Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!

Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!

Apesar de na maioria das vezes ser lembrado como tempero, o Ocimum basilicum, nome científico do manjericão doce, também é uma erva conhecida pelas suas propriedades medicinais e benefícios. Uma das maneiras de aproveitar as especificidades da planta é através do chá feito a partir dela. E para isso o umCOMO vai te passar as receitas e esclarecer: chá de manjericão serve para quê?

Vai precisar de:
  • 10 folhas de manjericão fresco
  • 1 litro de água

Chá de manjericão é bom para quê?

Além de ser facilmente cultivado em um vasinho em qualquer lugar do mundo, o manjericão é consagrado em diferentes culturas para muito além da culinária. Para os indianos ela é uma planta sagrada que ajuda no crescimento espiritual, enquanto os gregos e romanos a colocavam no pedestal da reconciliação.

As propriedades do manjericão já são conhecidas e o chá é uma maneira de consumi-lo em maiores quantidades do que estamos habituados para aproveitar o uso medicinal do manjericão:

  • Acalma estresse e ansiedade
  • Ajuda na digestão
  • Alivia dores de estômago e acidez
  • Alivia dores de cabeça
  • Antibactericida
  • Anti-inflamatório
  • Ativa a circulação
  • Cicatrizante
  • Combate a dor de cabeça
  • Combate a insônia
  • Controla o colesterol
  • Diminui gases
  • Diminui enjoo
  • Diminui retenção de líquidos
  • Elimina toxinas
  • Expectorante natural
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora a memória
  • Melhora a saúde respiratória
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Protege os rins

Chá de manjericão tem contraindicações?

Não existem efeitos colaterais e contraindicações restritas ou comprovadas pela ciência quanto ao chá de manjericão. No entanto, como nem todos os seus benefícios e malefícios são conhecidos, alguns médicos recomendam que mulheres grávidas até 3 meses evitem o consumo, já que ainda não existem estudos suficientes sobre chá de manjericão na gravidez. Pessoas que são alérgicas à planta também não devem consumir o chá sem consultar um médico antes. A mesma recomendação vale em relação ao uso de chá de manjericão para bebês.

Chá de manjericão roxo

O manjericão roxo é uma erva híbrida desenvolvida a partir do manjericão verde que é conhecida mais pela sua função decorativa na decoração de pratos. Os benefícios do consumo do seu chá são os mesmos que o do manjericão verde e o preparo do chá é igual. Portanto, se ao invés do manjericão verde você tem o roxo em casa, a preparação e os efeitos são os mesmo.

Veja também: Como cultivar manjericão em casa

Como fazer chá de manjericão

O ideal é que a infusão seja preparada com as folhas da planta fresca, mas, se você não tiver em casa e for fazer o chá de manjericão seco, utilize uma quantidade de 10 g ou 1 colher (sopa) cheia.

  1. Lave as folhas do manjericão;
  2. Coloque a água para ferve;
  3. Assim que levantar fervura, apague o fogo, acrescente as folhas de manjericão e abafe;
  4. Deixe em repouso por 10 minutos, coe, adoce com mel e o chá está pronto para consumo.

Extra: se você adora o sabor de gengibre e as propriedades dessa raíz, prepare um chá de manjericão e gengibre adicionando algumas lascas no momento em que você coloca as folhas na água.

Chá de manjericão emagrece?

Uma das principais dúvidas quanto ao consumo de chá de manjericão é em relação aos seus efeitos de emagrecimento. Assim como muitos chás que prometem esse resultado, o que o chá de manjericão faz é combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas através da urina. Quando combinado com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, portanto, ele ajuda na perda de peso. Mas não faz isso sozinho.

Vale levar em consideração também os efeitos calmantes do chá de manjericão. Se a causa do seu aumento de peso é a compulsividade em comer, o chá pode te deixar mais tranquilo e diminuir esses ataques de ansiedade.

Sugestão: 6 receitas de chás detox que ajudam a emagrecer

Chá de manjericão para gripe

A ação antisséptica do manjericão é uma das principais responsáveis pela sua fama de remédio caseiro contra a gripe. Além disso, os benefícios ao sistema respiratório ajudam a desobstruir as vias nasais e atua como um expectorante natural. Basta consumi-lo pelo menos 3 vezes ao dia enquanto os sintomas durarem.

Chá de manjericão para dormir

Já vimos que o combate à insônia, estresse, ansiedade também está entre os benefícios do chá de manjericão. Para intensificar ainda mais as propriedades calmantes antes de dormir, você pode preparar uma receita para aproveitar o sabor suave e também as propriedades calmantes da hortelã:

Receita de chá de manjericão com hortelã

  1. Ferva 1 litro de água;
  2. Assim que levantar fervura, apague o fogo e adicione 4 ramos de manjericão fresco e 4 ramos de hortelã;
  3. Deixe amornar por 10 minutos;
  4. Coe, adoce a seu gosto e o chá está pronto para consumo.

Na hora de tomar o chá de manjericão antes de dormir prepare o ambiente. Escolha uma xícara que você goste, sente-se confortavelmente na cama ou em uma poltrona, esteja agasalhado, com roupas confortáveis para dormir e tome o chá pensando em coisas boas.

Chá de manjericão para caspa

Quem luta contra a caspa e deseja se livrar desse problema de maneira natural pode apostar no chá de manjericão como loção capilar:

  1. Basta preparar o chá normalmente e lavar os cabelos com ele frio.
  2. Repita o procedimento diariamente até notar uma melhora nos sintomas.

Veja também: Como eliminar a caspa com remédios caseiros

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.