Partilhar

Como acabar com a azia na gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com a azia na gravidez

A gravidez é um período de grandes transformações e, embora os sintomas típicos da gestação possam variar de pessoa para pessoa, existem alguns que são característicos e normais como é o caso da azia. A azia é um sintoma que pode surgir durante a gravidez, mesmo que a mulher nunca tenha passado por isso antes. Por isso, se você nunca teve azia, saiba que esta condição se carateriza por uma sensação de queimação ou ardência que vai do estômago à garganta. Se quer saber como acabar com a azia na gravidez, continue lendo este artigo de umComo e se informe conosco.

Também lhe pode interessar: Corrimento verde na gravidez é normal?

Causas da azia na gravidez

Em primeiro lugar, vamos perceber porque é normal a azia ocorrer durante a gestação, principal no final da mesma. A azia ocorre devido às alterações físicas e hormonais que estão acontecendo no corpo da gestante. Nesta fase o útero vai ocupando cada vez mais espaço, o que faz com que o intestino e estômago fiquem mais pressionados e, por conseguinte a digestão fique mais lenta. Com tudo isso, há uma maior acumulação de gases no estômago que contribui para um refluxo do bolo alimentar até à garganta.

Para além disso, o aumento da produção da progesterona no corpo durante a gravidez também é outra das causas da azia nesta fase. Este hormônio faz com que a válvula que separa o estômago do esófago relaxe e os ácidos gástricos subam para o esôfago, causando aquela sensação de queimação e ardência na garganta e peito, para além do sabor ácido na boca.

Como acabar com a azia na gravidez - Causas da azia na gravidez

Como aliviar a azia na gravidez

Pode ser que você não consiga acabar de vez com a azia na gravidez, pois ela pode ir e voltar durante esta fase, acabando apenas por desaparecer quando o bebê nascer. Mas existem alguns conselhos que você poderá aplicar para minimizar os efeitos incômodos da azia durante a gravidez.

Uma dica para quando você estiver sentido azia é comer um pedaço de pão ou duas bolachas de água e sal. Estes dois alimentos vão ajudar a absorver o ácido estomacal e a minimizar a queimação própria da azia. É importante que enquanto você estiver sentindo azia não beba água ou outro líquido, pois isso só vai piorar a situação.

Se mesmo assim os sintomas da azia na gravidez não minimizarem e forem realmente incômodos, então o melhor será você consultar o seu médico, ele poderá receitar um remédio para acabar com a azia. É muito importante que, especialmente durante a gravidez, não se automedique e procure sempre o seu médico para saber o que é mais indicado você tomar.

Como acabar com a azia na gravidez - Como aliviar a azia na gravidez

Como evitar a azia na gravidez

Você pode facilmente evitar a azia na gravidez apenas com alguns mudanças na sua alimentação. Para evitar a azia na gravidez você deve evitar comer alimentos fritos, gordurosos ou ácidos, pratos muito condimentados, frutas cítricas, tomate, vinagre, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, café e chocolate. Você deve optar por uma alimentação mais saudável e fazendo várias refeições ao dia e em pequenas porções, ou seja, comer pouco mas muitas vezes ao dia.

É importante que durante a refeição evite beber água ou outros líquidos e que, opte antes por beber entre as refeições. Para facilitar a digestão, também é importante que você mastigue muito bem os alimentos. Outro cuidado que também pode ajudar é evitar se deitar logo após comer, sendo recomendável apenas se deitar após, no mínimo, uma hora depois das refeições. Algo que também pode ajudar é elevar a cabeceira da cama, usando mais travesseiros ou colocando um pedaço de madeira por baixo dos pés da cama.

Procure controlar sempre o seu peso na gravidez e opte por usar roupas confortáveis e largas, assim você tem mais chances de conseguir evitar a azia na gravidez.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a azia na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como acabar com a azia na gravidez

Como acabar com a azia na gravidez
1 de 3
Como acabar com a azia na gravidez

Voltar ao topo da página