Partilhar

Chá de canela é abortivo? - Informações sobre aborto no Brasil

Por Sara Viega. Atualizado: 7 maio 2018

A canela é muito conhecida pelas suas diferentes utilidades e indicações, dentre elas, algumas relacionadas ao ciclo do corpo feminino principalmente quando o assunto é adiantar a menstruação. A partir dessa utilidade, existe uma história na sabedoria popular que afirma que o chá de canela é abortivo. O umCOMO foi atrás de informações e responde agora se chá de canela é abortivo?

Também lhe pode interessar: Como funciona o aborto no Brasil

Chá de canela aborta mesmo?

A teoria de que o chá de canela aborta vem do fato da canela ser um dos remédios caseiros para acelerar a menstruação. Isso acontece porque a canela aumenta a pressão do fluxo sanguíneo e também a contração uterina.

No entanto, apesar disso acontecer com a menstruação, não se pode afirmar categoricamente que o chá de canela é abortivo. Não existe um consenso médico em relação aos efeitos abortivos do chá, o que acontece é que ainda que a canela acelere o metabolismo raramente o seu efeito não é forte o suficiente para causar um aborto, mas pode ser o suficiente para prejudicar o feto. Portanto, não é recomendado usar o chá de canela com o objetivo de abortar.

Chá de canela aborta até quantos meses?

Não é recomendado usar o chá de canela como método abortivo pois ele pode causar má formação no feto ao invés de abortar. De qualquer forma, vale reforçar que as grávidas devem evitar essa especiaria em forma de chá, principalmente nos primeiros meses. O mesmo aviso vale para casos de suspeita de gravidez.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda o consumo de chá de canela na gestação. Para saber todas as restrições do chá de canela, recomendamos o artigo sobre contraindicações do chá de canela.

Chá de canela em pó aborta?

A receita mais conhecida do chá de canela utiliza a canela em pau, por isso surge a dúvida quanto aos efeitos da receita com canela em pó. A canela em pó tem os mesmos efeitos do que a canela em pau, inclusive com relação aos alimentos. Quem está grávida pode consumir a canela em alimentos de forma moderada sem se preocupar. Apenas evite grandes quantidades constantemente.

Para mais informações, leia o artigo: 'É verdade que grávida não pode comer canela?'

Utilidades e benefícios do chá de canela

Para além das contraindicações, o chá canela tem muitos benefícios e utilidades. Se você não tem suspeita de gravidez, estes são os benefícios e indicações do chá canela:

  • Ajuda no controle do peso
  • Rico em antioxidantes
  • Previne problemas cardiovasculares
  • Melhora a memória visual
  • Aumenta a concentração
  • Regula a glicose no sangue
  • Previne úlceras
  • Anti-inflamatório natural
  • Reduz o colesterol

Sugestão: Como perder peso com chá de canela

Chá de canela para acelerar a menstruação

Como já comentado anteriormente, o chá de canela é uma alternativa natural para aqueles casos em que você sabe que a menstruação está para vir e ainda não desceu. A eficácia não é garantida, mas se você não está grávida, não existe nenhum problema em tomar o chá com esse objetivo.

Entretanto, só existem chances de o chá funcionar se ele for consumido no período que você teoricamente ficaria menstruada. Tomar o chá quando você acabou de ovular, por exemplo, não adiantará nada.

Da mesma forma, não é recomendado tomar o chá de canela se esse atraso da menstruação ultrapassa um mês. Nesse caso, faça um teste de gravidez e procure um médico.

Receita de chá de canela

Se você deseja preparar o chá de canela, siga essas instruções:

Ingredientes para chá de canela

  • Quantidade de água que você deseja tomar como chá (medida em xícaras);
  • Uma canela em pau para cada xícara de água;

Como fazer chá canela

  1. Coloque água para ferver;
  2. Assim que ela começar a borbulhar, coloque os paus de canela e apague o fogo;
  3. Deixe esfriar até que a temperatura fique morna ou suportável para consumo;
  4. Adoce como você preferir e beba no máximo 4 xícaras por dia.

Dica: você pode substituir a água por leite quente.

Entenda: Existem chás que abortam imediatamente? - Um guia completo

Chá de canela é abortivo? - Informações sobre aborto no Brasil - Receita de chá de canela

O que fazer se quiser abortar

Por lei, o aborto induzido é proibido no Brasil, de acordo com o artigo 124 do Código Penal Brasileiro. Entretanto, na prática o que acontece é um fenômeno relacionado à desigualdade social onde as que têm dinheiro conseguem pagar por uma clínica clandestina para realizar o procedimento em relativa segurança e quem não pode pagar por esse serviço ilegal recorre a métodos caseiros que colocam a vida da pessoa em risco e ainda corre-se o perigo de ser flagrado pela polícia.

Quando essas alternativas caseiras falham ou têm complicações, muitas mulheres têm medo de procurar um serviço de saúde com receio de serem denunciadas dentro do próprio hospital. E assim, fica mais fácil entender poque o aborto e suas complicações a cada ano variam entre a quarta ou quinta causa de morte materna no Brasil.

Se você chegou até esse artigo porque está grávida e não quer ter o filho, entendemos a sua angústia. Mesmo assim, evite tentar métodos abortivos que colocam a sua vida em risco. Algumas sugestões caso você esteja considerando um aborto:

  • Converse com seus amigos próximos e peça conselhos;
  • Se você tiver algum médico de confiança, exponha a situação e peça um conselho. Essa, com certeza, não será a primeira vez que ele ouve um questionamento do tipo;
  • Na internet, faça parte de grupos de mulheres ou grupos feministas, é comum que haja tópicos relacionados ao tema. Nesses fóruns você encontra conselhos e relatos de muitas outras mulheres que já passaram por essa mesma situação;
  • Procure ONGs de apoio a mulher, muitas delas oferecem apoio psicológico e até financeiro para mulheres que querem abortar em segurança mas não têm condições financeiras.

Para se informar mais, leia o artigo sobre como funciona o aborto no Brasil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de canela é abortivo? - Informações sobre aborto no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Chá de canela é abortivo? - Informações sobre aborto no Brasil

1 comentário
Adriana satana sales
Tem 7dias que nao veio minha mestruacao posso esta gravida
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi, Adriana. O ideal é fazer um teste antes de tomar qualquer chá. Sugerimos a leitura do artigo sobre os 10 primeiros sintomas de gravidez: https://saude.umcomo.com.br/artigo/10-primeiros-sintomas-de-gravidez-17818.html

1 de 2

Voltar ao topo da página