Partilhar

Colesterol alto pode causar Alzheimer?

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Colesterol alto pode causar Alzheimer?
Imagem: verportugal.net

O Alzheimer é uma doença um tanto quanto misteriosa e suas causas ainda não são todas conhecidas pela ciência. O que se sabe é que existem alguns fatores que podem agravar o desenvolvimento desta doença no indivíduo e o colesterol alto é um deles. Isso não acontece em todos os casos de descontrole do colesterol, sabemos que para Alzheimer só se manifesta em indivíduos com predisposição. Ainda assim, baixar os níveis de colesterol no sangue ajuda a prevenir Alzheimer.

Neste artigo, umComo responde a pergunta: colesterol alto pode causar Alzheimer?

Também lhe pode interessar: Como tratar o colesterol alto

Sintomas do Alzheimer

O colesterol alto pode causar Alzheimer quando ocorre uma junção entre as moléculas de gordura e as toxinas presentes nos indivíduos predispostos; mas isto é uma especulação, ainda não se tem provas concretas de como ocorre este processo.

O sintoma mais conhecido do Alzheimer é a sua perda de memória que se agrava com o passar do tempo e junto com ela, também ocorre a perda gradativa da capacidade de movimento e cognição; o indivíduo com Alzheimer se torna dependente para realizar qualquer tarefa, mesmo das mais simples.

Como saber se tenho colesterol alto

Para saber se você tem colesterol alto vamos deixar uma lista com os valores de referência do colesterol:

  • Se você possui menos de 130 mg/dl pode ser considerado saudável;
  • Se você possui menos de 100 mg/dl já pode ser considerado diabético, ao menos que seja fumante; fumantes costumam apresentar 100 mg/dl;
  • Abaixo de 70 mg/dl é para quem já sofreu um infarto ou derrame cerebral.

Os sintomas do colesterol alto não existem, ao menos na maioria dos casos. No entanto, ainda é possível notar alguns sinais que ele deixa no corpo, mesmo que estes não sejam seguros pontos de partida para um diagnóstico do colesterol alto. Alguns deles são:

  • Aumento do baço;
  • Aumento do fígado;
  • Aumento do peso corporal (consequência conhecida do excesso de gordura);
  • Bolinhas de gordura na pele.

Como reduzir os níveis do colesterol

Para reduzir os níveis de colesterol e consequentemente reduzir as chances de ter Alzheimer, recomenda-se o consumo de alimentos mais saudáveis como frutas e vegetais. No caso das frutas, temos uma imensa gama de opções, excluindo talvez o abacate. E para os vegetais, procure comer daqueles com folhas mais escuras. O consumo de aveia também é recomendadíssimo, uma vez que as suas fibras ajudam na formação do bolo fecal, liberando aquilo que o seu corpo não utiliza mais facilmente.

Como saber se tenho predisposição à Alzheimer

Esta pergunta já é um pouco mais difícil. Para responder a esta questão, a pessoa ideal seria um médico geneticista especializado. Não é tão fácil assim saber se você tem chances de vir a desenvolver uma doença, ainda mais uma que pouco se sabe sobre como o Alzheimer.

De qualquer forma, em primeiro lugar vale saber se você possui parentes próximos que já desenvolveram Alzheimer, se sim, bom, neste caso eu recomendo uma consulta ao médico para ter certeza.

Para saber mais, veja nossos artigos sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Colesterol alto pode causar Alzheimer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Colesterol alto pode causar Alzheimer?

Colesterol alto pode causar Alzheimer?
Imagem: verportugal.net
Colesterol alto pode causar Alzheimer?

Voltar ao topo da página