Cólica menstrual forte: como aliviar

Cólica menstrual forte: como aliviar

Todo mês é a mesma tortura de sempre: se tem menstruação chegando, a cólica chega junto - e às vezes demora a ir embora, podendo chegar até antes da menstruação e perdurar até depois do primeiro dia. A cólica consegue ser um real empecilho para as mulheres. Infelizmente, faz parte do corpo feminino e de suas estruturas reprodutivas. A famosa dor que começa no baixo-ventre e pode irradiar até as costas e membros inferiores faz parte do processo natural de descamação do endométrio. Infelizmente, para algumas mulheres a dor não é tão pequena, chegando a causar enjoo, vômito e náuseas.

Seja qual for o nível de cólica que você sinta, dores não são agradáveis em nenhum nível ou ocasião. Não é possível livrar-se delas para sempre, mas pode-se aliviá-las, ao menos. Você quer saber como sobreviver à cólica menstrual forte? Nesse artigo de umCOMO, te daremos dicas de como aliviar cólica menstrual forte.

Por que sentimos cólica?

Todo mês, o corpo feminino se prepara para receber um bebê. Nessa preparação, é criado o endométrio - responsável pela nutrição do embrião. Quando o corpo percebe que o óvulo não foi fecundado e que, portanto, não há embrião que precise de suplemento, o próprio endométrio reconhece que não precisará ser utilizado e libera uma substância chamada prostaglandina.

Essa substância é responsável pela contração do útero que, por sua vez, é responsável pela descamação e liberação do endométrio. As contrações do útero comprimem vasos sanguíneos e nervos em seu entorno, causando dores no baixo-ventre. É assim que sentimos cólica.

Como aliviar a cólica menstrual forte de forma natural

  1. Aposte em chás ou em remédios homeopáticos e fitoterápicos. Um chá de camomila ou de canela, por exemplo, são excelentes opções de remédio caseiro para aliviar rápido a cólica menstrual forte, pois eles possuem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes. Com a orientação de um farmacêutico ou de um médico homeopata, peça a indicação de remédios a base de plantas para tomar nessas ocasiões.
  2. Pratique exercícios. Pode não parecer, mas a prática de exercícios físicos libera endorfina, o que ajuda a controlar e amenizar a dor da cólica menstrual forte. Por meia hora, faça algo simples como um alongamento, ioga, caminhada, uma boa pedalada de bicicleta ou o exercício que você já está acostumada a fazer - vai ajudar bastante a amenizar a dor.
  3. Faça uso de uma compressa de água quente. Essa dica já é uma velha conhecida. A compressa de água quente sob a região do baixo-ventre ajuda pois o calor tende a relaxar a musculatura e amenizar o impacto das contrações do útero que causam a cólica menstrual forte. Adquira uma bolsa quente para cólica menstrual e notará um alívio imediato. Se você não tiver uma compressa à mão, também vale um banho quente.
  4. Alimente-se de forma correta. Durante esse período, aposte em uma dieta rica em laticínios, alimentos com vitamina D, com ácidos graxos e também frutas e hortaliças, como vegetais escuros, soja, banana, beterraba, aveia, abobrinha, salmão e castanhas-do-Pará. Esses alimentos são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural. Da mesma forma, fuja dos alimentos ricos em gorduras, embutidos e bebidas com cafeína, pois estimulam maior produção de hormônio feminino, podendo aumentar as dores da cólica menstrual forte.
  5. Fuja de situações estressantes. Pessoas com dores tendem a se irritar mais e perder a paciência com maior facilidade. Fique longe de situações que podem comprometer seu emocional e certifique-se de estar confortável.
  6. Opte por massagens. Massageie a região dos ovários com movimentos circulares e suaves. Faça uso de óleos essenciais ou de massagem. Os mais indicados para a cólica são óleos essenciais de sálvia, alecrim e ciprestes.
  7. Use essências para diminuir a cólica menstrual forte. Uma técnica não muito conhecida é a inalação de essências de plantas e flores. Elas ajudam a aliviar a tensão muscular e, por consequência, relaxam. Bons exemplos de essências que ajudam com a cólica são a lavanda, bálsamo, manjerona, menta e alecrim.

Cólica menstrual forte: remédios para aliviar

Se você necessita aliviar a cólica menstrual no trabalho, na faculdade, colégio ou demais situações em que você necessite do alívio rápido da dor, pode sempre apostar em remédios analgésicos, como o ibuprofeno. É o método mais ágil de aliviar dores (seja cólica ou dor em qualquer outra região do corpo), e age de forma rápida. Prefira tratar a cólica da maneira mais natural possível, mas, quando não tiver outra opção, remédios analgésicos são sempre uma boa pedida.

Outro jeito de para cólica imediatamente consiste em usar um aparelho chamado Livia que erradica a dor de forma imediata. Saiba tudo sobre este método no artigo Livia para cólicas menstruais.

Lembre-se: se você sofre com muitas dores durante o período menstrual de forma que te impossibilite de trabalhar ou de executar algumas tarefas, é a hora de consultar um médico ginecologista para fazer o acompanhamento necessário.

Comer doce diminui a cólica menstrual forte?

É comum que, nesse período chato que acompanha tensão pré-menstrual, cólica e menstruação, as mulheres fiquem mais sensíveis e descontem muito de suas frustrações na comida - principalmente em doces. Não é algo sem fundamento: é comum que, nesse período, o corpo perca ou deixe de produzir alguns nutrientes importantes e, na ânsia de recuperá-los, vem a compulsão por alimentos que contenham esses nutrientes perdidos.

Uma série de mudanças hormonais acometem as mulheres em período pré-menstrual. Um exemplo é a queda de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Para produzir serotonina, o corpo precisa de uma substância chamada triptofano, encontrada no chocolate. Outros nutrientes que sofrem alterações nesse período são magnésio, cálcio e ferro, que também são encontrados no chocolate. Ao comê-lo, ativa-se no cérebro as áreas responsáveis pelo prazer.

Porém, é preciso tomar cuidado: apesar dos benefícios do chocolate nessa temida época do mês, lembre-se que ele contém excesso de gordura e açúcar, o que pode agravar alguns sintomas da TPM, além de fazerem mal para a saúde como um todo se comido em excesso. Portanto, comer chocolate ajuda a aliviar a cólica, desde que seja de forma moderada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cólica menstrual forte: como aliviar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.