Com tratar um terçol

Com tratar um terçol
Imagem: happy-giraffe.ru

Quase todo o mundo já teve um terçol alguma vez e sabe o quão incômodo esta protuberância pode ser. Trata-se de uma infeção bacteriana que aparece no canto da pálpebra do olho manifestando-se em forma de inchaço. Como sabe, o terçol desaparece em alguns dias, no entanto pode contribuir para tratar o terçol rapidamente se seguir certos conselhos que lhe indicamos de seguida em umComo.

Vai precisar de:
  • Água e camomila morna
  • Gaze ou compressas
  • Pijama largo ou camisola
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que os terçóis são contagiosos pelo fato de se deverem a uma infeção bacteriana, de maneira que deverá evitar partilhar toalhas e roupa com outras pessoas, para que não lhes apareça a elas também. Além disso, não deverá tocar no terçol, porque poderia infetar devido a sujidades das mãos e piorar. Consulte aqui outras medidas sobre como evitar o contágio do terçol.

2

Para reduzir a inflamação do terçol, ferva água com um pouco de camomila e aplique-a sobre o olho doente sem deixar que esfrie demasiado, mas com cuidado para não se queimar. Aplique a camomila com a ajuda de uma gaze ou compressa e repita-o várias vezes ao dia durante cerca de 10 minutos. O calor favorecerá o seu desaparecimento e a camomila ajudará a desinflamá-lo. Junto a esta solução, neste outro artigo poderá encontrar outros remédios caseiros para eliminar o terçol.

Imagem: ecooesfera.com
3

Embora o terçol consista no inchaço do olho, nunca deveremos aplicar gelo para o reduzir, pois o tratamento contra os terçóis deve ser o calor. Desta forma, fazemos com que o terçol se desenvolva e se abra, e que a gordura que tem no seu interior saia espontaneamente.

4

É por isso que para eliminar os terçóis existe a tradição - que tem passado de boca em boca - de procurar um objeto de ouro, como um anel ou aliança, esfregá-lo sobre um pano ou alguma peça de roupa para que aqueça e depois colocá-lo sobre o terçol. Uma variante é aquecer uma colher, deixar esfriar um pouco e colocá-la sobre a protuberância.

Imagem: vivastreet.cl
5

Além disso, o médico poderá lhe receitar pomadas antibióticas para eliminar as bactérias causadoras do terçol. Deverá aplicá-las seguindo as instruções do seu médico e, sobretudo, com as mãos bem limpas para não piorar a infeção. Consulte este outro artigo, se quiser saber mais sobre por que saem os terçóis.

Imagem: detusalud.com
6

Na hora de dormir, recomenda-se usar um pijama largo ou uma camisa de dormir que lhe permita fazer um nó na altura da cintura, no lado contrário do terçol; se por exemplo o terçol estiver no olho direito, faça o nó no lado esquerdo.

Embora pareça um ritual estranho, isto favorece simplesmente que durma sobre o olho doente, uma vez que o nó irá incomodá-lo e dará a volta na cama. Este truque acelera o desaparecimento do terçol pelo calor que você mesmo produz enquanto dorme. Em cerca de 2 noites é possível que o terçol desapareça.

Imagem: happy-giraffe.ru
7

É importante que não utilize maquiagem enquanto tiver o terçol, uma vez que pode agravar a infeção e contaminar os seus produtos. Embora não exista uma resposta exata, consulte o nosso artigo sobre quanto tempo dura um terçol para saber quantos dias deverá tomar estas medidas.

8

No caso de ter tratado o terçol com remédios caseiros, mas passados alguns dias o terçol persistir e provocar dores intensas, consulte o seu médico. Os terçóis recorrentes deverão ser examinados por um especialista, uma vez que em algumas ocasiões são sintoma de alguma outra infeção como pode ser uma baixa de defesas ou, no caso de não serem tratados corretamente, podem ter consequências graves.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com tratar um terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Seque os seus olhos com toalhas de papel para não contaminar as toalhas em casa.
  • Consulte o seu médico no caso dos terçóis serem persistentes ou recorrentes.