Dor articular

Causas e sintomas de água no joelho

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 outubro 2017
Causas e sintomas de água no joelho

Nossa capacidade para nos movermos é uma das principais características da nossa espécie, tanto é assim, que nossas habilidades motoras nos colocaram como a espécie dominante do planeta. Muitas vezes, damos por certas estas capacidades, sem considerar a importância que tem cada músculo, cada osso e cada articulação.

Quando nos vemos obrigados a passar pela tortuosa situação de sofrer de um problema em nossas articulações, é quando verdadeiramente apreciamos a capacidade do nosso corpo. Uma das complicações mais comuns que afetam nossas articulações é quando se acumula líquido nos nossos joelhos.

Se quer conhecer mais sobre esta condição, convidamos você a continuar lendo este artigo do umCOMO para conhecer quais são as causas e sintomas de água no joelho, além dos possíveis tratamentos.

Índice

  1. Sintomas de água no joelho
  2. Causas principais de água no joelho
  3. Tratamento para água no joelho

Sintomas de água no joelho

Uma pessoa saudável, com todas suas capacidades de movimento em perfeitas condições, possui certa quantidade de líquido ao redor do joelho. Este líquido é chamado líquido sinovial e tem como função fazer com que as articulações funcionem adequadamente, mas quando se acumula, pode causar muitas complicações. Os principais sintomas de água no joelho são os seguintes:

  • Dor localizada no joelho
  • Inchaço do joelho
  • Marcas roxas
  • Rigidez na articulação

Cada um dos sintomas que indicam a presença de água no joelho estão associados a diferentes causas. Por exemplo, sentir rigidez no joelho implica que há muito acúmulo de líquido no mesmo, o que provocará uma diminuição na faixa de movimento. A presença de um hematoma na zona da articulação da perna é outro indicador de uma possível acumulação de líquido no joelho.

Além disso, a dor no joelho pode estar associada à osteoporose, mas mais frequentemente pode se tratar de um dano causado por uma lesão, causando água no joelho. Do mesmo modo, notar um inchaço ou inflamação no joelho é outro claro sinal de uma acumulação de líquido nesta importante articulação.

Causas e sintomas de água no joelho - Sintomas de água no joelho

Causas principais de água no joelho

Existem várias causas que provocam água no joelho, mas as mais comuns costumam ser:

  • Feridas
  • Infecções
  • Artrite reumatoide
  • Osteoporose
  • Lesões
  • Outras condições da articulação

Sofrer uma ferida no joelho pode ocorrer por receber um impacto na mesma ou por excesso de uso desta articulação. As feridas no joelho podem ser variadas, ainda que as mais comuns costumem ser, rompimento de ligamentos ou de cartilagens, fratura de ossos. Por outro lado, sofrer feridas no joelho por excesso de uso pode ocorrer por uma pancada constante nesta área, produzida normalmente por correr, saltar ou realizar exercícios aeróbicos em excesso.

Uma infecção no joelho pode fazer com que, misturado com o líquido sinovial, se crie uma concentração de pus na articulação. Provocando um excesso de pressão no mesmo e originando dores e inchaço.

Outra das causas mais comuns de água no joelho é a artrite. Esta doença pode se apresentar de duas maneiras diferentes, como osteoporose ou artrite reumatoide. Com a osteoporose, a cartilagem da articulação sofre um desgaste, fazendo com que se produza um atrito e desgaste entre os ossos. A artrite reumatoide, por sua vez, é uma doença autoimune pela qual o sistema imunológico ataca o revestimento sinovial das articulações.

Além destas duas formas da artrite, também pode causar acumulação de líquido no joelho a doença conhecida como gota, originando vários dos sintomas anteriormente descritos.

Causas e sintomas de água no joelho - Causas principais de água no joelho

Tratamento para água no joelho

Os tratamentos para água no joelho costumam ser considerados depois de realizados vários estudos e exames. Os exames costumam ser radiografias, ressonâncias magnéticas e exames de sangue, entre outros.

Existem vários tratamentos para água no joelho graças aos quais se pode resolver o problema ou, pelo menos, aliviar vários dos sintomas que esta doença tem. Alguns destes tratamentos incluem os seguintes métodos:

  1. Injeções intra-articulares com corticoides ou anti-inflamatórios.
  2. Quando se detecta uma infecção, os tratamentos requerem a ingestão de antibióticos
  3. Em casos mais severos, poderá ser feita uma pequena cirurgia para aspirar o líquido acumulado no joelho.
  4. Se depois dos estudos o diagnóstico indicar que existem danos no interior do joelho, se realizará uma artroscopia.
  5. Em casos de danos graves, se recomendará substituir a articulação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas e sintomas de água no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Causas e sintomas de água no joelho