Partilhar
Partilhar em:

Com que idade começa a menopausa?

Com que idade começa a menopausa?

A menopausa é um processo fisiológico que aparece de forma natural nas mulheres e que consiste na perda definitiva da menstruação. O aparecimento da menopausa não é uma ciência exata embora geralmente comece uma vez passados mais de 12 meses seguidos sem ter a menstruação ou com amenorreia. Também é um fator muito importante a idade com que este processo começa, uma vez que pode influenciar tanto na intensidade dos sintomas como na vida da mulher em geral. De seguida no umCOMO vamos lhe explicar com que idade começa a menopausa, assim como os fatores que influenciam no aparecimento desta.

Também lhe pode interessar: Como começa a menopausa

Idade do início da menopausa

Tal como já referimos, a menopausa é um processo biológico que ocorre quando uma mulher tem uma ausência da menstruação durante mais de 12 meses consecutivos. Esta perda da menstruação acontece porque os ovários deixam de produzir hormônios sexuais como os estrógenos e a progesterona.

A idade a que começa a menopausa não se pode saber de forma exata, mas no geral, costuma aparecer entre os 45 e os 55 anos, sendo os 51 anos a idade média em que a menopausa começa. Além disso, podemos classificar a menopausa em três tipos dependendo da idade que a mulher tiver.

Tipos de menopausa segundo a idade da mulher

  • Menopausa fisiológica: é o processo biológico que aparece dentro de uma idade normal de forma natural (desde os 45 até aos 55 anos).
  • Menopausa precoce: denomina-se assim porque antes do que seria uma idade normal (antes dos 40 anos até aos 45 anos). Este tipo de menopausa costuma afetar 2% das mulheres e os sintomas deste processo costumam ser mais intensos.
  • Menopausa tardia: tal como indica o nome, é o tipo de menopausa que aparece mais tarde que o normal (entre os 55 e os 60 anos). No geral, este atraso da menopausa costuma ser provocado por problemas de obesidade.

A pré-menopausa: sinais de que a menopausa está perto

Uma vez que saibamos com que idade começa a menopausa, e que pode depender de cada caso, é importante saber que sintomas indicam que a menopausa está perto. Este período conhece-se como pré-menopausa e costuma ocorrer durante uns anos antes da menopausa aparecer, pode chegar a durar entre 2 e 7 anos, pelo que a pré-menopausa pode começar desde os 40 anos até aos 50 anos. Durante este período de tempo começam a acontecer mudanças no fluxo menstrual, uma vez que os ovários começam a produzir menos estrógenos e hormônios sexuais, o que também leva aos seguintes sintomas:

  • Ciclo menstrual irregular: pode acontecer ter a menstruação num mês e no mês seguinte não aparecer. Além disso, o fluxo menstrual pode apresentar algumas mudanças tanto na quantidade como na cor.
  • Afrontamentos ou calores: podem durar alguns minutos e costumam começar no corpo e passar para o rosto.
  • Perda do fluxo vaginal: reduz-se a quantidade de fluxo produzindo secura e diminuição do desejo sexual.
  • Palpitações no peito: estas são produzidas pelo estresse e mudanças da temperatura do corpo.
  • Aumento de peso: o aumento de peso costuma ser acompanhando pela perda de massa muscular.
  • Mudanças na pele: como secura e aumento de rugas.
  • Mudanças no estado de ânimo: depressão, angustia e ansiedade.

7 fatores que influenciam no aparecimento da menopausa

Existem certos fatores que podem influenciar a que a menopausa comece mais cedo ou mais tarde. Entre eles encontram-se os seguintes:

  • Antecedentes familiares: é muito provável que a sua menopausa comece mais ou menos à mesma idade que a sua mãe ou irmã mais velha (se tiver).
  • Tabagismo: as mulheres que são fumadoras (ou que foram) têm mais probabilidades da menopausa começar mais cedo da média normal.
  • Álcool: também influencia na idade a que aparece a menopausa, da mesma forma que o tabaco.
  • Estresse: costuma aparecer mais cedo nas mulheres que tiveram muitos problemas de estresse ou de ansiedade durante a sua vida.
  • Alimentação pouco equilibrada: também pode aparecer antes se tiver tido uma má alimentação.
  • Atividade física: uma mulher atleta ou que realizou rotinas de exercícios de rendimento alto costuma começar antes a menopausa.
  • Uso de anticoncepcionais hormonais e cirurgias: o uso de hormônios ou operações como a ligadura de trompas também adiantam a idade a que aparece a menopausa.

Agora que já conhece todos os detalhes sobre a menopausa, recomendamos que leia este outro artigo do umCOMO no qual lhe explicamos como saber se a menopausa acabou.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade começa a menopausa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Com que idade começa a menopausa?

Com que idade começa a menopausa?
1 de 2
Com que idade começa a menopausa?