Partilhar

Com que frequência deve trocar os óculos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Com que frequência deve trocar os óculos

O uso de óculos ou lentes é essencial para o tratamento de condições oculares e corrigir os problemas de visão que ponham em risco a nossa saúde. No entanto, para que os óculos possam nos servir de ajuda e exercer sua função corretamente, será imprescindível que estejam em bom estado, bem como tenham o tipo de lente requerido especificamente para melhorar nossos problemas de vista. Por isso, no artigo seguinte de umComo damos resposta à pergunta com que frequência deve trocar os óculos para que saiba exatamente a frequência com a qual deve revisar o estado de suas lentes.

Também lhe pode interessar: Como escolher óculos de grau

Quando deve trocar os óculos?

Ainda que muitas vezes não pensemos em trocar de óculos até que as lentes estejam arranhadas, quebradas ou tenham qualquer outro problema, isso não é o recomendado nem o adequado para manter em boas condições nossa saúde ocular. Os especialistas assinalam que devemos ter em conta que os óculos supõem uma ajuda ótica para compensar os problemas de visão provocados por condições oculares, e que por isso, será a evolução destas mesmas que deverão estabelecer a necessidade de mudar as lentes velhas por outras novas.

Assim, a recomendação geral para saber se devemos trocar os óculos é ir ao oftalmologista uma vez ao ano, no mínimo, para que seja ele quem, após a realização dos exames oportunos, nos indique se precisamos modificar a graduação das lentes. Além disso, se ao usar seus óculos atuais você percebe sintomas como visão turva, incômodo nos olhos, dores de cabeça, pisca constantemente, cansaço, entre outros, será fundamental que visite o oculista o quanto antes, já que isto é sinal de que suas lentes não são as ideais para melhorar sua vista.

Como escolher os óculos?

Na hora de adquirir óculos novos, é importante deixar-se guiar pelos critérios e as recomendações do optometrista, já que o tipo de lente se determinará com base no defeito de visão que tiver e ao grau de gravidade do mesmo. É aconselhável ir sempre a um estabelecimento de confiança e que conte com ampla experiência no setor.

Se além das lentes também quer trocar a armação dos seus óculos mas não sabe muito bem qual escolher, pode consultar o artigo Como escolher óculos adequados para seu rosto. Você encontrará conselhos muito úteis que ajudarão a encontrar a armação mais favorecedora para a forma de seu rosto.

Manter os óculos em bom estado

Quando usamos óculos diariamente é essencial reparar no seu cuidado e limpeza, se queremos mantê-los em perfeito estado durante muito tempo. Por isso, para evitar que se estraguem rápido, limpe as lentes com frequência com um pano especial e tente guardá-los sempre em seu estojo protetor.

Recomendamos a você ler o artigo Como limpar as lentes dos óculos para ver outros cuidados eficazes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência deve trocar os óculos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Com que frequência deve trocar os óculos

O que lhe pareceu o artigo?

Com que frequência deve trocar os óculos
Com que frequência deve trocar os óculos

Voltar ao topo da página