Com que frequência posso tomar laxante

Com que frequência posso tomar laxante
Imagem: stomachum.ru

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o laxante é um remédio que deve ser usado com muito cuidado. Caso contrário, o seu uso indiscriminado pode causar danos à saúde. Para responder à pergunta: com que frequência posso tomar laxante e quando ele é realmente necessário, confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Os laxantes são tomados por quem sofre de prisão de ventre severa, embora existam pessoas que acreditem que o remédio também ajude a emagrecer. A questão é que ele apenas tem a função de eliminar o alimento digerido, quando o organismo está com dificuldades de fazer isso sozinho. Porém, a maioria dos casos de prisão de ventre pode ser tratada de outras maneiras, como uma dieta rica em fibras e a ingestão de muita água todos os dias.

Imagem: resumodanet.com
2

Quando o organismo realmente possui dificuldades de eliminar as fezes, os médicos prescrevem o uso de laxantes, que mesmo nesses casos devem ser usados com moderação. Se o medicamento for tomado de forma indiscriminada, o intestino fica preguiçoso e não conseguirá mais excretar as fezes, quando necessário, sem uma ajudinha, já que logo após o seu uso os resultados são instantâneos.

3

Não praticar exercícios físicos e ter um estilo de vida sedentário também pode favorecer a prisão de ventre. Mas quando o indivíduo faz atividades, tem uma alimentação equilibrada e bebe água em abundância e, mesmo assim, está com o intestino trancado, o mais indicado é consultar um médico. Apenas o especialista pode receitar o uso de laxantes, que são necessários quando o paciente sofre de constipação crônica, o que pode ser diagnosticado somente pelo profissional.

4

Quanto à frequência de tomar laxante vai depender exclusivamente do tratamento indicado pelo especialista. Além de tornar o intestino dependente do laxante para eliminar as fezes, quando o remédio é usado incorretamente outras consequências acometem o indivíduo. Entre elas, diarreia, tonturas e desconforto abdominal. Porém, esses são efeitos colaterais leves, já que o laxante tomado sem necessidade pode queimar o intestino, causando graves irritações.

5

Além disso, o efeito do laxante pode mudar a mucosa e a flora intestinal, dando início ao afinamento do intestino. Já o intestino grosso pode perder as suas “dobrinhas” e, assim, ele fica mais comprido, tornando mais longo o caminho das fezes até serem excretadas. Com isso, o laxante pode, inclusive, causar constipação, perdendo todo o seu propósito inicial e mesmo causando o quadro que fez com que fosse tomado.

6

Vale lembrar ainda que ao usar laxante, não serão apenas as fezes que serão eliminadas, mas sim, a água do organismo, nutrientes essenciais e sais minerais. Esse quadro pode causar até mesmo desidratação, motivo pelo qual a pessoa pode sentir-se com fraqueza no corpo também. Além disso, mesmo os laxantes naturais, feitos à base de plantas, podem provocar os mesmos efeitos colaterais.

Imagem: vitalin.com.br
7

Os laxantes são contraindicados a mulheres que estejam grávidas, principalmente, no terceiro trimestre, a crianças e a pessoas que tenham problemas abdominais agudos ou que sejam sensíveis a algum dos componentes da fórmula. Pacientes com desidratação e que estejam tomando medicamentos diuréticos também não devem fazer uso de laxantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência posso tomar laxante, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.