Partilhar

Chá de boldo aborta?

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Chá de boldo aborta?

'Como fazer chá de boldo para abortar, até quantos meses ele funciona?', essas são algumas das perguntas que se escuta por aí. Isso acontece por uma confusão já que o boldo está na lista de plantas proibidas na gravidez, que, por sua vez, são chamadas da plantas abortivas. No entanto, apesar de o chá de boldo não ser recomendado para o período da gestação, ele não é um método abortivo. Portanto, a resposta se o chá de boldo aborta é não. Mesmo assim, há informações que precisam ser esclarecidas a respeito desse mito, para que a planta seja usada corretamente, todas elas estão neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Aspirina aborta mesmo?

Boldo é abortivo?

O chá de boldo não aborta, apesar de estar na lista de plantas proibidas na gestação. assim como o chá de sene, a erva-de-santa maria e outras plantas o chá de boldo não é tratado como um método abortivo e sim como uma planta prejudicial à gestação, podendo trazer danos à saúde da mãe e do bebê. Isso significa que o boldo não deve ser usado em tentativas de aborto, mas também não pode ser consumido por gestantes ou quem suspeita de gravidez.

Como já mencionado em outros artigos do umCOMO, não existem receita de chás para abortar. Mas, sim, chás que ajudam a menstruação a descer e chás que não são recomendados durante a gravidez, seja por aumentam as contrações uterina, seja porque seus efeitos durante a gestação ainda não totalmente estudados ou conhecidos.

Porque tentar abortar com chás é perigoso

O boldo é apenas um dentre os que figuram em listas de chás abortivos que pipocam internet afora. É preciso entender que ser natural, não significa ser seguro ou ser saudável. Chá de boldo em excesso pode causar intoxicações sérias.

As chances de um aborto provocado por ervas medicinais é muito baixa, diferente da probabilidade de isso causar um problema ao feto e também colocar a saúde da mãe em risco. Por mais difícil que estejam as condições, o aborto ainda é considerado crime no Brasil e isso pode implicar em consequências penais.

Se você suspeita ou está grávida e não quer continuar isso de maneira alguma, não recorra a métodos encontrados na internet. Sua decisão pode ser amparada por um profissional e certas circunstâncias permitem um aborto. Jamais tente fazer isso sozinha. Sugerimos a leitura do artigo sobre Como funciona o aborto no Brasil.

Para que serve o chá de boldo?

  • Ansiedade leve
  • Azia
  • Dor de estômago
  • Dor de cabeça
  • Estimular a menstruação atrasada a descer;
  • Fígado gordo
  • Fígado inflamado
  • Gastrite
  • Estresse moderado
  • Má digestão
  • Prisão de ventre
  • Ressaca
  • Retenção de líquidos

O boldo é conhecido pelas suas propriedade curativas que ajudam principalmente no bem estar de problemas do fígado e do estômago. Seu uso costuma ser indicado para problemas relacionados ao trato digestivo, prisão de ventre, gastrite e mal estar hepático, há quem o defina como 'a planta do fígado'.

Ele atua desintoxicando o organismo de maneira que alivia ressaca, enjoos estomacais, azia, dores de cabeça e outros sintomas de mal estar que possam estar relacionados ao fígado ou sistema digestivo. Dentre as suas propriedades desintoxicantes, problemas mencionar também seu efeito laxante, que pode ser usado no combate à prisão de ventre.

Por conter lactona, ele ajuda na digestão de gorduras, o que é benéfico tanto para facilitar a digestão, assim como para dar uma turbinada na dieta. Outro componente que explica os efeitos do boldo é a boldina, que estimula a produção e secreção da bílis, o que também auxilia a digestão e a eliminação de gorduras.

Vale ainda mencionar as propriedades anestésicas e sedativas, que contribuem para uma melhora de sintomas de estresse e ansiedade.

Chá de boldo emagrece?

Não. Essa é uma dúvida comum, mas ocorre também por uma confusão. O motivo pelo qual algumas pessoas consideram o boldo um 'chá emagrecedor, na verdade é pelas suas propriedades diuréticas, que combatem a retenção de líquidos e, consequentemente, ajudam a desinchar, mas não a emagrecer efetivamente.

Chá de boldo aborta? - Para que serve o chá de boldo?

Como fazer chá de boldo para descer a menstruação

O boldo chileno tem propriedades que estimulam as contrações uterinas e podem ajudar a menstruação descer. O que, reafirmando, não significa que seja abortiva. Mulheres grávidas ou que suspeitam de uma gravidez não devem tomar o chá, como já explicado anteriormente.

Como fazer chá de boldo

Para fazer o chá de boldo você só precisa de um punhado das folhas da planta verdes ou secas. Você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais ou de um pé de boldo (saiba como plantar boldo), utilize a proporção de 1 colher (sopa) de folhas de boldo para cada xícara de água.

  1. Coloque a quantidade de água que deseja para ferver;
  2. Assim que começar a ebulição, apague o fogo e adicione as folhas;
  3. Tape a caneca e deixe em repouso por pelo menos 10 minutos;
  4. Coe o chá e assim que a temperatura estiver suportável, ele estará pronto para ser consumido.

Como tomar o chá de boldo

Por ser uma planta forte, de forma geral, recomenda-se tomar o chá de boldo no máximo até 3 vezes por dia, preferencialmente após as refeições, em caso de indigestão, ou antes de dormir. Para usos específicos a infusão pode ser consumida da seguinte maneira:

  • Fazer a menstruação descer: até 3 vezes por dia;
  • Para desintoxicar o fígado: 1 xícara antes de cada refeição;
  • Prisão de ventre: 2 xícaras de manhã 1 à tarde;
  • Melhorar a digestão: 1 xícara após as refeições.

Leia mais em: Chá de boldo faz a menstruação descer mais rápido? - Quando tomar!

Contraindicações do boldo

Além de ser contraindicado para grávidas e suspeitas de gravidez, o boldo também não é recomendado para crianças, pessoas que têm as vias biliares obstruidas, problemas renais, ou pacientes que tomam anticoagulantes.

Apesar de ser um produto natural, o boldo também pode causar intoxicações. E é por isso que o chá não deve ser consumido mais do que 3 vezes diárias e por 5 dias consecutivos. De qualquer maneira, é ideal que um médico esteja sempre acompanhando o tratamento.

Outras formas de consumir o boldo

O boldo também pode ser encontrado em cápsulas e óleo essencial. Seu uso deve ser feito de cordo com a posologia do produto.

Leia também: Ervas que abortam rápido funcionam mesmo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de boldo aborta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Chá de boldo aborta?

Chá de boldo aborta?
1 de 2
Chá de boldo aborta?

Voltar ao topo da página