Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?

Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?
Imagem: ultracurioso.com.br

Se você está sentindo uma coceira incômoda no pênis, você pode estar sofrendo de algum problema sério. As doenças que apresentam sintomas na zona pênis são, geralmente, transmitidas por via sexual. A multiplicidade de parceiros e a falta de uso de camisinha são dois fatores que colocam sua saúde em risco. Esse artigo de umComo indica quais os possíveis diagnósticos para o seu problema e como eles podem ser tratados: Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?

Passos a seguir:
1

Alergia. Alguns homens podem desenvolver alergia ao uso de camisinha. A borracha de que o preservativo é feito - ou látex - é a causa mais comum deste problema.

Os pigmentos que tornam a camisinha colorida, os aromatizantes que lhe conferem sabor, os espermicidas e os lubrificantes também podem ser uma das razões para o aparecimento de alergia.

A coceira é uma das reações mais comuns em quem sofre de alergia à camisinha, assim como a vermelhidão, inchaço e a formação de pequena feridas. Os sintomas podem surgir durante o uso da camisinha, ou logo após.

Dica: Quem sofre de alergia a camisinha deve procurar usar uma camisinha simples sem pigmentos nem lubrificantes. Por vezes mudar de marca de preservativo também pode ajudar. Não descarte o seu uso: acesse esse artigo e conheça a importância de usar camisinha.

2

Candidíase. A candidíase é uma doença comum que provoca coceira, vermelhidão e dor no pênis. O tratamento é feito com pomadas e remédios antifúngicos recomendados pelo médico.

Esta infeção é causada pelo fungo Candida Albicans e manifesta-se principalmente em pessoas com sistema imunológico debilitado. O contacto íntimo sem uso de preservativo é a forma de transmissão mais comum.

Leia também: Manchas brancas no pênis, o que podem ser?

3

Herpes genital. O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que afeta a pele e/ou as membranas mucosas genitais. Apesar de muitas pessoas não saberem que são portadoras do vírus, um em cada cinco adultos está contaminado.

O vírus herpes simplex é, geralmente, transmitido em períodos ativos da doença, podendo ser observadas lesões nos genitais.

Esta doença é tratável com antivirais, mas não tem cura. Os seus sintomas primários incluem o aparecimento de bolhas pequenas agrupadas no pênis (ou próximo do pênis). Estas lesões são muito dolorosas e provocam coceira, pois formam úlceras quando as bolham rebentam.

Dica: Confira essas dicas do umComo para tratar herpes genital com remédios caseiros.

4

Tricomoníase. A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível e tem origem no parasita Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, causa vaginite e aparecimento de corrimento vaginal.

No homem, esta doença costuma ser assintomática. No entanto, pode apresentar sintomas de irritação da parte interna do pênis, corrimento e ardor ao urinar ou durante a ejaculação, podendo a sensação ser idêntica à de coceira.

A tricomoníase é tratada com medicamentos administrados por via oral e através da inserção de um creme/gel no pênis. Saiba mais lendo este artigo que explica como tratar a tricomoníase.

5

Clamídia. A clamídia é a doença transmitida por via sexual mais comum no mundo. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e causa sensação de coceira na cabeça do pênis, corrimentos, ardor ao urinar, dor retal, inchaço e dor nos testículos.

A complicação mais comum desta doença nos homens é a prostatite ou infeção da próstata.

O tratamento da clamídia é feito através de antibióticos e todos os parceiros sexuais da pessoa infetada devem ser testados. Saiba mais sobre como tratar da clamídia nesse artigo.

6

Mantenha o seu pênis saudável! Confira essas dicas para manter se manter longe de doenças:

  • Usar camisinha em qualquer relação sexual;
  • Lavar o pênis todos os dias;
  • Lavar o pênis depois de ter relações sexuais;
  • Puxar a pele (prepúcio) para trás no banho e limpar bem toda a região coberta para evitar a acumulação de esmegma;
  • Enxugar bem a pele após a lavagem para evitar assaduras e irritações;
  • Nunca administrar pomadas e cremes sem prescrição médica;
  • Consultar um médico mal apareçam sintomas;
  • Contactar os parceiros sexuais com quem teve contacto sexual para que busquem tratamento;
  • Evitar relações sexuais se tiver lesões de qualquer tipo.

Dica: Confira também o artigo Espinha no pênis é normal? Causas e tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira na cabeça do pênis. O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.