Comer manga e banana à noite faz mal?

Comer manga e banana à noite faz mal?

As frutas são essenciais para uma alimentação saudável, pois contribuem com vitaminas, nutrientes e antioxidantes para manter o nosso corpo saudável. Mas será que existe uma hora ideal para ingerir frutas? Sim! Especialistas dizem que a melhor altura para ingerir frutas é durante as primeiras horas da manhã, podendo ser também ingeridas no lanche da manhã e da tarde. Sendo o ideal comer 3 porções de fruta por dia, de preferência distribuídas nestes momentos. A banana e a manga são duas frutas queridinhas de muitas pessoas, mas será que é bom consumi-las antes de se deitar? Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra se comer manga e banana à noite faz mal.

Benefícios da banana para a saúde

A banana é uma fruta apreciada por muitos que pode ser consumida in natura ou em sucos, saladas de frutas, sorvetes, bolos, entre outras opções. Esta fruta conta com inúmeros benefícios para o nosso organismo, sendo os principais os seguintes:

  • Por ser rica em hidratos de carbono e potássio, é ótima para ajudar a repor energias.
  • Ajuda a regularizar o intestino, pois o seu conteúdo em taninos ajuda na reabsorção de água e eletrólitos, enquanto que o seu conteúdo em fibra solúvel ajuda a aumentar a consistência das evacuações. Por isso, é especialmente útil no caso de diarreia.
  • Previne cãibras musculares, por ser rica em potássio.
  • A banana nanica pode ser útil nos casos de prisão de ventre, pois esta variedade é rica em fibras insolúveis que ajudam a acelerar o trânsito intestinal.
  • Ajuda no combate à depressão, pois o seu conteúdo em triptofano, aminoácido responsável pela serotonina, o hormônio que nos ajuda a sentir bem, relaxados e de bom humor.
  • Reduz o apetite, pois produz uma sensação de saciedade.
  • Ajuda a manter unhas e cabelo saudáveis.
  • Diminuição a pressão arterial alta, uma vez que estimula a liberação de sódio por meio da urina.

Para além disso, a casca de banana apresenta vários benefícios não só para a saúde como também estéticos. Saiba como usar casca de banana em diferentes situações no nosso artigo.

Benefícios da manga para a saúde

A manga é uma fruta de polpa doce e fibrosa, que também é uma das preferidas de muitas pessoas e pode ser consumida in natura ou em sucos, bolos e outras preparações. Conheça todos os benefícios da manga para sua saúde de seguida:

  • Auxilia na redução do colesterol ruim no sangue, devido ao seu conteúdo em fibras e vitamina C.
  • Regula o nível de açúcar no sangue, devido a um antioxidante e polifenóis que ajudam reduzir a aborção de glicose no corpo e a restringir enzimas.
  • Melhora a função cerebral, devido ao seu conteúdo em vitamina B6.
  • Retarda o envelhecimento da pele e pigmentação, por ser rica em antioxidantes. Para além de ajudar a cicatrizar acne e espinhas.
  • Ajuda na digestão, diminuindo a acidez no estômago e garantindo um movimento intestinal adequado.
  • O seu conteúdo em antioxidantes demonstrou-se eficaz na prevenção do câncer, como o de boca e pulmão.

Consumir as frutas à noite

Como viu, tanto a manga como a banana possuem vários benefícios para a saúde, por isso comer manga e banana à noite não faz mal. Por se tratarem de frutas ricas em fibras e nutrientes que ajudam a regular o intestino e por serem de fácil digestão, pode comê-las à noite. No entanto, comer manga e banana ou qualquer outra fruta à noite, pode fazer mal se consumida em grandes quantidades ou próximo da hora de se deitar. Comer fruta à noite em excesso ou próximo da hora de dormir pode provocar azia, má digestão e refluxo. E se sofrer de intestino preso, é recomendável evitar a banana tipo prata tanto à noite como de dia.

Então, comer manga e banana à noite não faz mal desde que o faça em quantidades moderadas e não próximo à hora de se deitar. Lembre-se que a melhor altura do dia para consumir frutas é nas primeiras horas da manhã e nos lanches da manhã e tarde. É importante referir também que a melhor forma de consumir banana e manga ou qualquer outra fruta é na sua forma natural.

Veja também: Por que tenho azia quando como banana?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer manga e banana à noite faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.