Como acabar com o mau cheiro corporal

Como acabar com o mau cheiro corporal
Imagem: f5parana.com.br

O mau cheiro corporal é algo muito desagradável, sobretudo se for proveniente do nosso próprio corpo, pois permanece connosco onde quer que vamos. Uma pessoa pode cheirar mal devido a uma desordem genética chamada Trimetilaminuria (TMAU) e conhecida como Síndrome do Odor de Peixe; porém, como essa desordem genética é rara, grande parte das pessoas apresenta mau cheiro do corpo devido a maus ou fracos hábitos de higiene. Para que você saiba como acabar com o mau cheiro corporal preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo para descobrir as soluções!

Passos a seguir:
1

Tomar banho. Encarar a toma do banho como uma atividade cotidiana é meio caminho para evitar o meu cheiro corporal. O banho deve ser tomado diariamente ou de dois em dois dias de acordo com a necessidade da pessoa e com o clima do país onde vive. É importante que, durante o banho, se esfreguem as partes do corpo onde se costuma transpirar mais (axilas, pés, virilhas, etc).

2

Desodorante e perfume. Após o banho é aconselhado aplicar desodorante no corpo, sobretudo nas axilas, e, como complemento, perfume (no entanto não exagere na quantidade). É ainda possível cheirar bem com a aplicação regular de cremes ou óleos hidratantes perfumados.

Imagem: perceptionline.com.br
3

Roupa lavada. Não vale de muito tomar banho se, em seguida, a roupa que se veste está suja ou cheira mal. Mesmo roupas que foram lavadas podem cheirar mal e ter seu mau cheiro intensificado com o uso, como é o caso de roupas com manchas de suor ou que estiveram fechadas durante muito tempo.

4

Depilação. Uma depilação frequente pode ajudar a diminuir o mau odor corporal. Isto porque, de entre os dois tipos de glândulas sudoríparas que existem, uma delas, chamadas de glândulas apócrinas, têm o suor drenado por folículos pilosos, o que significa que os pelos acumulam suor e, em contato com bactérias e fungos, desenvolvem mau cheiro.

Imagem: portalvital.com
5

Alimentação. Alguns elementos que ingerimos também contribuem para um mau cheiro corporal, você sabia? Isso acontece sobretudo com os condimentos picantes, que fazem o corpo transpirar, e o alho e a cebola, dado que apresentam compostos de enxofre.

6

Tabaco. O tabaco é responsável não só pelo mau hálito como pelo cheiro corporal, sendo que o seu fumo se impregna nas roupas. Mas o tabaco também gera mau cheiro a partir de dentro: ao ser fumado, os seus milhares de produtos e compostos químicos são expelidos pela pele, contribuindo para o mau cheiro corporal.

Imagem: acarifotosefatos.blogspot.pt
7

Remédios caseiros. Existem vários remédios caseiros que você pode colocar em prática de forma a controlar ou evitar o mau cheiro corporal. Eles se baseiam sobretudo em métodos naturais que podem ser facilmente colocados em prática, encontre-os no nosso artigo "Remédios caseiros para o mau cheiro corporal".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com o mau cheiro corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.