Partilhar

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes

Sofre de prisão de ventre? Quando o trânsito intestinal está alterado, faz com que o intestino não trabalhe normalmente e, portanto, a expulsão das fezes do organismo seja mais complicada e incômoda do que normalmente. As causas da prisão de ventre são várias: desde uma má alimentação a passar momentos de estresse ou ter uma vida sedentária. Seja como for, a verdade é que pode tratar esta condição sem a necessidade de recorrer a medicamentos ou químicos como laxantes que podem causar efeitos secundários dolorosos. Neste artigo de umComo vamos contar para você como acabar com a prisão de ventre sem laxantes para que conheça os hábitos de vida saudáveis que conseguirão fazer com que o seu corpo funcione melhor.

Também lhe pode interessar: Como tratar a prisão de ventre
Passos a seguir:
1

Seguir uma alimentação saudável é algo fundamental para poder desfrutar de um funcionamento intestinal melhor. As frutas são ingredientes repletos de fibra, por isso, são altamente recomendados na nossa dieta uma vez que nos ajudarão a depurar o organismo a partir de dentro. Entre as frutas para a prisão de ventre destacamos as seguintes:

  • Kiwi: tem uma grande quantidade de fibra, pelo que é adequada para tratar a prisão de ventre sem laxantes. Esta fruta tem uma enzima que se conhece como actinidina e contribui para que a digestão seja mais leve e evita que se formem gases na barriga. Ingerindo kiwi todas as manhãs ao acordar conseguirá regular o seu trânsito intestinal e reduzir a prisão de ventre.
  • Laranja: esta fruta contém grandes doses de ácido cítrico pelo que é ideal para dissolver os resíduos orgânicos e melhorar a digestão dos alimentos. Além disso, tem uma grande quantidade de fibra que fomenta o trânsito intestinal. Recomenda-se consumir um suco de laranja todas as manhãs ao acordar para fomentar o movimento intestinal e depurar o organismo naturalmente.

Além destas, existem muitas mais frutas para a prisão de ventre como as ameixas, as peras e o figo.

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 1
2

Assim como as frutas são alimentos com grandes quantidades de fibra, a verdade é que algumas verduras também são ricas neste nutriente pelo que se quer acabar com a prisão de ventre sem laxantes é recomendável que adicione alguma delas à sua dieta. Por exemplo, as alcachofras são ricas em mucilagens e inulina, dois componentes que ajudam a melhor o trânsito intestino, uma vez que estimulam os músculos da zona.

A cenoura também é outra verdura recomendada para aliviar os gases e o inchaço e, de fato, são consideradas como laxantes naturais devido à sua grande quantidade de fibra solúvel e o seu conteúdo em água que ajuda na eliminação de toxinas. Mas não são as únicas: as couves, as acelgas ou aspargos também são ideias para tratar esta condição. Neste artigo de umComo pode ver quais as verduras boas para a prisão de ventre.

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 2
3

Como vê, a regra geral para conseguir tratar a prisão de ventre é incorporar na sua dieta alimentos ricos em fibra porque estes nutrientes conseguem melhorar o trânsito intestinal e regulá-lo de forma natural. Assim, além das frutas e verduras que acabamos de referir também pode incorporar à sua dieta todos os alimentos ricos em fibra como, por exemplo, os cereais ou as farinhas integrais: arroz integral, pão integral, massa integral, etc. Tomando este tipo de carboidratos consegue regular o seu organismo e fomentar a eliminação de toxinas.

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 3
4

A naturopatia também dá uma resposta para tratar condições como a prisão de ventre. Este tipo de medicina procura na natureza as propriedades medicinais que podem nos ajudar a prevenir ou tratar algumas condições em concreto e as flores de Bach são uma terapia ideal para acabar com a prisão de ventre. No entanto, recomendamos que antes de começar a tratar-se consulte um especialista que lhe indique as flores que estão recomendados. Em linhas gerais deve saber que as que melhores resultados são:

  • Scleranthus
  • Honeysuckle
  • Impatiens
  • Star of Bethlehem
  • Rock Rose
  • Rock Water
  • Crab Apple
  • Chicory
  • Agrimony
  • Larch
  • Mimulus

Não obstante, consulte um naturopata se quiser tratar a sua prisão de ventre com flores de Bach.

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 4
5

Além da alimentação também é importante ter o corpo em um estado de saúde ótima para poder ir ao banheiro de forma regular. Por isso, é recomendável que esteja corretamente hidratado ingerindo de 1,5 a 2 litros de água por dia, algo que conseguirá aliviar sua prisão de ventre. O líquido é algo fundamental para que o organismo funcione bem e para que o intestino possa transitar sem nenhum tipo de problema, por isso, aumente o seu consumo de água por dia.

Sugestão: 4 Técnicas salvadoras para conseguir fazer o ~número 2~

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 5
6

O sedentarismo também é uma das causas mais frequentes da prisão de ventre. Quando praticamos exercício conseguimos mexer os nossos intestinos de forma natural e fazer com que a expulsão das fezes seja mais fácil. Por isso, é importante que siga uma rotina de treinamento diário que mantenha o seu corpo em um bom estado de saúde. Notará tanto por fora como por dentro.

Dica: Acesse esse artigo e descubra qual o melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras!

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes
1 de 7
Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes

Voltar ao topo da página