Partilhar

Comer massa de bolo crua faz mal?

Por Diana Oliveira. Atualizado: 3 dezembro 2019
Comer massa de bolo crua faz mal?

As sobremesas são algo irresistível para quase todos nós. Cozinhar doces pode ser bem divertido, mas também difícil de resistir. Quem nunca deu aquela colherada na massa de bolo crua? Na hora de colocar a massa no forno, se estiver sozinho não terá grandes problemas, mas se cozinhar em grupo, todos vão querer rapar a taça da massa crua. Mas afinal de contas, comer massa de bolo crua faz mal? Saiba com o umComo a resposta e cuide da sua saúde.

Também lhe pode interessar: Comer miojo faz mal para a saúde?

Alimentos crus

Quando coloca a mistura de massa de bolo para assar, sobra sempre algo na vasilha. Para muitos é quase irresistível não rapar tudo com uma colher. Mas saiba que comer massa de bolo crua pode causar infecções e outros efeitos colaterais.

Antes de colocar a massa de bolo para assar, todos os ingredientes estão crus. Está então correndo o risco de se contaminar com salmonela, uma bactéria capaz de deixar você com diarreia e vômitos. O alimento mais perigoso na confecção dos bolos são os ovos crus, pois eles podem estar contaminados.

Para fugir a esta doença, os médicos recomendam que cozinhe todos os alimentos antes de consumir. O calor da confecção acaba por matar todas as bactérias, eliminando o risco de contaminação. Normalmente os sintomas passam rapidamente e esta infecção desaparece sem grandes problemas. Mas em casos mais graves, a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea, através do intestino e pode mesmo levar à morte.

Mas não são apenas os ovos que causam perigo à saúde. A farinha deriva de um grão que é cultivado no campo que, por norma, não é tratado. Ela pode então conter bactérias resultantes de resíduos animais, que podem contaminar o alimento. Geralmente as embalagens de farinha trazem o tempo recomendado de cozinhamento.

Ao cozinhar com alimentos crus tenha sempre atenção e lave as mãos com regularidade. Procure ter os alimentos crus separados, evitando a contaminação com os demais.

Comer massa de bolo crua faz mal? - Alimentos crus

Salmonelose

Esta infecção é causada por bactérias da salmonela, que são bastante nocivas para o ser humano. A salmonelose é uma das principais fontes de intoxicações alimentares e um dos principais meios de transmissão desta infecção são produtos laticínios e de origem animal. Ela ocorre muitas vezes quando os microrganismos acabam infectando as galinhas, que colocam os ovos que vamos ingerir. A infecção acontece então primeiro na galinha, que transmite a bactéria para os ovos, que consequentemente pode chegar até nós. Não há forma de identificar os ovos que estão infectados, por isso a melhor solução é sempre cozinhá-los.

Os sintomas surgem entre 8 a 72 horas, depois da salmonela entrar no nosso organismo. Eles são semelhantes aos de uma gastroenterite, começando por náuseas e vômitos. O organismo tenta eliminar as bactérias através de diarreias e em algumas infecções ocorre o sangramento nas fezes. Dores abdominais e musculares são também sintomas comuns.

Se suspeitar que tem salmonelose é aconselhável que se dirija ao médico para que receba o tratamento adequado. O melhor mesmo é se precaver desta infecção. No caso da massa de bolo crua, tente resistir e evite comer. Se tiver crianças, pense que elas são mais fracas e que o organismo ainda não é forte o suficiente para suportar certas invasões bacterianas.

Comer massa de bolo crua faz mal? - Salmonelose

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comer massa de bolo crua faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Comer massa de bolo crua faz mal?

Comer massa de bolo crua faz mal?
1 de 3
Comer massa de bolo crua faz mal?

Voltar ao topo da página