As varizes

Como acabar com as varizes nas pernas

Como acabar com as varizes nas pernas

As varizes ocorrem quando o sangue se acumula nas veias provocando a sua dilatação e inflamação. Trata-se de uma condição que não afeta apenas quem sofre de forma estética, mas também quem sofre de grandes incômodos no dia a dia, e inclusive nos casos mais graves podem chegar a impedir a realização das atividades cotidianas. Apesar de existirem algumas recomendações para prevenir o seu aparecimento, muitas vezes são inevitáveis e, por isso, no seguinte artigo de umComo mostramos-lhe tudo o que precisa saber para acabar com as varizes nas pernas.

Também lhe pode interessar: Como evitar as varizes
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve ter em conta que a maioria dos tratamentos para as varizes são dirigidos para aliviar os sintomas que estas provocam e a impedir que se compliquem e agravem, uma vez que para as tratar de forma definitiva é necessária uma cirurgia ou intervenções menores que devem ser levadas a cabo por um médico especialista. Para isso, recomendamos que antes de selecionar qualquer tratamento para as varizes, consulte o seu médico para em função das suas caraterísticas pessoais, do tipo de variz e da sua localização, lhe indique qual é a melhor solução para si.

2

Para acabar com as varizes nas pernas, como dissemos, é possível recorrer a determinadas intervenções médicas como o laser ou a escleroterapia. Através de técnicas como estas, as varizes eliminam-se por completo e não voltam a aparecer, além disso deve se utilizar o método mais adequado para cada paciente em particular.

Por um lado, a intervenção com laser baseia-se na introdução de uma fibra óptica de laser dentro da variz para as fundir e conseguir, assim, que o organismo as destrua de forma progressiva. Por outro lado, a escleroterapia consiste em injetar dentro da veia afetada uma substância que fecha todas as paredes da mesma que cederam e perderam a sua rigidez. Em outros casos mais desenvolvidos, é possível que o médico possa sugerir a cirurgia tradicional ou a chamada microcirurgia, através da qual se elimina aquelas seções afetadas através de pequenas incisões.

Sugestão: É normal aparecer caroços após a cirurgia de varizes?

Como acabar com as varizes nas pernas - Passo 2
3

Lembre-se que deverá recorrer apenas a uma cirurgia por recomendação médica, e embora não as possa eliminar por completo, há certas medidas que pode adotar no seu dia a dia para aliviar as varizes e evitar o aparecimento de novas. Uma delas e muito importante para a sua saúde em geral é evitar o sobrepeso, pois este prejudica gravemente a sua circulação sanguínea favorecendo o aparecimento de varizes assim como o agravamento das já existentes. Siga uma dieta equilibrada e procure incluir alimentos para prevenir as varizes que lhe explicamos neste artigo.

Como acabar com as varizes nas pernas - Passo 3
4

A prática de exercício físico é igualmente importante no tratamento das varizes. Fazer exercício favorece a mobilidade dos músculos das pernas e impede que o fluxo sanguíneo se acumule e dê lugar à dilatação das veias. Informe-se nos seguintes artigos dos melhores esportes e os exercícios mais adequados para as varizes.

Como acabar com as varizes nas pernas - Passo 4
5

Entre os sintomas que originam as varizes encontramos dor, sensação de peso, cãibras, formigamento, coceira e inchaço, e se desejar para os aliviar pode recorrer a alguns tratamentos naturais eficazes para isso. Destacam-se os seguintes:

  • Massagens com vinagre de maçã.
  • Hidromassagens no duche alternando água fria e quente.
  • Aplicar polpa de aloe vera sobre a área afetada.
  • Massagens calmantes com óleos essenciais como a lavanda, alecrim ou tomilho. São ideais também para estimular a circulação sanguínea.
  • Aplicar cataplasmas de cavalinha.
Como acabar com as varizes nas pernas - Passo 5
6

Além de tudo isto para acabar com as varizes nas pernas, é fundamental que para prevenir a dilatação e inflamação de outras, utilize um calçado confortável que seja largo, evite o uso contínuo de roupa demasiado justa, mantenha as pernas em movimento e mude de posição, sobretudo, quando tiver que estar demasiado tempo parado de pé ou sentado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as varizes nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
maria das doresilva
tenho 58 anos tenho bastante vazinho de varizes nao tenho condicoes de fazer uma cirugia trabalho de faxineira gostaria de poder ficar livres destas varizes
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Confira as indicações do texto.
A sua avaliação:
cibele da silva arantes
tenho muitas varizes vou fazer alguns desses precedimentos
rosa Maria de oliveira
Boa tarde eu tem varizes posso fazer musculação ? Obrigado
Solange
Olá pessoal esse site é mesmo muito bom>
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Solange, muito obrigada valeu :) Continue a acompanhar-nos e a partilhar o nosso site ;)
Maria celeste ferreira
Segundo os cirurgiões vasculares e os angiologistas varizes são hereditários acredito,porém cura não sei tratamento pode ser,boa alimentação .
Sara
Rita desde já agradeço o seu comentário. Veja outros artigos nossos sobre varizes: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=varizes
rita de cassia mota nunes de souza
as minhas varizes são muitas o que eu faço para cura lá?
adriana
estou fazendo academia , agora tou percebendo que ta saindo varizes em mim . o que eu faço agora estou desesperada porque gosto da academia; ta so com 3 meses. me ajude. devo parar ?
1 de 5
Como acabar com as varizes nas pernas