gerar infecções e, além do mais, faça uma higiene adequada dos ouvidos de forma periódica. Para fazer isso corretamente e com os materiais adequados, aconselhamos que siga os passos que explicamos no artigo Como limpar bem os ouvidos para se certificar que os mantém sempre saudáveis.

Causas dos ouvidos entupidos - Excesso de cera no ouvido

Infecções de ouvido

Outra causa comum dos ouvidos entupidos é uma infecção no ouvido, que aparece como consequência de um resfriado, gripe, alergia, sinusite, excesso de catarro, etc. A mais comum é chamada otite média, que ocorre quando a tuba auditiva fica bloqueada e se acumula líquido, dando lugar à infecção.

Além do entupimento, o paciente pode apresentar sintomas como dor de ouvido, mal-estar generalizado, perda de audição no ouvido afetado, vômitos, dificuldade para dormir, entre outros. Neste caso, é imprescindível consultar um médico para ver o estado de gravidade da infecção e iniciar o tratamento indicado pelo especialista, pois em alguns casos será necessária a administração de antibióticos.

Causas dos ouvidos entupidos - Infecções de ouvido

Penetração de água no ouvido

Quando mergulhamos a cabeça debaixo da água, seja porque estamos no mar ou na piscina, é possível que entre um pouco de água no ouvido e que ela não possa sair com facilidade. Isso provocará a sensação de ouvidos entupidos mas, no geral, se inclinarmos um pouco a cabeça para o lado do ouvido obstruído a água pode acabar fluindo para o exterior; se isso não for possível, poderia derivar a uma infecção de ouvido.

Por este motivo, é fundamental redobrar as precauções no momento do banho e, caso costume nadar com frequência, usar touca de natação e tampões de qualidade para os ouvidos. Também é importante secar muito bem os seus ouvidos depois de tomar banho para evitar possíveis irritações no conduto auditivo externo e infecções.

No seguinte artigo pode ver com mais detalhes Como tirar a água do ouvido.

Causas dos ouvidos entupidos - Penetração de água no ouvido

Mudanças de pressão atmosférica

Quando viajamos de avião, subimos uma montanha ou visitamos lugares com altitudes mais elevadas, é normal que os ouvidos tapem de forma temporária. Esta é a causa mais comum da sensação de obstrução dos ouvidos e é devida às mudanças de pressão atmosférica.

Neste caso, a melhor forma de desentupir os ouvidos é bocejar ou mover a mandíbula para os lados para acabar com essa sensação desconfortável. Outra opção que pode ser útil é a de mascar chiclete nas viagens de avião, principalmente no momento da decolagem e da aterragem.

Causas dos ouvidos entupidos - Mudanças de pressão atmosférica

Ruídos muito fortes

Ouvir ruídos fortes de forma momentânea não tem que tampar os ouvidos, a não ser que se trate de um som extremamente forte e estridente. No entanto, se estiver continuamente exposto a ruídos fortes e tiver uma sensação de pressão extrema em seu ouvido, de forma repetida, é provável que isso cause algum problema, que sinta os ouvidos tampados e que, inclusive, perca um pouco de audição.

Se estiver nesta situação, não hesite em consultar um especialista para uma revisão e para realizar os testes de audição oportunos.

Causas dos ouvidos entupidos - Ruídos muito fortes

Doença de Ménière

Uma das causas mais severas e graves dos ouvidos tampados é a denominada doença de Ménière, que é um transtorno do ouvido interno que prejudica o nosso equilíbrio e audição. Entre seus principais sintomas, encontram-se a perda de audição, ouvidos tampados, percepção de zumbidos, vertigens e enjoos. Não existe uma cura definitiva para esta doença, mas é importante um diagnóstico do otorrinolaringologista, além de seguir atentamente as suas indicações quanto à medicação adequada e as mudanças de estilo de vida que devem ser realizadas.

Causas dos ouvidos entupidos - Doença de Ménière

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas dos ouvidos entupidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Causas dos ouvidos entupidos
1 de 7
Causas dos ouvidos entupidos

Voltar ao topo da página ↑