Coceira na sola do pé, o que pode ser?

Coceira na sola do pé, o que pode ser?

A coceira na sola do pé é algo que, apesar de muito incômodo, pode passar despercebido por se tratar de uma região que muitas vezes não damos tanta atenção. A sola do pé é uma região com pele resistente, entretanto, é uma área que pode vezes entra em contato direto com o chão e sujeiras, o que pode causar problemas que causam coceiras. Para te ajudar a entender o real significado de coceira na sola do pé e a causa desse desconforto o umCOMO te ajuda com as dúvidas: coceira na sola do pé, o que pode ser?

Frieira ou pé de atleta

O "pé de atleta" é uma frieira, problema causado por fungos e muito comum em atletas, visto que fungos gostam de ambientes quentes e molhados tais quais os que calçados esportivos podem propiciar para os pés após a prática de esportes.

Entre os sintomas do pé de atleta estão:

  • Coceira na sola e em outras regiões do pé;
  • Queimação;
  • Mal cheiro;
  • Dor quando a região é afetada a ponto de causar rachaduras;
  • Descamação da pele.

As frieiras são uma das causas mais incidentes de sola do pé coçando, entretanto, costumam ser mais comuns entre os dedos, visto que a umidade tende a se concentrar em dobras do corpo. Além do comichão, que pode ser na sola do pé, entre os dedos ou em outras regiões dos pés, as frieiras se manifestam com manchas vermelhas.

Apesar de muito incômodas, das frieiras são muito facilmente tratáveis e o tratamento para o pé de atleta costuma ser feito com pomadas antifúngicas encontradas em qualquer farmácia.

Para evitar o surgimento de frieiras nos pés você deve:

  • Lavar de secar bem os pés após o banho;
  • Evitar tomar banhos em locais públicos;
  • Evitar pisar em chãos mal higienizados;
  • Usar meias de algodão sempre que usar sapatos fechados;
  • Usar pós específicos para evitar fungos nos pés dentro dos sapatos.

Pele seca

Ainda que a pele dos pés seja bastante forte e resistente, não está livre da possibilidade de ressecamento, que ocorre principalmente em tempos secos e frios por falta de cuidado, visto que os pés não são uma região com a qual costumamos nos preocupar muito.

Para evitar ressecamento na pele você deve:

  • Utilizar cremes para pele seca na região afetada principalmente após o banho e antes de dormir;
  • Beber em média 2 litros de água por dia;
  • Mantenher uma dieta com bastante colágeno, vitamina E e beta-caroteno.

Picadas

Às vezes somos picados por insetos e não percebemos na hora a ponto de não termos certeza de que fomos picados e apenas sentimos os sintomas depois, que consistem em coceira, inchaço e vermelhidão. Caso você tenha sido picado também poderá observar que os sintomas ocorrem em uma região específica de formato circular. Quando ocorre picada de inseto na sola do pé a situação é ainda mais incômoda pois gera até mesmo dificuldade em andar, já que pode doer ao apoiarmos o pé no chão. Para tratar picadas do tipo você pode aplicar:

  • Gelo: ao aplicar gelo na pele danificada a deixamos dormente e os sintomas são aliviados na hora, evite água quente.
  • Limão: o limão é antibactericida e anti-inflamatório, podendo ser um ótimo aliado no tratamento de picadas, entretanto, se usar limão em sua pele, evite contato com o sol pois isso pode gerar manchas e queimaduras;
  • Babosa: a babosa é conhecida pois ser uma ótima aliada no tratamento da pele e também pode ajudar a aliviar e curar sintomas no caso de picadas, basta retirar o líquido diratamente do interior de suas folhas e aplicar na região desejada;
  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato é capaz de ajudar a desinflamar a região e também a aliviar os sintomas de coceira e dor causados por picadas.

As dicas acima servem para picadas comuns como de pernilongo, entretanto, com picadas de abelhas, por exemplo, são necessários alguns cuidados específicos e também observar se não há reação alérgica, para saber mais veja como tratar uma picada de abelha.

Alergias

Os sintomas mais comuns da alergia na pele são a coceira, vermelhidão e inchaço, a alergia pode ser manifestar na sola do pé se for reação alérgica a algum produto químico, de limpeza, higiene, medicamento e até alimentação, ou seja, você pode entrar em contato com algum produto que te dê alergia até mesmo se alimentando e a reação se manifestar em qualquer lugar do corpo e causar queimação na sola dos pés.

Em caso de suspeita de alergia é bom procurar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e encontrar a causa da reação alérgica por meio de testes de contato, principalmente se você costuma ter crises alérgicas e não sabe a causa. De forma geral, alergias na pele são tratadas com comprimidos de antialérgicos ou com pomadas que devem ser aplicadas na região, mas é bom consultar um médico para saber qual medicamento é o melhor para seu caso.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, além de ser e hereditária. Os sintomas da psoríase podem aparecer e desaparecer sem motivo aparente e são:

  • Ressecamento na pele que pode gerar rachaduras;
  • Coceira;
  • Manchas avermelhadas;
  • Dor;
  • Manchas escuras após o desaparecimento dos sintomas.

Apesar de ser uma doença crônica, existem tratamentos que aliviam seus sintomas, como:

  • Hidratação: é importante manter a pele sempre hidratada em casos de doenças crônicas de pele como a psoríase pois a pele perde a capacidade natural de reter água;
  • Pomadas corticóides: Existem pomadas específicas para a psoríase que podem aliviar os sintomas, entretanto, são pomadas bastante fortes que podem gerar efeitos colaterais como o afinamento da pele e atrofia muscular, sendo assim, não devem ser usadas de forma automedicada.
  • Terapia de luz: alguns raios específicos são capazes de aliviar os sintomas da psoríase, entretanto, o método apenas deve ser utilizado em casos graves.

Por vezes doenças crônicas de pele são psicossomáticas e aparecem quando o paciente não está com seu psicológico equilibrado, se você suspeita ter algum problema psicológico, procure um psiquiatra para ser avaliado e diagnosticado.

Bicho de pé

O bicho de pé é uma espécie de pulga que penetra na pele e tem uma grande incidência nos dedos, nas unhas e na sola dos pés, afinal, o contágio dessa infecção é comum em regiões de climas quentes onde as pessoas andam descalças, como praias e zonas rurais, já que tais pulgas ficam em tais ambientes atrás de um hospedeiro.

O sintoma mais característico do bicho de pé é um ponto preto que fica na região onde está localizada a pulga, tornando a doença muito facilmente detectável. Para tratar o bicho de pé é possível:

  • Remover a pulga: a remoção deve ser realizada com uma agulha estéril para que infecções sejam evitadas e preferencialmente deve ser realizada por um profissional e não em casa, já que podemos acabar nos ferindo e não conseguindo remover o parasita.
  • Usar medicamentos específicos: Em casos de difícil remoção é possível tomar remédios que matam a pulga, entretanto, o remédio deve ser receitado e a remoção é sempre a melhor e mais fácil solução.

Leia também: como tirar bicho de pé.

Bicho geográfico

O bicho geográfico é causado por um parasita que penetra na pele e se aloja no tecido subcutâneo e só pode entrar na pele por via de um ferimento, a partir de então a larva tem forças para se movimentar por essa camada de pele e forma um caminho que pode lembrar um mapa e coça bastante, sendo que a sola do pé é uma das principais regiões de incidência. Para saber mais veja o que é o bicho geográfico.

Os sintomas do bicho geográfico são, além do caminho marcado na pele:

  • Coceira na região afetada;
  • Inchaço;
  • Sensação de que algo está de movimentando abaixo da pele.

O tratamento do bicho geográfico é feito com medicamentos específicos que podem ser encontrados tanto em forma de pomada como de comprimido.

Má circulação

Queimação nos pés pode ser má circulação e também gerar coceira, o incômodo é comum nesses casos pois quando estamos dormindo a posição em que estamos pode desfavorecer o percurso do sangue até extremidades do corpo como pés e mãos, causando coceira nos pés antes de dormir. Se você se pergunta "por que meus pés coçam a noite?", saiba que há grandes chances de ser esse o motivo e que você deve imediatamente procurar um médico especialista para que seja avaliado e diagnosticada uma possível doença circulatória.

Se além de sentir coceira no pé você também sente coceira no calcanhar, pode ser que você esteja com calcanhar de maracujá. Veja quais são os sintomas, causas e tratamentos do calcanhar de maracujá.

Para tratamentos gerais para coceira no pé, consulte nossas dicas de como aliviar coceira nos pés.

Diabetes

A coceira na sola do pé também pode estar relacionada com diabetes, visto que as complicações de pele como infecções bacterianas ou fúngicas são mais comuns aos diabéticos do que em pessoas que têm os níveis de açúcar saudável no sangue. Além das coceiras nos pés, a diabetes comumente causa:

  • Sede exagerada;
  • Cansaço;
  • Visão turva;
  • Enjoo e vômito;
  • Perda de sensibilidade e formigamento principalmente nos pés.

Em caso de suspeita de diabetes consulte um médico e veja como diagnosticar diabetes.

Se a coceira na planta dos pés se assemelha mais a uma sensação de queimação e calor nos pés, considere a hipótese de neuropatia periférica, uma condição em que as fibras nervosas estão danificadas, provocando dor e sensação de ardência e pode ser consequência da diabetes.

Leia também: Como prevenir verrugas nos pés

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira na sola do pé, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.