Com que frequência se deve defecar

Com que frequência se deve defecar

O organismo precisa limpar-se de forma interna para gozar de um estado de saúde ótimo, e isto é algo que se realiza através dos alimentos que comemos diariamente, da água que ingerimos e, claro, através de um processo fundamental: a evacuação, que deve ser periódica e abundante. No entanto, este processo funciona de forma muito diferente em cada pessoa dependendo de quais sejam seus hábitos de vida, já que quando estes não são os mais adequados, a evacuação pode ser difícil e derivar em problemas de prisão de ventre. No seguinte artigo de umComo damos resposta a uma pergunta muito frequente em torno desta questão: Com que frequência se deve defecar?, algo que é necessário saber a fim de proteger nossa saúde gastrointestinal a todo o momento.

Importância de defecar diariamente

O organismo precisa de eliminar as substâncias de dejeto que se ingerem diariamente junto com os nutrientes dos alimentos através da evacuação, e se esta ação não for realizada de forma frequente ou for atrasada continuamente, pode chegar a ser muito prejudicial para a saúde. Tenha em consideração que quando estamos vários dias sem defecar, as fezes vão se acumulando e dilatando, chegando a deformar os intestinos e a danificar a mucosa intestinal. Além disso, tanto os resíduos como os gases se não forem expulsos provocam que a flora intestinal seja bem mais vulnerável ao ataque de bactérias e de agentes contaminantes provenientes do exterior.

Com que frequência se deve defecar

Para dar resposta à questão de com que frequência se deve defecar, deve-se saber que os especialistas assinalam que é normal que o corpo humano precise evacuar de duas a três vezes ao dia. E quando esta condição é cumprida é sinônimo de que os intestinos funcionam corretamente, que têm a capacidade de absorver aquelas substâncias que são nutritivas e a água, eliminando ao mesmo tempo as substâncias tóxicas. Além disso, se os intestinos forem esvaziados de forma adequada, as fezes são expulsadas com facilidade e não contam com um cheiro forte e intenso demais.

Fatores que propiciam o trânsito intestinal lento

Pelo contrário, são muitas as pessoas que sofrem de problemas de trânsito intestinal muito lento ou constipação em sua vida diária. E entre os fatores mais comuns que influenciam no inadequado funcionamento do trânsito intestinal encontramos:

  • Dietas pobres em fibra e ricas em açúcares e gorduras saturadas.
  • Insuficiente consumo de água diário.
  • Levar um estilo de vida sedentário.
  • Fatores emocionais como o estresse, a ansiedade ou o nervosismo.
  • Adiamento do momento de ir ao banheiro.

Se você sofre de constipação de forma prolongada, o melhor é procurar seu médico para determinar qual é a causa exata e receber o tratamento adequado. Em umComo você pode ver conselhos muito úteis que ajudarão você a evitar a prisão de ventre e a aliviar as doenças que esta condição provoca; consulte os seguintes artigos para descobri-los:

  • Como evitar a constipação
  • Como tratar a constipação
  • Alimentos para a constipação
  • Como combater a prisão de ventre de forma natural

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência se deve defecar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.