Partilhar

Causas e sintomas do cortisol alto

Causas e sintomas do cortisol alto

Os níveis elevados do hormônio cortisol ou síndrome de Cushing é um transtorno que pode ser originado por um consumo excessivo de medicamentos glicocorticóides ou por um problema de saúde no próprio organismo que gere este problema. Trata-se de um transtorno que pode ter vários sintomas, desde mudanças no peso, na pele, na musculatura e no sistema ósseo, assim como também pode afetar a pessoa emocionalmente. Para saber exatamente quais são as causas e sintomas do cortisol alto, explicamos tudo neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como baixar o cortisol alto

O que é o cortisol

O cortisol é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas suprarrenais (localizadas sobre cada rim) que em pequenas doses tem efeitos benéficos para o organismo, pois ajuda a produzir energia, a regular o açúcar no sangue e a pressão arterial, a controlar o estresse e a regular o sistema imunológico.

No entanto, quando as pessoas têm níveis altos de cortisol no corpo, doença que recebe o nome de síndrome de Cushing, podem sofrer aumento de peso - principalmente na área abdominal -, envelhecimento avançado, aparecimento de úlceras no estômago e um sistema imunológico bem mais frágil.

Causas do cortisol alto

Níveis elevados de cortisol no sangue podem ser causados principalmente por estresse ou por se sentir frequentemente depressivo e/ou com ansiedade. Além disso, também pode ser resultado de tensões no ambiente da pessoa e estresse físico, como por exemplo uma lesão.

Outras possíveis causas da síndrome de Cushing são os problemas suprarrenais, tomar medicamentos esteroides, consumir bebidas alcoólicas de forma excessiva ou sofrer de uma depressão severa.

Sintomas de níveis de cortisol altos (síndrome de Cushing)

Quando os níveis de cortisol aumentam de forma considerável, o paciente pode experimentar ou sofrer sintomas como pressão arterial elevada, depressão ou ansiedade, problemas digestivos, doenças cardíacas, pressão arterial alta, alterações no sono, aumento de peso, desidratação e envelhecimento prematuro da pele.

Além disso, as mulheres que desenvolvem esta síndrome podem chegar a ter menstruações irregulares, crescimento excessivo de pelo facial, assim como menor desejo sexual (o que também pode ocorrer nos homens).

Prevenção e solução

Se suspeita que tem sintomas de cortisol alto, consulte o seu médico para comprovar os níveis o quanto antes. No geral, os médicos fazem um teste de saliva para determinar se os níveis de cortisol são muito baixos ou muito altos e, a seguir, pedem exames adicionais se forem elevados.

O segundo conjunto de exames averigua por que os níveis de cortisol são muito altos, pois pode ser devido a um desequilíbrio hormonal, tensões acumuladas, problemas físicos ou hábitos de vida pouco saudáveis.

Diminuição do cortisol elevado

A redução do estresse é o segredo para levar os níveis de cortisol à normalidade. Portanto, as pessoas com altos níveis de cortisol devem examinar o que as estressa em suas vidas, e fazer o máximo possível para reduzir ou eliminar essas mudanças de humor, irritabilidade e nervosismo. No artigo Como combater o estresse pode encontrar algumas recomendações que servirão de ajuda.

Descansar mais, seguir uma dieta pobre em açúcar e tomar suplementos nutricionais recomendados por um médico também são formas de normalizar os níveis de cortisol.

Causas e sintomas do cortisol alto - Diminuição do cortisol elevado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas e sintomas do cortisol alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Causas e sintomas do cortisol alto

3 comentários
A sua avaliação:
crisrtina mendes
boa tarde a minha pergunta e os meus niveis de cortisol e 16,57 isto e normal ou esta nalto eu irei ter uma consulta em breve com o medico mas gostaria de me informar
A sua avaliação:
marlinda
Bom dia, tenho 47 anos, trabalho muito, ando muito, pois trabalho de confeiteira e vendendo no comércio, como pouco, durmo pouco e mesmo assim ultimamente tenho engordado muito na região abdominal entro de 4 meses engordei 5 kg, estou preocupada e gostaria de saber se isso tem haver com cortisol alto, pois sou muito ansiosa e o que devo fazer para emagrecer?
Grata.
Cleonice Lucas
Boa noite!!! Após os 40 anos de idade tive um momento em minha vida de grande decepção. Me lembro que naqueles dias minha ansiedade ia pra um nível elevadíssimo. Foi horrível!! Engordei em média 15 quilos e nunca tive barriga estou com uma barriga enorme além do peso elevado. Tenho muitos problemas de nervos e tendões que se agravou também depois deste relato. Que especialidade devo procurar para fazer exames e um tratamento pra me recuperar?
DIANA ANTENOR RIBEIRO
Para a questão do peso, um endrocrinologista. Para a ansiedade e nervoso, um psiquiatra ou um psicólogo. Para os tendões, um reumatologista!

Causas e sintomas do cortisol alto
1 de 2
Causas e sintomas do cortisol alto

Voltar ao topo da página