Como acabar com as varizes nas pernas

Como acabar com as varizes nas pernas

As varizes ocorrem quando o sangue se acumula nas veias provocando a sua dilatação e inflamação. Trata-se de uma condição que não afeta apenas quem sofre de forma estética, mas também quem sofre de grandes incômodos no dia a dia, e inclusive nos casos mais graves podem chegar a impedir a realização das atividades cotidianas. Apesar de existirem algumas recomendações para prevenir o seu aparecimento, muitas vezes são inevitáveis e, por isso, no seguinte artigo de umComo mostramos-lhe tudo o que precisa saber para acabar com as varizes nas pernas.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve ter em conta que a maioria dos tratamentos para as varizes são dirigidos para aliviar os sintomas que estas provocam e a impedir que se compliquem e agravem, uma vez que para as tratar de forma definitiva é necessária uma cirurgia ou intervenções menores que devem ser levadas a cabo por um médico especialista. Para isso, recomendamos que antes de selecionar qualquer tratamento para as varizes, consulte o seu médico para em função das suas caraterísticas pessoais, do tipo de variz e da sua localização, lhe indique qual é a melhor solução para si.

2

Para acabar com as varizes nas pernas, como dissemos, é possível recorrer a determinadas intervenções médicas como o laser ou a escleroterapia. Através de técnicas como estas, as varizes eliminam-se por completo e não voltam a aparecer, além disso deve se utilizar o método mais adequado para cada paciente em particular.

Por um lado, a intervenção com laser baseia-se na introdução de uma fibra óptica de laser dentro da variz para as fundir e conseguir, assim, que o organismo as destrua de forma progressiva. Por outro lado, a escleroterapia consiste em injetar dentro da veia afetada uma substância que fecha todas as paredes da mesma que cederam e perderam a sua rigidez. Em outros casos mais desenvolvidos, é possível que o médico possa sugerir a cirurgia tradicional ou a chamada microcirurgia, através da qual se elimina aquelas seções afetadas através de pequenas incisões.

Sugestão: É normal aparecer caroços após a cirurgia de varizes?

3

Lembre-se que deverá recorrer apenas a uma cirurgia por recomendação médica, e embora não as possa eliminar por completo, há certas medidas que pode adotar no seu dia a dia para aliviar as varizes e evitar o aparecimento de novas. Uma delas e muito importante para a sua saúde em geral é evitar o sobrepeso, pois este prejudica gravemente a sua circulação sanguínea favorecendo o aparecimento de varizes assim como o agravamento das já existentes. Siga uma dieta equilibrada e procure incluir alimentos para prevenir as varizes que lhe explicamos neste artigo.

4

A prática de exercício físico é igualmente importante no tratamento das varizes. Fazer exercício favorece a mobilidade dos músculos das pernas e impede que o fluxo sanguíneo se acumule e dê lugar à dilatação das veias. Informe-se nos seguintes artigos dos melhores esportes e os exercícios mais adequados para as varizes.

5

Entre os sintomas que originam as varizes encontramos dor, sensação de peso, cãibras, formigamento, coceira e inchaço, e se desejar para os aliviar pode recorrer a alguns tratamentos naturais eficazes para isso. Destacam-se os seguintes:

  • Massagens com vinagre de maçã.
  • Hidromassagens no duche alternando água fria e quente.
  • Aplicar polpa de aloe vera sobre a área afetada.
  • Massagens calmantes com óleos essenciais como a lavanda, alecrim ou tomilho. São ideais também para estimular a circulação sanguínea.
  • Aplicar cataplasmas de cavalinha.
6

Além de tudo isto para acabar com as varizes nas pernas, é fundamental que para prevenir a dilatação e inflamação de outras, utilize um calçado confortável que seja largo, evite o uso contínuo de roupa demasiado justa, mantenha as pernas em movimento e mude de posição, sobretudo, quando tiver que estar demasiado tempo parado de pé ou sentado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as varizes nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.