menu
Partilhar

Como acabar com a ressaca rapidamente

Como acabar com a ressaca rapidamente

Tem muita dor de cabeça? Sente-se como se lhe tivessem batido? Sente-se terrível como se o mundo estivesse para acabar hoje, mas solta um sorriso ao recordar a noite de ontem? Pois claramente está de ressaca e da mesma forma posso dizer-lhe para não se preocupar, se continuar a ler este artigo e seguir as dicas de umComo não terá problemas em acabar com a ressaca rapidamente.

Também lhe pode interessar: Como curar a ressaca

Os espargos eliminam a ressaca

Segundo um novo estudo, o espargo contém substâncias que ajudam a reverter os efeitos negativos do álcool sobre as células humanas. Infelizmente as folhas de espargo são muito mais potentes que a raiz do espargo que é o que comemos, ou seja, um extrato ou infusão de folhas de espargo seria mais eficaz mas uma boa salada de espargos pode ajudar a eliminar a ressaca rapidamente.

Como acabar com a ressaca rapidamente - Os espargos eliminam a ressaca

A cafeína acalma a ressaca

Em 2011, alguns investigadores fizeram estudos de laboratório com ratos e determinaram que o culpado das dores de cabeça que temos durante a ressaca é uma substância química chamada adenosina. O melhor antídoto é a cafeína.

Como acabar com a ressaca rapidamente - A cafeína acalma a ressaca

Medicamentos contra a ressaca

O mesmo estudo do ponto anterior, chegou a determinar que o melhor medicamento para lutar contra a ressaca era o ibuprofeno. Não tome aspirina, gelocatil ou similares. Os medicamentos metabolizam-se no fígado, que durante a ressaca não está propriamente bom para mais festas. O gelocatil (paracetamol) é incompatível com o álcool, faz o fígado trabalhar muito e a aspirina ataca bastante o estômago, além de ter um efeito anticoagulante, como o álcool, e também é inadequada para tratar as ressacas. O medicamento ideal é o Alka Selser (combinação de vários ativos) ou vitaminas.

Como acabar com a ressaca rapidamente - Medicamentos contra a ressaca

O extrato de cacto

Sim, o extrato de cacto aparentemente pode evitar a ressaca relacionada com náuseas e secura na boca, segundo um estudo realizado em 2004. No entanto, deve tomá-lo antes de beber. O extrato de cacto pode ser um tratamento preventivo exótico mas muito eficaz.

Como acabar com a ressaca rapidamente - O extrato de cacto

Um bom café da manhã

Os alimentos chave para ajudar a combater a ressaca são: um sanduíche de bacon e um suco de laranja. Pode parecer estranho mas os aminoácidos do bacon ajudam a lutar contra a ressaca. Alguns estudos dizem que a vitamina C ajuda a combater os efeitos secundários do álcool. Além disso, uns ovos mexidos podem ajudar, uma vez que em alguns estudos foi demonstrado que a cisteína, um composto dos ovos, pode ajudar a neutralizar o aldeído, uma das substâncias químicas que se acumulam no nosso corpo quando bebemos demasiado.

Como acabar com a ressaca rapidamente - Um bom café da manhã

O húmus

Em um estudo, os bebedores que tomaram piritinol, uma forma de vitamina B6, durante uma festa tiveram menos ressaca no dia seguinte que os que não tomaram a vitamina. O grão-de-bico é uma excelente fonte de vitamina B6, pode petiscar húmus enquanto bebe para se proteger das ressacas com antecedência. A vitamina B1 também pode ter um efeito protetor, e encontra-se em abundância nos espargos.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como disfarçar o cheiro de álcool.

Como acabar com a ressaca rapidamente - O húmus

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a ressaca rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Recomendamos-lhe que para eliminar a ressaca rapidamente beba muita água.
  • Para eliminar a ressaca existe uma lenda urbana que diz que deve beber mais álcool, isso não está certo e é prejudicial para a saúde.

Escrever comentário

1 comentário
Nídia Carmo
Grande lenda urbana!
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Sim, um primo de um amigo contou-me essa lenda :)
O melhor mesmo é seguir os nossos conselhos ;)
Como acabar com a ressaca rapidamente
1 de 7
Como acabar com a ressaca rapidamente

Voltar ao topo da página