Como acabar com o pingo no nariz

Como acabar com o pingo no nariz

O pingo do nariz é um dos sintomas mais comuns da sinusite, que pode ser causada tanto por um resfriado, como por uma alergia. O muco que se acumula nas cavidades junto ao nariz é naturalmente líquido e escorre normalmente para as fossas nasais. Mas quando a produção do muco aumenta, ele fica preso nas paredes interiores das fossas, provocando uma inflamação. Respirar fica difícil e aparece o pingo no nariz. Se o aumento da produção de muco estiver associada a gripes ou resfriados, você vai ter de tratar a doença por completo. Se por outro lado o nariz entupido for um sintoma isolado passe logo para soluções que o ajudem a hidratar as mucosas e que adicionem mais líquido à secreção nasal. O umComo mostra-lhe como acabar com o pingo no nariz. Diga adeus ao desconforto do nariz entupido.

Passos a seguir:
1

Experimente inalar vapor de camomila. Ferva um litro de água e junte seis colheres de chá de flores de camomila. Deixe esfriar um bocado e depois inale o vapor da infusão. Respire profundamente durante cerca de 10 minutos e vai ver que se vai sentir melhor. Ajuda se colocar uma toalha na cabeça, para concentrar melhor o vapor. O eucalipto também é ótimo no alívio do nariz entupido.

2

Além de inalar o vapor, beber chá quente também pode ser uma excelente opção, pois ajuda na desobstrução das cavidades nasais. A teofilina, presente no chá ajuda ainda no relaxamento dos músculos envolvidos na respiração. Chá de gengibre também pode ser um bom remédio para aliviar a congestão nasal.

3

Além de beber bebidas quentes, beba bastante água natural. Ingerir líquidos faz diluir o muco e ajuda a que ele desça para as fossas nasais. Com o muco mais líquido a inflamação vai também aliviar e você vai sentir menos desconforto. Caldos e sopas quentes são também um boa opção para o ajudar a acabar com o pingo no nariz. Se manter hidratado é fundamental para que as paredes nasais não sequem.

4

Outro tratamento simples que o vai ajudar a eliminar o pingo no nariz é a lavagem com uma solução salina, que tem efeito de descongestionamento. Você pode adquirir um vaporizador de água do mar na farmácia, ou então preparar a solução em casa. Adicione uma colher de café de sal a 200 ml de água. Mexa até o sal estar bem desenvolvido. Aplique a solução gradualmente, enquanto prende a respiração. Isto vai ajudar a hidratar as mucosas e a tornar a secreção nasal mais líquida.

5

Uma massagem relaxante pode ajudar você a sentir menos desconforto. Junte óleo de amêndoas com óleo essencial de camomila e massagem a zona da testa, das têmporas e junto aos olhos.

6

Em casa, use um humificador, para evitar o ar seco, que provoca a secura das fossas nasais. Ligar o aquecedor junto a si é um erro, pois o ar aquecido acaba por secar ainda mais as suas vias respiratórios. Caso não consiga adquirir um humificador, experimente colocar um recipiente com água junto ao seu aquecedor.

7

Coma os alimentos certos para acabar com o pingo no nariz. Comida picante e alimentos que ardem quando os come ajudam a aliviar o congestionamento nasal. Experimente, por exemplo, rabanetes, cebola, alho e pimenta. Vegetais como cenoura, abóbora, batata-doce, laranja, meloa, nectarina, papaia, pêssego, alperce também ajudam a prevenir a sinusite, que provoca o pingo no nariz. O mel é uma excelente ajuda no combate às bactérias que podem provocar a infeção, se acumulando no muco.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com o pingo no nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.