Partilhar

Como a idade afeta a fertilidade masculina

Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 fevereiro 2019

Ao contrário do que muitas pessoas possam achar ainda, quando uma mulher não consegue engravidar o problema pode estar na fertilidade do homem também. Hoje em dia, a ciência já tem conhecimento de que os espermatozoides perdem a sua capacidade de fecundar o óvulo com o passar do tempo. Se você quer saber como a idade afeta a fertilidade masculina confira as informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como conhecer meu nível de fertilidade
Passos a seguir:
1

Embora os homens possam ter filhos depois de chegarem à casa dos 70 anos, ao contrário das mulheres que, ao entrarem na menopausa, por volta dos 50 anos, a ausência de ovulação não permite mais que tenham filhos, a idade afeta a fertilidade masculina também. Um dos principais aspectos que muda com o passar dos anos é o fato de homens, à medida que envelhecem, demoram mais para conseguir engravidar uma mulher, mesmo que ela seja muito mais nova do que ele.

Como a idade afeta a fertilidade masculina - Passo 1
2

O que colabora para que os homens possam ter filhos por mais tempo que as mulheres são as mudanças hormonais que sofrem, as quais acontecem de modo muito mais gradual em comparação ao sexo feminino. Nas mulheres, por exemplo, depois de uma determinada idade, o estrogênio tem uma significativa queda em seus níveis, o que não inviabiliza necessariamente uma gravidez. Mas nesse caso as chances do bebê nascer com problemas cromossômicos são maiores.

3

No entanto, a idade avançada do homem também pode interferir no risco de problemas cromossômicos no feto. Mesmo que o sexo masculino produza espermatozoides por toda a sua vida, ocorre uma queda na sua fertilidade com a idade. Isso ocorre porque homens à medida que envelhecem começam a produzir menos testosterona. Isso significa que a qualidade dos seus espermatozoides diminui com o tempo, bem como o seu volume.

4

Outro aspecto é que os espermatozoides dos homens mais velhos são mais “preguiçosos” e, por isso, tornam-se menos ágeis em fecundar o óvulo, dificultando o início de uma gestação. A morfologia do espermatozoide, ou seja, o seu formato, é outra característica que sofre mudanças, sendo que isso significa um conteúdo genético de baixa qualidade e, por consequência, mais propenso a desencadear uma anormalidade na hora da fecundação.

5

Tudo isso é comprovado por estudos que apontam que pais mais velhos têm mais chances de terem filhos com Síndrome de Down e esquizofrenia. No entanto, isso também se deve à idade da mãe. O nanismo é outro problema associado a pais mais velhos, no entanto, essa doença é mais rara e os estudos não foram conclusivos. Essas doenças genéticas acontecem porque o organismo dos homens idosos tem maior dificuldade em se desfazer dos espermatozoides de má qualidade que possuem.

6

Por outro lado, o corpo dos homens mais jovens automaticamente se livra deles. O aborto espontâneo também conta com um risco maior de acontecer quando os pais são mais velhos. No entanto, alguns hábitos podem manter os espermatozoides dos homens saudáveis por um tempo prolongado. Entre eles, uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas e evitar o tabagismo e o excesso de álcool.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a idade afeta a fertilidade masculina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como a idade afeta a fertilidade masculina

1 de 3

Voltar ao topo da página