Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

O chá de orégano pode sim ajudar a menstruação descer, a quantidade de dias depende de fatores que comentaremos aqui. Quando a menstruação atrasa um pouco, logo procuramos chás, dicas e remédios que a faça descer o mais rápido possível. É imprescindível que, antes de fazer uso de qualquer um desses truques, se faça o teste de gravidez para descartá-la o quanto antes e poder tomar os chás de consciência limpa - isso porque alguns chás que ajudam a menstruação a descer possuem propriedades abortivas ou que podem causar uma má formação no feto. Mas, descartada essa possibilidade, os chás podem ser testados. Para te ajudar a descer a menstruação atrasada, o umCOMO preparou este guia sobre como ministrar o chá de orégano. Para saber se o chá de orégano faz a menstruação descer e em quantos dias, leia as informações abaixo.

Benefícios do chá de orégano - dicas e receita

O orégano é mais conhecido em sua forma desidratada, que encontramos, por exemplo, na pizza. Contudo, o orégano também pode ser encontrado em folhas frescas e na forma de óleo, o que potencializa mais os seus efeitos para a saúde - o óleo de orégano, por exemplo, é utilizado até mesmo em cosméticos!

Dentre os benefícios do orégano, podemos citar suas propriedades antibacterianas, expectorantes, diuréticas, antioxidantes, além de ser fonte de vários nutrientes e minerais que dão ao orégano atributos antissépticos, anti-inflamatórios, anestésicos e que auxiliam na perda de peso e que também ajudam a regular a menstruação.

Por suas propriedades anti-inflamatórias, podemos usar o chá de orégano para tratar a infecção urinária. E, para as mulheres, o orégano, além de contribuir para regular o ciclo menstrual e prevenir a menopausa precoce, ele também ajuda a amenizar as dores da cólica.

Você pode consumir o orégano mastigando suas folhas frescas ou também na forma de chá. O ideal é preparar o chá utilizando também as folhas frescas, mas, caso não seja possível, pode utilizar o orégano seco.

Leia também: Orégano ajuda a emagrecer?

Por que você quer tomar chá de orégano para menstruação atrasada?

Como comentado, em nenhuma hipótese o chá de orégano deve ser consumido sob suspeita de gravidez. Se a sua menstruação está atrasada há mais de uma semana, não hesite em fazer o teste. Além disso, sempre é preciso considerar as principais causas do atraso menstrual, e procurar um médico sob qualquer suspeita.

Principais causas do atraso menstrual

  • Gravidez;
  • Alterações de peso;
  • Ovário policístico;
  • Problemas endócrinos;
  • Efeito colateral de medicamento ou anticoncepcional;
  • Menopausa prematura;
  • Insuficiência ovariana prematura;
  • Estresse e ansiedade.

Aprofunde-se em: O que pode atrasar a menstruação além da gravidez

Contraindicações: chá de orégano aborta?

Não é possível afirmar que chá de orégano aborta, já que não existem muitos estudos relacionando seu consumo a mulheres grávidas. Mas é justamente por conta de suas propriedades que auxiliam o ciclo menstrual, o chá de orégano não é recomendado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Se você está em uma dessas condições, suspenda o uso do chá imediatamente e procure um especialista para fazer os exames necessários.

O chá de orégano pode acarretar em vômitos e alergias cutâneas para quem já possui uma sensibilidade à planta. O exagero no consumo pode resultar em intoxicações.

Receita de chá de orégano

  1. Misture duas colheres de chá de orégano à uma xícara de água;
  2. Leve a água ao fogo e espere levantar fervura;
  3. Assim que levantar fervura, abafe por 3 minutos;
  4. Tome antes de esfriar. Caso você não goste do gosto, é possível adicionar uma pequena quantidade de mel ao chá, assim ele fica um pouco mais adocicado;
  5. O chá deve ser tomado de três a quatro vezes por dia, até você observar melhora.

Sugestão: Café amargo faz a menstruação descer?

Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?

É impossível garantir que fazendo o uso do chá de orégano a sua menstruação vai descer no mesmo dia ou pouco tempo depois. É claro que o chá é um auxiliador, um facilitador para que o ciclo menstrual fique regulado e que a menstruação atrasada desça.

Outros fatores são essenciais para que o chá faça seu efeito. Um fator determinante é saber a duração do seu ciclo menstrual. De nada adianta tomar chá de orégano ou qualquer outro com a intenção de fazer a menstruação descer se você não está próxima à data em que a sua menstruação deveria vir. Se você não tem certeza da data, dê uma lida no artigo sobre Como calcular o seu ciclo menstrual.

Se você estiver nervosa, ansiosa, estressada, essas também são condições que podem atrapalhar a menstruação a descer no dia esperado, como já explicamos. Dessa forma, o chá pode fazer um importante papel, mas o fundamental mesmo é cuidar-se para que o seu próprio corpo não lhe prejudique.

Chás para a menstruação descer 'no mesmo dia' funcionam?

A eficácia de chás para a menstruação descer não é comprovada cientificamente. O que temos é a certeza dos princípios ativos e dos benefícios de cada planta ou condimento usada para fazer as infusões, dessa forma, fica mais fácil saber quais chás fazer para obter os efeitos esperados; e os inúmeros relatos populares de que esses chás efetivamente ajudam na descida da menstruação e em todos os seus outros benefícios. A maioria das receitas de chás para tratar alguma enfermidade ou algo atípico ocorrendo no corpo são antigas, passadas de geração para geração, e eram o tratamento mais utilizado quando os remédios da farmácia eram mais caros e inacessíveis para a maioria da população.

Leia também: Limão faz a menstruação descer?

Outros chás para fazer a menstruação descer

Além do chá de orégano, que pode ajudar, existem outras plantas e ervas, de acordo com o artigo sobre como fazer a menstruação descer o mais rápido possível que têm o mesmo efeito e também podem fazer a menstruação descer dependendo das causas do atraso. A contraindicação para mulheres grávidas vale para todos eles e o bom senso também:

  • Chá de canela;
  • Chá de boldo;
  • Chá de cravo;
  • Chá de Agoniada:
  • Chá de Angélica;
  • Chá de Arruda;
  • Chá de Artemísia;
  • Chá de Açafrão;
  • Chá de Manjericão;
  • Chá de Macela;
  • Chá de Salsa;
  • Chá de Poejo;
  • Chá de Sálvia;
  • Chá de Uxi Amarelo.

Sugestão: Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.