Chá de hibisco e menstruação: 5 coisas que você precisa saber

Chá de hibisco e menstruação: 5 coisas que você precisa saber

O chá de hibisco é ótimo por trazer diversas vantagens para quem está querendo perder peso pois acelera o metabolismo, entretanto, o hibisco tem diversas outras propriedades que podem ser vantajosas mas também trazer problemas por ter contra-indicações principalmente quando se trata do ciclo menstrual da mulher. Entenda os efeitos da combinação da menstruação com o chá de hibisco, neste artigo do umCOMO!

Chá de hibisco e menstruação: como ele interfere

1. Chá de hibisco e menstruação: aumenta o fluxo?

O chá de hibisco é capaz de fazer com que o fluxo sanguíneo na região do útero aumente, fazendo também com que o fluxo menstrual possa aumentar, entretanto, depende da reação do corpo de cada mulher.

2. Pode tomar chá de hibisco estando menstruada?

Pode. O chá de hibisco não apenas não interfere no ciclo menstrual como pode ser um ótimo e natural aliado para gerar sensação de calma no período de TPM, além de também ser capaz de diminuir cólicas.

3. Chá de hibisco tira o efeito do anticoncepcional?

O hibisco em si não tem nenhuma propriedade capaz de fazer com que o efeito do anticoncepcional seja cortado, entretanto, tomar chás diuréticos como esse pode diminuir o efeito da pílula pois acaba fazendo com que o hormônio tomado seja eliminado pela urina antes de ser absorvido pelo corpo.

4. Chá de hibisco faz menstruação descer?

Falando sobre chá de hibisco e menstruação, por ser capaz de fazer com que o fluxo sanguíneo na região uterina aumente, o chá de hibisco pode ajudar a fazer com que a menstruação desça, entretanto, existem opções melhores e mais eficazes caso você queria que isso aconteça. Para saber mais, veja remédios caseiros para a menstruação descer.

5. Chá de hibisco pode atrasar menstruação?

Não existe nenhuma relação entre o uso de chá de hibisco, menstruação e o seu atraso.

Chá de hibisco, menstruação e contraindicações

  • Gestantes: por ser capaz de aumentar o fluxo sanguíneo na região uterina, mulheres que estejam grávidas não devem ingerir chá de hibisco para evitar abortos espontâneos. Também não é recomendado que mulheres tomem chá de hibisco em excesso durante a amamentação pois pode ser tóxico para o bebê.
  • Pessoas com hipotensão arterial: o hibisco tem propriedades calmantes que podem ser vantajosas no caso do alívio de cólicas mas péssimas caso você tenha pressão-baixa, podendo causar tonturas e desmaios em caso de abuso.
  • Pessoas que tomem remédios: o hibisco é capaz de fazer com que substâncias encontradas em remédios sejam eliminadas pela urina, fazendo com que a taxa de funcionamento caia, o que inclui anticoncepcionais.

Chá de hibisco: efeitos colaterais

  • Queda da fertilidade: ainda que não haja comprovações muito precisas, há estudos que apontam ligação entre o chá de hibisco e fertilidade, indicando ser o chá capaz de fazer com que a fertilidade da mulher caia, entretanto, não significa que o hibisco seja um anticoncepcional natural e possa ser utilizado no lugar de métodos contraceptivos convencionais.
  • Desidratação: por ser um diurético natural, o hibisco é capaz de fazer com que eliminemos mais água do que o recomendado caso sua ingestão seja feita em grande quantidade, sendo assim, evite tomar mais de 4 xícaras de chá de hibisco por dia.
  • Queda do funcionamento de remédios: também por sua função diurética, o hibisco é capaz de fazer com que substâncias que se encontram em remédios sejam eliminadas pela urina antes de serem absorvidos pelo corpo, diminuindo sua eficácia.

Vantagens do chá de hibisco

Apesar de não ser recomendado nas situações acima descritas, o chá de hibisco pode ser muito vantajoso por trazer diversos benefícios para a saúde como:

  • Desintoxicar: o hibisco é um ótimo detox e pode ser usado principalmente por pessoas com problemas no fígado, já que ajuda a limpá-lo e evitar problemas como a cirrose;
  • Evitar câncer: alimentos antioxidantes de forma geral são capazes de desacelerar a evolução de tumores malignos causando morte das células cancerígenas;
  • Ser diurético: a função ajuda a evitar inchaços causados pela retenção de líquidos e também a eliminar substâncias tóxicas do corpo;
  • Equilibrar o intestino: por ser diurético, o hibisco também aumenta a quantidade de água nos intestinos e ajuda a evacuar;
  • Prevenir diabetes: o hibisco é capaz de controlar a taxa glicêmica do sangue e também de causar sensação de saciedade, evitando que se ingira alimentos ricos em açúcar em grande quantidade e, por consequência, diminui as chances de diabetes;
  • Reduzir colesterol: alimentos antioxidantes de forma geral ajudam a diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Para saber mais, veja alimentos ricos em antioxidantes.

Além do chá de hibisco: Menstruação sincronizada, verdade ou mito?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de hibisco e menstruação: 5 coisas que você precisa saber, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.